Onde distribuir embargos à execução?

Perguntado por: Tatiana Isabela Azevedo Melo Cardoso  |  Última atualização: 12. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

6. Onde são distribuídos os embargos? A competência territorial, em regra, é a mesma do processo de execução, contudo, nos termos do Art. 914 do CPC, § 2º, quando se tratar de execução por carta, os embargos serão distribuídos no juízo deprecante ou no juízo deprecado.

Como se distribui embargos à execução?

Como é a distribuição dos embargos à execução? De acordo com o art. 914, §1º, do NCPC, os embargos à execução são distribuídos por dependência, autuados em apartado e instruídos com cópias das peças processuais relevantes, que poderão ser declaradas autênticas pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal.

Qual o juízo competente para julgar os embargos à execução?

I - Na execução por carta (CPC, art. 747 c/c art. 658), os embargos deverão ser julgados pelo Juízo deprecante, se dizem respeito ao mérito da causa principal.

Qual petição contra embargos à execução?

O recurso cabível contra decisão que julga embargos à execução é a apelação e não o agravo de instrumento, que, somente se admite quando interposto contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença.

Porque os embargos à execução são em autos apartados?

Por se tratar de ação necessariamente autônoma, os Embargos à Execução devem tramitar em autos apartados à ação de execução, nos termos do artigo 914 , § 1º , do CPC .

COMO PROTOCOLAR EMBARGOS À EXECUÇÃO? TJSP

28 questões relacionadas encontradas

Tem que recolher custas nos embargos à execução?

A reconvenção e os embargos à execução não se sujeitam ao pagamento de custas.

Como protocolar embargos à execução trabalhista?

Para ingressar com embargos à execução na Justiça do Trabalho é preciso apresentar caução, penhora de bens ou depósito que garanta a execução. Caso contrário, o executado não pode recorrer.

Como peticionar embargos à execução TJSP?

O acesso ao Portal e-SAJ poderá ser feito diretamente pelo endereço http://esaj.tjsp.jus.br, ou ainda por meio do site do tribunal, www.tjsp.jus.br, clicando na sequência em Peticionamento Eletrônico → Peticione Eletronicamente.

Qual o prazo para interpor embargos à execução?

915 do CPC, os embargos serão opostos no prazo de 15 dias contado, conforme o caso, na forma do art. 231 do CPC.

Quando apresentar embargos à execução no Juizado?

E o prazo para a oposição dos embargos à execução é de 15 dias contados da intimação da penhora. (Juizados Especiais Cíveis e novo CPC, pg.

O que diz a Súmula 235 do STJ?

A conexão não implica na reunião de processos, quando não se tratar de competência relativa - art. 102 do CPC. A competência absoluta da Justiça Federal, fixada na Constituição, é improrrogável por conexão, não podendo abranger causa em que a União, autarquia, fundação ou Empresa Pública Federal não for parte.

Quem julga os embargos à execução?

O juízo da execução tem competência absoluta – funcional – para conhecer e julgar os embargos à execução. Nos casos de execução por carta, contudo, o CPC/2015 abre exceção, prevista no art.

É necessário garantir o juízo para opor embargos à execução?

O STJ, resolveu afastar a exigência da garantia nos embargos à execução com base nos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. Logo, havendo comprovação inequívoca da ausência de patrimônio do executado, os embargos à execução fiscal devem ser recebidos sem a garantia do juízo.

Quais documentos devem acompanhar os embargos à execução?

Invariavelmente, deve o executado instruir seus embargos com cópia da petição inicial da execução e do título executivo. Também deve trazer com os embargos cópia da procuração outorgada ao patrono do exequente, a fim de viabilizar sua citação, bem como a intimação prevista no artigo 740 (v. art.

Pode apresentar embargos à execução fora do prazo?

"Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto não transitada em julgado a sentença, e, no processo de execução, até 5 (cinco) dias depois da arrematação, adjudicação ou remição, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta" (art.

Como distribuir embargos à execução Tjdft?

Pela internet:
  1. No site do TJDFT → Serviços → Distribuição e Atendimento → Como apresentar uma resposta, um pedido ou um documento para o juiz nos Juizados Especiais;
  2. No site do TJDFT → Serviços → Distribuição e Atendimento → Modelos de Petições Intermediárias e Requerimentos diversos.

Qual o valor da ação nos embargos à execução?

Assim, o valor da causa dos embargos à execução deve corresponder ao valor da própria execução, que constitui o proveito econômico pretendido com o oferecimento da defesa, ou seja, o quantum impugnado.

O que vem depois dos embargos à execução?

Após o julgamento dos embargos do executado e acolhimento apenas parcial, a execução retomará seu curso normal, não sendo necessária a repetição dos atos executórios já praticados, tal como a citação do devedor.

Qual o termo inicial do prazo de embargos à execução?

O termo inicial para a oposição dos Embargos à Execução Fiscal é a data da efetiva intimação da penhora, e não a da juntada aos autos do mandado cumprido.

Onde protocolar embargos de declaração?

Protocolo de embargos de declaração poderá ser feito pelos sistemas INSS Digital e Meu INSS.

Como distribuir um processo por dependência no Tj-sp?

Informe o número do processo (item 1 da figura) e, no campo Tipo de distribuição, selecione a opção Dependência (item 2 da figura). 3. Clique no botão Dados da distribuição. Abrirá a tela Distribuição de Processos, informe o número do processo de referência (item 2 da figura) e clique em Confirmar (item 3 da figura).

Tem preparo nos embargos à execução?

Com a Lei Estadual nº 11.608 , de 29-12-2003, os embargos à execução deixaram de ser isentos de preparo. Porque não comprovada momentânea impossibilidade de proceder ao preparo, não cabe o seu diferimento para depois da satisfação da execução, como previsto no artigo 5º da referida lei.

Quando apresentar embargos à execução trabalhista?

O artigo 884 da CLT prevê que, garantida a execução, o devedor terá o prazo de cinco dias para apresentar embargos.

O que acontece se perder o prazo dos embargos à execução?

A perda do prazo para recorrer gera preclusão temporal, ou seja, a extinção do direito ao recurso. A interposição de recurso intempestivo é ato processual válido, porém ineficaz e, por óbvio, não impede que ocorra o trânsito em julgado da decisão.

Quando começa a correr o prazo para embargos à execução trabalhista?

INÍCIO DA CONTAGEM DO PRAZO PARA OPOSIÇÃO DE EMBARGOS À EXECUÇÃO. A teor do artigo 884 , da CLT , a parte dispõe de cinco dias, após efetivada a penhora, para ajuizar os respectivos embargos. Assim, o prazo para interposição de embargos à execução é contado da data da ciência da penhora realizada.

Artigo anterior
Qual o prazo para colocar a placa Mercosul 2021?
Artigo seguinte
O que significa a palavra clava no hino nacional?