Onde é aplicada a vacina tríplice viral?
Perguntado por: Catarina Reis | Última atualização: 4. März 2025Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)
A vacina é administrada por via subcutânea (SC). Feita de preferência, na região próxima ao deltoide, na face externa superior do braço, ou na face ântero-lateral externa do antebraço. História de manifestações anafiláticas à dose anterior de vacina ou a algum componente da mesma, imunodeficiência, gestação.
Qual é a via de administração da vacina tetra viral?
✓ Administrar dose de 0,5 ml; ✓ Exclusivamente, por via subcutânea; ✓ Preferencialmente na região deltóide superior do braço ou na região anterolateral superior da coxa.
Qual a diferença entre a vacina tríplice viral e tetra viral?
Nesse contexto, uma das questões é a diferença entre a vacinação tríplice viral e a tetra viral. Como vimos até aqui, a vacina tríplice viral é um imunizante que protege contra 3 doenças infecciosas. Por sua vez, a vacina tetra viral é uma atualização, que oferece proteção contra as 3 doenças citadas e mais a catapora.
Quem tomou a vacina tríplice viral pode pegar caxumba?
Uma epidemia de caxumba, com vários casos em São Paulo e no Rio de Janeiro, está deixando muita gente com uma dúvida: devo ou não tomar a vacina? Segundo a Dra. Sumire Sakabe, infectologista do H9J, quem já teve caxumba ou foi vacinado com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) está imunizado.
Quanto tempo dura a vacina tríplice viral depois de aberta?
10 doses Instituto Butantan Depois de aberto o frasco-ampola de múltiplas doses, somente poderá ser consumida em até 15 dias se mantida em condições assépticas e sob temperatura entre +2ºC a +8ºC.
VACINA TRÍPLICE VIRAL (Sarampo, Caxumba e Rubéola) - Aprenda tudo sobre o Esquema de Vacinação
Quantos mL é aplicada a vacina tríplice viral?
Quando tomar? A dose da vacina para todas as idades é 0,5 mL, administrada por via subcutânea, preferencialmente na parte externa da porção superior do braço.
Quantas vezes tem que tomar a vacina tríplice viral?
Onde pode ser encontrada: Nas Unidades Básicas de Saúde, duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos. Eventualmente, em caso de surtos, o Ministério da Saúde (MS) pode realizar campanhas de vacinação para pessoas a partir de 6 meses de vida.
Quais os efeitos colaterais da vacina tríplice viral?
Os efeitos adversos mais comuns são dor local, edema e inchaço. Podem ocorrer também febre e vermelhidão na pele. De 5 a 10 dias após a vacinação, podem surgir também dores nas articulações. Recomenda-se que a gravidez seja evitada por pelo menos 30 dias após a aplicação da vacina.
Quem não pode tomar a vacina tríplice viral?
- Gestantes.
- Pessoas imunossuprimidas por doença ou uso de medicação.
- Crianças que vivem com HIV/Aids que tenham imunossupressão e/ou sintomatologia grave (CD4 < 15%, para aquelas até 5 anos; e CD4 <200 cel/mm3, para maiores de 5 anos)
- Adultos que vivem com HIV/Aids com CD4 < 200.
Para que serve a vacina tríplice viral?
O que é a vacina tríplice viral e para que serve? A vacina tríplice viral é fundamental para proteger de doenças como rubéola, sarampo e caxumba. Ela é feita de vírus “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba, além de aminoácidos, albumina humana, sulfato de neomicina, sorbitol e gelatina.
Quais são as vacinas que não podem ser feitas juntas?
As vacinas que não podem ser aplicadas no mesmo dia são: febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela (catapora) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), todas compostas de vírus vivos atenuados. Esta orientação é especialmente dirigida para crianças entre 12 e 23 meses de idade.
Qual a vacina que deixa a marca no braço?
Sabe aquela marquinha de cicatriz no braço que quase todo mundo tem? A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.
Como saber todas as vacinas que já tomei na vida?
Se a sala já tinha aderido ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) no momento da imunização, é possível ter o registro. O sistema, que começou a partir de 2010, permite o registro nominal das vacinas: ou seja, é possível saber se foi o José ou o João que tomou a vacina.
Como é feita a vacina tríplice viral?
A Vacina Tríplice Viral é uma vacina atenuada, ou seja, contém os vírus vivos, porém “enfraquecidos” do Sarampo, Rubéola e Caxumba, além de albumina humana, sulfato de neomicina, aminoácidos, sorbitol, gelatina e traços de proteína do ovo de galinha.
Qual o local de aplicação da vacina DTP?
A vacina deve ser fortemente agitada e inoculada por via intramuscular profunda, no vasto lateral da coxa (músculos anteriores da coxa, entre joelho e virilha) em crianças até 2 anos de idade ou na região do deltóide (região superior externa do braço), ou no glúteo, em crianças maiores de 2 anos de idade.
Qual é a via de administração da vacina sarampo caxumba e rubéola?
A vacina sarampo, caxumba, rubéola (atenuada) é administrada por via subcutânea, ou seja, a agulha é inserida por baixo da pele.
Pode dar vacina tríplice viral gripado?
Verdade. Conforme orientação do Ministério da Saúde, na presença de qualquer quadro febril agudo — seja covid-19, gripe ou qualquer outra doença que tenha febre como sintoma —, a pessoa deve evitar tomar a vacina contra influenza para que não se confunda a manifestação da doença com a reação adversa à vacina.
Pode fazer vacina de febre amarela e tríplice viral juntas?
As vacinas, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) não devem ser administradas simultaneamente à vacina contra febre-amarela na primeira vacinação de crianças menores de dois anos.
Qual a idade para tomar a vacina tríplice viral?
No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. No Calendário Nacional de Vacinação, o imunizante está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas não vacinadas.
Em que ano foi criada a vacina tríplice viral?
A vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) foi implantada no Rio Grande do Sul em 1997. Desde 2013, o Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e uma dose da vacina tetraviral aos 15 meses de idade. No SUS a vacina é disponibilizada para pessoas de 01 a 49 anos de idade.
Qual é o nome da vacina contra catapora?
A vacina contra catapora segue o seguinte esquema: 1ª dose aos 15 meses de idade (tríplice viral + varicela monovalente, ou tetra viral, quando disponível) e a 2ª dose é varicela monovalente, aos quatro anos de idade.
Qual vacina não pode tomar junto com a febre amarela?
A vacina da Febre Amarela pode ser aplicada simultaneamente com todas as vacinas do calendário básico. Quando não for aplicada simultaneamente, é necessário um intervalo 30 dias entre as vacinas virais vivas ( tríplice viral, varicela e hepatite A).
Qual a idade para tomar a vacina contra sarampo?
Quem deve se vacinar contra o sarampo? Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra). Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano). Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Qual o diluente da tríplice viral?
Diluente: água para injetáveis *1 Produzidos em células de embrião de pinto. *2 Produzidos em células diplóides humanas (MRC-5). *3 Dose infectante de 50% da cultura celular. O pó é branco a ligeiramente rosa.
O que ocasiona a perda de memória de curto prazo?
Qual é o metal mais resistente?