Onde deve ser registrado o contrato de alienação fiduciária?

Perguntado por: Carlota Santos de Garcia  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

O procedimento é feito no Cartório de Registro do imóvel, e a transferência da propriedade passa para o nome do comprador. Além de se livrar da dívida, é isso o que é quitação de alienação fiduciária, quando você pode dar baixa na garantia e ser oficialmente o proprietário do imóvel.

Como registrar alienação?

O registro do documento pode ser feito direto de seu computador. Após a escolha do cartório no qual se deseja realizar o registro, a Central irá realizar a mediação entre ambas as partes até a finalização do processo. É simples e rápido. Acesse www.rtdbrasil.org.br cadastre-se e registre.

É necessário o registro do contrato de alienação fiduciária no competente Registro de imóveis?

A ausência do registro em cartório do contrato de compra e venda de um imóvel com garantia de alienação fiduciária não lhe retira a eficácia, ao menos entre os contratantes. Essa medida só é necessária para que produza efeito perante terceiros interessados.

É desnecessário o registro do contrato de alienação fiduciária de veículos em cartório?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta (21) que o registro de alienação fiduciária de veículos em cartório não é obrigatório. Com a decisão, fica mantida a regra do Código Civil que obriga a anotação de alienação do veículo somente no certificado de registro do carro.

Quanto custa registrar um contrato de alienação fiduciária?

Registro de Alienação Fiduciária: de modo geral, 1% do valor do imóvel.

Alienação Fiduciária de Bem Imóvel: O que é e como funciona?

25 questões relacionadas encontradas

Quem paga o registro da alienação fiduciária?

Na alienação fiduciária de imóveis, um devedor transfere temporariamente a propriedade de um imóvel ao credor como garantia de pagamento de uma dívida. Não sendo realizado o pagamento da dívida, o credor pode levar o imóvel em posse do devedor a leilão, para quitar o saldo da dívida.

É necessário o registro do contrato garantido por alienação fiduciária no cartório de Títulos e documentos para que ele tenha validade e eficácia?

A ausência do registro em cartório do contrato de compra e venda de um imóvel com garantia de alienação fiduciária não lhe retira a eficácia, ao menos entre os contratantes. Essa medida só é necessária para que produza efeito perante terceiros interessados.

Como Registrar carro financiado?

Para declarar o Imposto de Renda de um veículo financiado, é necessário acessar, dentro da plataforma de declaração, o espaço de “Bens e Direitos” e depois selecionar o item “02- Bens Móveis” e, em seguida, o código 01, “Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.”.

Pode andar com veículo com alienação fiduciária?

Na prática, a observação de alienação fiduciária serve apenas para indicar que o carro foi adquirido nessa modalidade de empréstimo. Ou seja, o objetivo é indicar que o dono do carro, até o pagamento da dívida, é o banco. Dessa maneira, é possível rodar tranquilamente, sem qualquer tipo de proibição.

É possível transferir um veículo com alienação fiduciária?

Sim. Na verdade, deixar o automóvel em alienação fiduciária não impede o dono de usufruir do bem como quiser, já que continua com a posse direta. Mas, para isso, uma das partes envolvidas na negociação precisa quitar a dívida com a empresa credora para então a propriedade deixar de ser garantia e poder ser vendida.

Onde registrar alienação fiduciária de bem móvel?

REGISTRO EM CARTÓRIO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS.

Como lançar alienação fiduciária?

Mesmo não sendo quitado e estando atrelado a um contrato de alienação fiduciária, o imóvel financiado deve ser declarado na aba “Bens e Direitos”. Além disso, o valor lançado deve corresponder ao que foi pago até o momento e não ao total do financiamento.

É possível vender um imóvel com alienação fiduciária?

Segundo a Lei nº 13.043/14 o mutuário/fiduciante não é o real proprietário do imóvel alienado, mas um devedor com direito real de aquisição do imóvel, e, diante de todo este quadro, a realidade é que o devedor, mutuário/fiduciante, não pode vender aquele imóvel alienado fiduciariamente.

O que é registro de alienação fiduciária?

A alienação fiduciária, como foi explicado anteriormente, é uma forma de garantia onde o devedor, ao financiar um bem, o deixa no nome do credor até que toda a dívida da compra daquele bem seja paga. O devedor usufrui do bem e tem sua posse, mas o bem não é, juridicamente, sua propriedade.

O que é registro de alienação?

A alienação fiduciária, regulada pela Lei nº. 9.514 de 1997, é uma forma de garantia na qual o devedor, ao receber um financiamento, deixa o bem financiado no nome do credor até que toda a dívida seja paga.

Como emitir um novo CRV com alienação fiduciária?

Para remover a alienação fiduciária do CRLV, o proprietário precisa também quitar outras dívidas sobre o veículo, incluindo multas, taxas de licenciamento e o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Com tudo isso quitado, é possível solicitar novo documento.

Quais os riscos da alienação fiduciária?

O maior risco da alienação fiduciária é justamente o que faz com que ela seja economicamente vantajosa para o devedor: o bem alienado como garantia do pagamento não é mais do devedor, e sim do credor.

Quem deve dar baixa na alienação fiduciária?

Quem solicita

Veículo de pessoa física - o procurador do proprietário do veículo. Veículo de pessoa física - o parente próximo (cônjuge, pais, filhos e irmãos) ou companheiro do proprietário do veículo. Veículo de pessoa jurídica - o proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.

Quanto custa para tirar a alienação fiduciária do imóvel?

O valor varia de região de imóvel mas, em média, custa R$ 80. A lei determina que o custo da averbação do termo de quitação do imóvel depende do valor do imóvel, mas não costuma passar de 0,1 a 0,5% deste valor.

Como emitir CRLV com alienação fiduciária?

Após o pagamento, o credor emite uma carta de quitação ou termo de liberação da alienação fiduciária. Com esse documento em mãos, o proprietário do veículo deve solicitar a atualização do CRV e o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) junto ao órgão de trânsito competente.

O que acontece se eu não incluir o gravame?

Atenção: sem a inclusão do Gravame no CRV/DUT, o Detran pode aplicar uma multa e bloquear o licenciamento do veículo.

Qual a documentação para inclusão de alienação?

São aceitos:
  • Registro Geral (RG).
  • Carteira Nacional de Habilitação - versão impressa ou CNH digital.
  • Permissão para Dirigir (PPD).
  • Documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica).
  • Documentos de identificação funcional emitidos pelas polícias federal e estaduais.

É preciso registrar contrato em cartório?

Todos os tipos de contratos previstos na legislação brasileira podem e devem ser registrados em cartório para dar segurança aos interessados. Por exemplo, o contrato de locação, a carta de fiança, compra e venda em prestações, a alienação fiduciária, dentre outros.

O que é necessário para registrar um contrato em cartório?

Para emiti-la, você vai precisar ir até o Cartório de Notas com os seguintes itens:
  1. RG;
  2. CPF;
  3. Comprovante de residência;
  4. Certidão de nascimento;
  5. Documentos do imóvel (escritura anterior ou matrícula).

Como funciona o contrato de alienação fiduciária?

A alienação fiduciária é uma forma de empréstimo que reduz significamente as taxas de juros, já que o imóvel adquirido, embora possa ser habitado imediatamente, estará em nome do credor até que o financiamento seja quitado.

Artigo anterior
Qual gel da Volia usar para fazer encapsulada?
Artigo seguinte
Como identificar o tipo de conjunção?