Onde é produzido o hormônio prolactina?

Perguntado por: Bernardo Matheus de Neves  |  Última atualização: 19. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

​​​Você já ouviu falar em prolactina? Esse é um hormônio produzido pela glândula hipófise, localizada na região inferior do cérebro. Entre as principais funções dessa substância está o estímulo para a produção de leite nas gestantes, possibilitando, assim, que aconteça a amamentação.

Onde se produz a prolactina?

A Prolactina é um hormônio proteico, produzido e secretado pela hipófise anterior, capaz de interferir em várias funções fisiológicas, sendo a principal delas estimular o desenvolvimento da glândula mamária e a indução e manutenção da lactação.

Quem é o responsável pela produção de prolactina?

A prolactina (PRL) é um hormônio produzido e liberado pela adenohipófise.

Qual célula produz a prolactina?

A prolactina é um hormônio produzido no cérebro, especificamente pelos lactotrofos, que são células localizadas na hipófise.

Quem estimula a prolactina?

A gravidez, o pós-parto e a lactação, como foi dito anteriormente, são condições fisiológicas que aumentam naturalmente a concentração de prolactina.

PROLACTINA Alta - Quais os sintomas e as causas?

40 questões relacionadas encontradas

O que a falta de prolactina pode causar?

Prolactina baixa: o que pode ser? O nível baixo de prolactina pode impactar o organismo no período da amamentação, porque a redução desse hormônio interfere diretamente na produção de leite e também no preparo das mamas ao longo da gravidez.

Qual a função do hormônio prolactina no organismo?

As principais funções da prolactina no organismo são: Estimular o desenvolvimento das glândulas mamárias; Promover a produção de leite nas mamas, após o nascimento do bebê; Regular a menstruação após o parto, contribuindo para evitar uma nova gravidez durante o período da amamentação.

O que causa o aumento da prolactina?

Prolactina alta, ou hiperprolactinemia, é um aumento dos níveis de prolactina no sangue, acima do valor de referência do laboratório, que em geral é de 25 ng/mL, o que pode acontecer devido à inúmeras causas, dentre elas estresse, atividade física, gravidez, amentação ou algumas doenças.

Quando a prolactina é preocupante?

Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).

Quais os sintomas do aumento da prolactina?

Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?
  • Infertilidade;
  • Falta de libido;
  • Menstruação irregular (oligomenorréia);
  • Ausência da menstruação (amenorreia);
  • Produção de leite sem gestação (galactorreia);
  • Disfunção erétil;
  • Osteoporose;
  • Tumor da hipófise.

Como estimular a produção de prolactina?

Procure retirar leite (com amamentação e extração) de oito a 12 vezes por dia, incluindo uma sessão à noite - é quando os níveis de prolactina, o hormônio produtor de leite, estão mais altos. Quanto maior a frequência da retirada de leite, melhor.

Como regularizar a prolactina?

O que fazer: é importante consultar o endocrinologista para que, além da dosagem dos níveis de prolactina, possa ser investigada a causa da alteração da hipófise e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de remédios para repor os níveis de prolactina.

Qual tumor aumenta a prolactina?

Caso nenhum tumor seja detectado e não existir outra causa aparente para a concentração elevada de prolactina (por exemplo, um medicamento), o tumor da hipófise ainda é a causa mais provável, sobretudo em mulheres.

Qual o nível ideal da prolactina?

Menor que 25n/mL em mulheres não gestantes e que não estejam amamentando; Mulheres grávidas, entre: 9 ng/mL e 208ng/mL; Mulheres pós menopausa, entre: 1,8 ng/mL e 20 ng/mL; Em homens menor que 15ng/mL.

Qual o nível correto de prolactina?

Os valores de referência considerados normais são de até 29 ng/mL no sangue. Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).

O que comer para baixar a prolactina?

Frutos do mar. Contam com fósforo e zinco, minerais que estimulam e aumentam a produção de testosterona e de espermatozoides, além de reduzirem a produção de prolactina (hormônio ligado à impotência).

O que não pode fazer antes do exame de prolactina?

Exame: Dosagem de Prolactina

Jejum alimentar de 8 horas. Não fazer exercício físico intenso um dia antes da coleta de sangue. Descansar 30 minutos antes da coleta.

Quando fazer o exame de prolactina?

De forma mais detalhada, o exame costuma ser indicado para pessoas com sintomas de hipersecreção de prolactina, tal como a produção anormal de leite pelos seios, perda ou pausa inesperada da menstruação, impotência sexual e infertilidade.

Qual nível de prolactina indica tumor na hipófise?

Os pseudoprolactinomas são tumores não secretores que ocasionam o aumento discreto da secreção de prolactina pela hipófise normal residual pela pressão exercida da haste hipofisária, ou seja, os níveis de prolactina são pouco elevados (<100ng/mL) e diminuem drasticamente depois das doses baixas de medicamentos ...

Quando desconfiar de tumor na hipófise?

Os sintomas são: Crescimento dos pés, mãos e crânio. Mudança do rosto, por causa do crescimento dos ossos da face. Espaçamento dos dentes e protuberância da mandíbula, por causa do crescimento da mandíbula.

O que acontece se não tratar a prolactina alta?

Além disso, a prolactina alta também pode afetar as relações conjugais e sexuais, pois ao inibir o FSH e o LH, ela também reduz a libido, levando a problemas emocionais, sociais e dificuldades de gestar.

Como saber se a prolactina está baixa?

No lado oposto da hiperprolactinemia, está a prolactina baixa. A concentração do hormônio é considerada inferior ao adequado quando os valores são menores que 2,8 ng/ml em mulheres não grávidas ou menores que 9,7 ng/ml em gestantes e lactantes.

Qual Exame de sangue detecta tumor na hipófise?

Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

É perigoso tumor na hipófise?

Felizmente, apesar de potencialmente perigosos, a maior parte dos casos os tumores hipofisários são adenomas benignos. O que não trazem maiores riscos nem levam a nenhum sintoma.

Para que serve o exame de prolactina em repouso?

O exame vai ser importante para o médico avaliar anormalidades hipotalâmicas, tumores hipofisários, e serve para estudar os motivos de infertilidade, e ausência regular de menstruação, produção de leite nas mamas sem estar em período de lactação também nos homens.

Artigo anterior
Pode lavar o kimono todos os dias?
Artigo seguinte
O que houve com o Google Play Music?