Onde é praticada a agricultura extensiva?

Perguntado por: Gustavo Fonseca  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

A agricultura extensiva é praticada em grandes extensões territoriais, nas quais se utiliza técnicas rudimentares e tradicionais para o manuseio da terra, o incremento de aparatos tecnológicos é baixo, e as vezes inexiste, não há uso de insumos para preparações e correções de solo, por exemplo.

Como é praticado a agricultura intensiva?

O Que É Agricultura Intensiva? ... A resultado é alcançado por meio de características de agricultura intensiva: aumento do uso de fertilizantes e inseticidas, irrigação abundante, tratamento de terras com máquinas pesadas, plantio de espécies de alto rendimento, ampliação de áreas cultivadas, entre outros.

O que é sistema de agricultura extensiva?

Sistemas agrícolas: agricultura extensiva

A agricultura extensiva é a modalidade de produção caracterizada pelo baixo investimento financeiro e reduzida utilização de insumos e tecnologia.

Qual características da agricultura extensiva?

Agricultura extensiva

É um sistema agrícola caracterizado pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Esse tipo de agricultura pode ser encontrado tanto nas pequenas quanto nas grandes propriedades com o predomínio da mão de obra humana e baixa mecanização.

Como é a pecuária na Ásia?

PECUÁRIA – A pecuária na Ásia é praticada, principalmente, de forma extensiva, e a maior parte da produção é voltada para a subsistência. Os principais rebanhos são de bovinos, suínos, ovinos e bufalinos. Esse tipo de atividade é realizado em amplas extensões de terra na Ásia Central e no Oriente Médio.

Agricultura INTENSIVA e EXTENSIVA #ConceitosGeografia

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre monocultura e agricultura intensiva?

Agricultura intensiva é um sistema de produção agrícola que faz uso intensivo de insumos e tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de produção. É um sistema em que há alto investimento financeiro, cultivo de um único produto agrícola (monocultura) e a produção é destinada à exportação ou indústria.

Quais as características da agricultura extensiva e intensiva?

Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.

Qual o principal fator de produção da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva deve ser entendida como o sistema de produção agrícola tradicional, que utiliza técnicas rudimentares e de baixa tecnologia em sua produção, de forma que existe o uso predominante de mão de obra humana. Esse tipo de agricultura é comum em pequenas e médias propriedades.

Quais são as principais características da agricultura?

Principais características da agricultura comercial

Maior aproveitamento de terras e recursos; Utilização de técnicas de mecanização; Aumento da produtividade; Pode ser aplicado e destinado para diferentes tipos de mercado.

O que é extensiva e intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Quais são os benefícios da agricultura extensiva?

As vantagens da agricultura extensiva consiste na preservação dos nutrientes e fertilidade do solo, além de controlar pragas e doenças; já as desvantagens estão em torno do baixo nível de produtividade.

O que é agricultura extensiva moderna?

A agricultura extensiva é uma modalidade de produção com baixo investimento financeiro e reduzida utilização de insumos e tecnologia. A Agricultura é a arte de cultivar a terra.

Como funciona o sistema intensivo?

Com o sistema intensivo pode-se obter alta produtividade, algumas vezes acima de 30 toneladas por hectare/ano. ... Esse sistema tem como característica principal a utilização de pequenos tanques com alta densidade de estocagem e alta renovação de água, se realizado em terra.

Como é feita a agricultura familiar?

Agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma. A produção de alimentos acontece em pequenas propriedades de terra e se destina a subsistência do produtor rural e ao mercado interno do país.

O que é sistema de produção intensivo?

Por fim, os sistemas intensivos são aqueles em que se tem um grande número de animais por hectare, em pastagens com alta capacidade de suporte ou em confinamento.

Como é a produtividade na pecuária extensiva?

Na pecuária extensiva os níveis de produtividade são baixos, uma vez que os animais têm sua dieta limitada ao consumo de pastos nativos, vivem soltos sem maiores cuidados, não recebem vacinas, essa prática deriva baixa produção de carne e leite em grandes áreas.

Qual o principal objetivo da agricultura biológica ou orgânica?

Como foi abordado, o principal objetivo da agricultura orgânica é garantir a qualidade dos alimentos, assegurando a saúde dos consumidores e eliminando os impactos da produção rural.

Quais são os tipos de produção agrícola?

No Brasil, existem diferentes tipos de produção agrícola, as quais se adequam às características do ambiente no qual são realizadas, como a agricultura de subsistência, agricultura familiar, agricultura orgânica (biológica), agricultura comercial e permacultura.

Quais as principais diferenças no uso do solo da agricultura extensiva e intensiva?

As principais diferenças entre a agricultura extensiva e intensiva. - Elevado grau de esgotamento do solo. Agricultura extensiva: uso de pouca mecanização. A agricultura intensiva é um sistema agrário, praticado em propriedade pequenas ou média.

O que é criação intensiva e extensiva?

A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, ocupando latifúndios e propriedades familiares. De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva. A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral.

Quais são as principais vantagens do sistema de agricultura intensiva e extensiva?

O trabalho da agricultura extensiva é mais relaxado e lento, portanto requer menos trabalho. Algo diferente acontece no caso da agricultura intensiva, onde o trabalho deve ser feito de forma rápida e muito eficiente, o que se traduz em mais trabalhadores.

Qual a diferença entre agricultura intensiva e extensiva?

A agricultura intensiva refere-se à intensificação e mecanização da agricultura, com o objetivo de aumentar a produtividade de uma determinada terra. ... A agricultura extensiva é um sistema de cultivo que usa insumos limitados, ou seja, trabalho, investimento, maquinário, etc., em comparação com a terra cultivada.

O que é monocultura exemplos?

A palavra também pode estar associada à criação de uma única espécie de animal. O cultivo de soja e a criação de gado voltada para a produção de carne e leite podem ser citados como exemplos de monocultura.

O que significa monocultura Brainly?

Monocultura corresponde ao cultivo de um único produto agrícola, realizado, geralmente, em latifúndios.

Artigo anterior
Qual navegador é o mais seguro?
Artigo seguinte
O que faz o queijo ficar emborrachado?