Onde é usado o ensaio de partículas magnéticas?

Perguntado por: Gustavo Isaac de Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)

O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub- superficiais em materiais ferromagnéticos. Pode ser aplicado tanto em peças acabadas e semi- acabadas e durante as etapas de fabricação. O processo consiste em submeter a peça, ou parte desta, a um campo magnético.

Para que serve o ensaio de partículas magnéticas?

O que é a Inspeção por Partículas Magnéticas? Um método de Ensaio Não Destrutivo que torna possível a detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos (o material pode ser magnetizado).

Em quais materiais podem ser utilizado o ensaio de partícula magnética?

O ensaio é aplicável apenas aos materiais ferromagnéticos, ou seja, principalmente os aços estruturais ao carbono, de baixa e média liga e ferros fundidos.

Como é realizado o ensaio por partículas magnéticas?

O ensaio por partículas magnéticas consiste em submeter uma peça, ou parte dela, a um campo magnético. Na região magnetizada da peça, as descontinuidades existentes, ou seja, a falta de continuidade das propriedades magnéticas do material, irão causar um campo de fuga do fluxo magnético.

Que descontinuidades podem ser detectadas pelo ensaio de partículas magnéticas?

O ensaio por partículas magnéticas é usado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos. São detectados defeitos tais como: trincas, trincas em soldagem, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações, etc.

Ensaio de Partículas Magnéticas - UNISANTA

25 questões relacionadas encontradas

Para que a imagem da descontinuidade fique visível?

A imagem da descontinuidade, ou seja, o líquido penetrante contrastando com o revelador, fica então visível. A limpeza da superfície a ser ensaiada é fundamental para a revelação precisa e confiável das descontinuidades porventura existentes na superfície de ensaio.

O que é um campo de fuga?

O campo, no ar, formado acima das trincas ou em outro tipo de descontinuidade, de uma peça magnetizada é chamada de campo de fuga.

Como funciona a técnica de END em partículas magnéticas?

A realização dos ensaios não destrutivos partículas magnéticas é feito com a submissão de uma peça industrial, ou apenas uma parte dela, a um campo magnético para a indicação das descontinuidades desta peça e, com isso, as indústrias estarão com a segurança necessária para dar continuidade nos processos industriais com ...

Como é feito o ensaio de tração?

O ensaio de tração geralmente é realizado em uma máquina universal na qual o corpo de prova é fixado pelas extremidades. Essa máquina é hidráulica ou eletromecânica e está acoplada a um dinamômetro, que mede a força aplicada ao corpo de prova, e a um registrador gráfico, que traça um diagrama de força vs deformação.

Como é feito o processo de inspeção por ultrassom?

No ensaio por ultrassom ondas sonoras com frequência acima de 20 kHz geradas a partir de um aparelho eletrônico são enviadas através do material ensaiado. Na interrupção total ou parcial dessas ondas devido a pontos de descontinuidade interna da peça uma parte é refletida e outra é refratada.

Quais são os materiais ferromagnéticos?

O ferro, o níquel, o cobalto e as ligas que são formadas por esses elementos químicos formam o grupo dos materiais ferromagnéticos.

Quais são os tipos de ensaios não destrutivos?

As principais técnicas de Ensaios Não Destrutivos (END) são:
  • Correntes Parasitas.
  • Emissão Acústica.
  • Radiografia, Radioscopia e Gamagrafia.
  • Ensaio Visual.
  • Estanqueidade.
  • Líquido Penetrante.
  • Partículas Magnéticas.
  • Ultrassom.

O que é Retentividade magnética de um material?

Retentividade. Um material submetido a um campo magnético pode manter o magnetismo após a retirada do campo. Chamamos a essa característica de Retentividade, a qual depende do material em si, e que pode se apresentar em graus variados.

Qual o princípio do ensaio de PM?

todo o mundo, por ser um método de ensaio não destrutivo simples, barato e altamente produtivo. Ele é baseado no princípio de magnetizar uma peça ferromagnética, aplicando micro partículas magnéticas com auxílio de uma iluminação correspondente ao tipo de técnica utilizada.

O que é um ensaio visual?

Antes da soldagem o Ensaio Visual tem por finalidade detectar defeitos de geometria da junta e detectar descontinuidades no metal de base. Após a operação de soldagem, o Ensaio Visual tem por finalidade detectar possíveis descontinuidades induzidas na soldagem.

Qual a diferença entre LP e PM?

O acabamento muito grosseiro no ensaio de LP dificulta a remoção do penetrante e no ensaio de PM cria acumulo de partículas nos pequenos vales, mascarando assim áreas de interesse. Desta forma, se faz necessário a preparação da superfície antes do ensaio.

Quais são as fases do ensaio de tração?

Quais são as fases do ensaio de tração?
  • Tensão máxima de tração;
  • Tensão de Escoamento;
  • Tensão de Ruptura;
  • Região de encruamento;
  • Região de estricção.

Como é realizado o ensaio de tração quais as propriedades que podem ser obtidas?

O ensaio de tração é um ensaio mecânico amplamente utilizado para a determinação das propriedades mecânicas de um material. Consiste basicamente na aplicação de uma carga uniaxial que provoca o alongamento paralelo ao eixo de aplicação da carga em um corpo de prova padronizado até a fratura.

Quais são os resultados obtidos no ensaio de tração?

Num ensaio de tração, obtém-se o gráfico tensão-deformação, no qual é possível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio. Do início do ensaio, até a ruptura, os materiais geralmente passam pelas seguintes etapas: Tensão máxima de tração. Tensão de escoamento.

Quais são as principais técnicas de magnetização?

O Código da American Society of Mechanical Engineers que é adotado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reconhece cinco técnicas diferentes de magnetização:
  • Técnica de ponta de contato;
  • Técnica de magnetização longitudinal;
  • Técnica de magnetização circular;
  • Técnica de Yoke;

Como fazer o ensaio de líquido penetrante?

Como fazer um ensaio por líquido penetrante visível
  1. Penetrante. Aplique o penetrante à área de ensaio. Deixe que o líquido penetrante se estabeleça por 10 a 30 minutos. ...
  2. Revelador. Aplique o revelador à área de ensaio. ...
  3. Inspecione. Examine a peça quanto a indicações visíveis.

Qual o método mais recomendável para preparação da superfície antes do ensaio por líquidos penetrantes?

Preparação da superfície – Limpeza inicial

Antes de se iniciar o ensaio ou teste, a superfície deve ser devidamente limpa e seca, não devem existir água, óleo ou outro contaminante. Contaminantes ou excesso de rugosidade, ferrugem, entre outros, tornam o ensaio não confiável.

O que é um imã natural?

Os ímãs naturais são feitos de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita. Já os artificiais, são constituídos de materiais sem propriedades magnéticas, mas que podem adquirir características de um ímã natural.

O que são os ensaios não destrutivos?

Ensaios não destrutivos são constituídos por um conjunto amplo de técnicas de testes que não destroem o objeto ensaiado e que são utilizadas na ciência e na indústria para avaliar as propriedades de um material, componente ou sistema - algumas essas técnicas serão abordadas neste texto, assim como suas aplicações.

Qual a importância das linhas de fluxo do campo magnético no ensaio de uma peça?

Se é perpendicular às linhas de fluxo do campo magnético, o campo de fuga é maior, dando maior sensibilidade ao ensaio. Devido às dimensões, à geometria variada das peças e à necessidade de gerarmos campos magnéticos ora longitudinais, ora transversais, foram desen- volvidos vários métodos de magnetização das peças.

Artigo anterior
Pode congelar o peito de peru?
Artigo seguinte
Quem é o pai do capitalismo?