Onde e quando nasceu Tarsila do Amaral?

Perguntado por: Gaspar Gustavo Barbosa Pinheiro Lopes  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)

Capivari é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, pertencente à Região Imediata de Piracicaba, que por sua vez pertence à Região Intermediária de Campinas. Localiza-se a oeste da capital São Paulo, entre Campinas, Piracicaba e Sorocaba.

Quando e onde nasceu e morreu Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral, (b. September 1, 1886 in Fazenda São Bernardo. Capivari, São Paulo,- d. São Paulo on January 17, 1973).

Onde nasceu e viveu Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral nasceu na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Era filha de José Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral tradicional e rica família de São Paulo.

Em que dia mês e ano nasceu Tarsila do Amaral?

Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matricula-se no colégio Sion onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus.

Em que ano Tarsila concluiu?

Em 1933, concluiu dois famosos quadros de temática social, Operários e Segunda classe (que foram apresentados, em 1934, no I Salão Paulista de Belas Artes).

Biografia : Tarsila do Amaral

24 questões relacionadas encontradas

Onde Tarsila do Amaral passou sua infância?

Infância e Aprendizado

Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', em 1904.

Quantos anos tinha Tarsila do Amaral quando foi para Paris?

Com apenas 16 anos, Tarsila pinta seu primeiro quadro. Quando retorna ao Brasil, casa-se com André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha, Dulce. Mais tarde, em 1920, divorcia-se dele e vai para Paris, na França, estudar arte na Academia Julian, escola de pintura e escultura.

O que quer dizer a obra Abaporu?

Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa “homem que come gente” (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).

O que significa dizer que o quadro Abaporu?

Essa tela foi batizada de Abaporu por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago". ... Esse recurso recebeu o nome de gigantismo e foi utilizado por Tarsila em outras telas.

Em que ano Tarsila concluiu a obra Abaporu?

Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor Oswald de Andrade.

Qual foi a pintura que a artista fez em 1925?

É possível acompanhar as mudanças que ocorreram no país através das telas da pintora. Na pintura intitulada “O pescador” de 1925, mostra um vilarejo as margens de um rio, com casas baixas em meio a vegetação e o homem que vive da pesca.

Como foi o final da vida de Tarsila?

Em 1973, Tarsila morreu vítima de depressão, em São Paulo. Após sua morte, foi homenageada pela União Astronômica Internacional, em 20 de novembro de 2008, que deu o nome "Amaral" a uma cratera do planeta Mercúrio.

Qual o significado da obra A Negra?

A obra ​A Negra​, de Tarsila do Amaral retrata o mito da negra na formação do povo brasileiro, elaborada a partir das estórias contadas pelas empregadas negras da fazenda. ... A domesticação das mães de criação, amas de leite, mãe preta, através da tradição do aleitamento também é notório no mito.

Quais foram os maridos de Tarsila do Amaral?

Tarsila havia se casado com o escritor Oswald de Andrade há relativamente pouco tempo, em 1926, e descobriu, em 1930, que o marido a traía com a jornalista, poeta e revolucionária Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), conhecida como Pagu.

O que Tarsila gostava de pintar?

Desde criança, gostava de desenhar e explorava azuis, amarelos e rosas, chamadas de “cores caipiras”, muito presentes em sua obra. Era considerada uma moça muito bonita.

O que acontece com a parte superior da tela A Lua?

Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral (re)elabora em 1928, em sua tela A lua, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas. ... Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

Artigo anterior
Como cadastrar vivo on por sms?
Artigo seguinte
Quais gases Os vulcões emitem?