Onde é a via subcutânea?

Perguntado por: Bruno Vaz Teixeira  |  Última atualização: 6. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (3 avaliações)

O que é via subcutânea? Via subcutânea é aquela que permite a injeção de um medicamento diretamente no tecido subcutâneo. Como o nome sugere, esse tecido fica abaixo da camada superficial da pele (a derme) e acima do tecido muscular.

Como é feita a via subcutânea?

Nesse método, a aplicação é feita inserindo uma agulha na camada de gordura localizada logo abaixo da pele. Trata-se de uma maneira eficaz de introduzir as substâncias no organismo, permitindo que sejam absorvidas gradualmente pela corrente sanguínea.

Onde aplicar injeção subcutânea?

Como escolher o local da injeção

A região em volta do umbigo é uma das maiores reservas de gordura corporal e, por isso é quase sempre utilizada como primeira opção para a administração de injeções subcutâneas.

O que é região subcutânea?

O tecido subcutâneo, ou hipoderme, é a camada mais interna da pele, que é constituído principalmente de tecido adiposo, podendo ser dotado por inúmeros capilares sanguíneos.

Como se faz injeção subcutânea?

Tramal solução injetável será injetado lentamente usualmente em uma veia sob a superfície do braço ou injetado no músculo (usualmente nas nádegas) ou sob a pele. Alternativamente, Tramal solução injetável será diluído e infundido em uma veia.

Administração de Medicação via Subcutânea

37 questões relacionadas encontradas

Qual a agulha da subcutânea?

Os materiais indicados para vacinação subcutânea incluem: algodão seco, seringa e agulha apropriadas: seringas de 1 mL e 2 mL; agulha pequena entre 13 mm e 20 mm de comprimento, fina entre 4 dec/mm e 6 dec/mm de calibre e com bisel curto(1-3).

O que acontece se aplicar injeção subcutânea no músculo?

Não haverá grandes malefícios, posto que o medicamento, mesmo quando injetado corretamente no subcutâneo, só exercerá seu efeito uma vez que seja absorvido e ganhe acesso à corrente sanguínea.

Qual é o ângulo da via subcutânea?

Para fazer a injeção subcutânea: Pinçar (segurar com os dedos indicador e polegar a pele) o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.

Qual a diferença de injeção intramuscular e subcutânea?

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Quais são os medicamentos incompatíveis com a via subcutânea?

Entre os medicamentos incompatíveis com a via subcutânea estão: diazepam, diclofenaco, fenitoína, clorpromazina (provocam necrose tecidual) e eletrólitos não diluídos5, 11.

Qual a posição do bisel na via subcutânea?

Para fazer a injeção subcutânea, pinçar o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º. Aspirar, observando se a agulha atingiu algum vaso sanguíneo.

O que é subcutânea ou intramuscular?

Dependendo do medicamento, a administração por via intramuscular pode causar dor no local de aplicação. Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo.

O que acontece se não tirar o ar da seringa?

Quando tapamos a saída da seringa limitamos uma quantidade de ar, ao deslocar o êmbulo a quantidade de ar dentro da seringa continua a mesma, o que muda é a pressão exercida sobre as moléculas. Essas moléculas ficarão mais próximas em razão da diminuição do volume no interior da seringa, e então passam a se colidir.

Onde é a via intramuscular?

A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa e serve para administrar vacinas e alguns remédios, como o Voltaren ou o Benzetacil, diretamente no músculo.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Quais as desvantagens da via subcutânea?

DESVANTAGENS DA VIA SC

dois sítios de infusão (INCA – 2000 ml); • Limitações na administração de eletrólitos; Caquexia neoplasica com hipertrofia do SC; • Impossibilidade de reverter choques hipovolêmicos.

Qual é a via de administração mais rápida?

Qual a via parenteral mais rápida? Uma das opções mais rápidas é a via intravenosa, pois a medicação vai direto para a corrente sanguínea. No entanto, cabe ressaltar que nem todos os compostos podem ser administrados dessa forma, seja por características específicas ou limitações do paciente.

O que é uma via cutânea?

Essa é uma das vias de administração de medicamentos que visa causar efeitos locais, ou seja, diretamente na pele afetada.

Porque não pode massagear o local da injeção?

O local da injeção não deve ser massageado porque fazer isso pode aumentar a taxa de absorção.

Quais agulhas para realização de aplicação intramuscular e subcutânea?

Agulhas mais finas e curtas são ideais para injeções subcutâneas, enquanto agulhas mais longas e com calibre maior são apropriadas para injeções intramusculares, facilitando a administração de medicamentos em tecidos mais profundos.

É normal voltar um pouco da injeção?

É normal que uma ou duas gotas saiam, isso não reduz o efeito. Se for uma quantidade muito grande é importante utilizar outro método associado té a próxima dose.

Qual músculo mais utilizado para aplicação subcutânea?

Procedimento - Escolhido o local para aplicação da injeção os mais indicados são o deltóide, face externa do braço, face externa da coxa, parede abdominal e região escapular o enfermeiro deve preparar a medicação com base na prescrição médica, fazer a anti-sepsia das mãos, introduzir a agulha em ângulo de 90º quando ...

O que acontece se não aspirar a injeção?

Embora a aspiração seja defendida por alguns especialistas e, a maioria dos profissionais são ensinados a aspirar antes da injeção, não há evidências de que este procedimento seja necessário. A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.

Qual parte da seringa não pode tocar?

Ao abrir o invólucro no lado onde se encontra o bico da seringa pode ocasionar a contaminação do material e, em consequência, expor o paciente ao risco de infecção.

Artigo anterior
Quais são as medidas antropométricas de avaliação do crescimento?
Artigo seguinte
Quando abre inscrição Sisu 2022?