Onde é a dor nos rins?

Perguntado por: Doriana Júlia Vaz  |  Última atualização: 25. Dezember 2024
Pontuação: 4.8/5 (60 avaliações)

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo do tórax; na coluna (em apenas um ou nos dois lados); na região próxima à virilha e no osso púbis, localizado no fundo das costas, logo acima do bumbum. A principal diferença entre a dor nos rins e a lombalgia está na periodicidade de ambas.

Onde dói quando está com dor nos rins?

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

Como saber se está com dor nos rins?

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

Como saber se é dor muscular ou nos rins?

Intensidade e Característica: A dor renal é frequentemente descrita como uma dor surda, latejante e constante, em contraste com a dor nas costas muscular, que pode ser mais aguda e intermitente. Outros Sintomas: Pode estar acompanhada de sintomas como febre, calafrios, náuseas, vômitos e sangue na urina.

Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?

3. Como saber se você tem doença renal?
  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes melitos.
  • Inchaço nas pernas ou no rosto.
  • Cólica renal.
  • Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia)
  • Sangue na urina.

DOR LOMBAR- Como saber se é do Rim ou Coluna?

25 questões relacionadas encontradas

Quando o rim está inflamado?

Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso. Em muitos casos, não é possível explicar suas causas, mas, geralmente, ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo a uma “agressão” – que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção.

O que pode causar a dor nos rins?

A dor nos rins pode ser causada por alterações no funcionamento dos rins, presença de infecção ou cisto, assim como poder ser causada por uma lesão ou pancada na região.

Quando a dor nos rins é preocupante?

A cólica renal é uma dor muito intensa que surge repentinamente na região lombar de um dos lados e pode irradiar para abdome, testículos e para vagina. Normalmente vem associada a náuseas e vômitos. A presença de febre pode significar que tenha uma infecção associada e sinaliza uma situação mais preocupante.

Quando a dor nas costas pode ser rins?

No caso da dor causada por problemas renais, a sensação dolorosa ocorre na região lombar alta (logo abaixo da caixa torácica), acometendo apenas um dos lados do corpo ou, mais raramente, atingir os dois lados. É uma dor aguda e geralmente muito intensa, em especial quando provocada por cálculos renais obstrutivos.

Qual o exame para saber se tem problema nos rins?

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Como é uma crise de rim?

A crise de cólica renal é um episódio de dor intensa e aguda na região inferior e lateral das costas, podendo também atingir a parte da frente do abdômen, dificultando as atividades do dia a dia. Em alguns, casos, a cólica renal pode ser acompanhada por ardência ao urinar e presença de sangue na urina.

Onde se localizam os rins nas costas?

Os rins ficam abaixo da caixa torácica de cada lado da coluna e apoiam-se nos músculos das costas, o que significa que às vezes pode ser difícil distinguir entre dor nas costas e dor nos rins.

Como aliviar dor nos rins em casa?

Evitar consumir muita proteína, alimentos com vitamina C e eliminar o sal da dieta; Tomar chá de quebra-pedra, que ajuda a evitar a formação de grandes pedras; Usar bolsa de água quente na região da dor. O calor ajuda a dilatar os canais urinários, facilitando a passagem do cálculo, além de promover o alívio da dor.

Quanto tempo dura a dor nos rins?

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

Como saber se é dor nos rins ou gases?

Como diferenciar as cólicas renais dos gases? A localização da dor é bem importante. A dor provocada pelos gases costuma ocorrer na parte superior do estômago, enquanto a cólica renal se sente nas costas, irradiando pelos flancos e virilha.

Onde dói as costas com pedra nos rins?

Pedra nos rins X dor nas costas

Além disso, a cólica renal pode ser causada também por infecções do trato urinário e traumatismos nos rins. A principal diferença entre a dor nas costas daquela causada por cálculo renal é que o ponto focal da primeira costuma ser na região lombar.

Qual a diferença de dor nas costas e dor no rim?

Enquanto a lombalgia é bastante comum e costuma ser provocada por problemas na coluna, a dor renal é menos incidente e, geralmente, decorrente de infecções ou cálculos.

O que pode ser uma dor do lado direito das costas?

A dor no lado direito das costas pode estar ligada a problemas de postura, hérnia de disco, inflamações ou doenças renais e pulmonares. A dor no lado direito das costas pode ser originada por uma variedade de fatores, sendo alguns deles relacionados diretamente à coluna vertebral.

Qual o melhor antiinflamatório para os rins?

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

O que é bom para passar a dor nos rins?

Os remédios para dor nos rins que geralmente são indicados pelo nefrologista são analgésicos, anti-inflamatórios ou antiespasmódicos, como paracetamol, ibuprofeno ou escopolamina, pois permitem reduzir a inflamação e/ou a contração das vias urinárias.

Como saber se o rim está inchado?

Rim dilatado: sintomas e possíveis complicações

Em quadros agudos de obstrução e rim dilatado, os sintomas são de dor lombar e ou abdominal intensa, náusea, vômito, diminuição da quantidade de urina expelida e infecção urinária que pode ocasionar em febre e hematúria (sangue na urina).

Como saber se meu rim está inchado?

Os principais sintomas de rim inchado (hidronefrose) são:
  1. Dor na região dos rins;
  2. Febre;
  3. Calafrios;
  4. Dor e dificuldade em urinar;
  5. Dor lombar ou nos rins;
  6. Diminuição do volume da urina;
  7. Urina com sangue vermelho vivo ou urina cor de rosa;
  8. Náusea e vômito;

O que é cólica de rins?

Também chamada de cólica nefrética ou ureteral, a cólica renal se caracteriza pela dor intensa e aguda na região das costas e, às vezes, do abdômen, desencadeada por condições que afetam o trato urinário.

Qual é o melhor remédio para os rins?

O alopurinol é principal remédio que pode ser indicado pelo médico para ajudar a dissolver as pedras nos rins formadas por ácido úrico, ajudando na sua eliminação, além de prevenir a formação de novas pedras nos rins de ácido úrico.

Qual a diferença entre infecção urinária e infecção nos rins?

Uma simples infecção urinária pode levar a uma infecção generalizada (septicemia), caso não seja diagnosticada e tratada adequadamente. Já a cólica renal, se não tratada, pode acarretar até a perda da função de um rim.

Artigo anterior
Quanto custa o hyundai i20?
Artigo seguinte
O que é a Unidade de Tratamento dos Correios?