Onde atuam as penicilinas?

Perguntado por: Érika Barros de Lopes  |  Última atualização: 29. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)

As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.

Onde a penicilina é absorvida?

Penicilina V

É geralmente administrada por via oral e é absorvida para o sangue ao nível intestinal. Os níveis séricos atingidos por esta preparação são 2 a 5 vezes maiores do que os obtidos com as penicilinas G administradas por via intramuscular e com distribuição tecidual similar a esta.

Qual o espectro de ação das penicilinas?

Classe: Penicilina Ação: Bactericida. Espectro de ação: Ativa contra a maioria dos cocos gram-positivos, incluindo os estreptococos beta-hemolíticos, pneumococos e estafilococos não-produtores de penicilinase.

Onde é aplicada a penicilina?

A penicilina G benzatina pode ser fatal se administrada por outras vias, devendo ser administrada exclusivamente por via intramuscular profunda, evitando-se a proximidade de artérias e nervos.

Onde a penicilina é metabolizada?

As penicilinas naturais são metabolizadas no fígado e excretadas por via renal. As penicilinas naturais são inativadas por enzimas denominadas β-lactamases.

PENICILINAS - ANTIBIÓTICOS 6

24 questões relacionadas encontradas

Onde a penicilina age?

A maioria das bactérias possui uma capa externa (parede celular) que as protege. Assim como os outros antibióticos betalactâmicos, a penicilina age impedindo que as bactérias formem essa parede celular, o que resulta em morte das bactérias.

Qual a Farmacodinamica da penicilina?

Farmacodinâmica do Principal Nome Comercial

A penicilina G tem ação bactericida durante o estágio de multiplicação ativa dos microorganismos, atuando na inibição da biossíntese do mucopeptídeo da parede celular.

Qual é o princípio ativo da penicilina?

Aminopenicilinas: Ampicilina e Amoxicilina.

Como são classificadas as penicilinas?

As penicilinas também podem ser classificadas em:

b) Aminopenicilinas: ampicilina e amoxacilina; c) Penicilinas resistentes ás penicilinases: oxacilina; d) Penicilinas de amplo espectro: ampicilina–sulbactam, ticarcilina-ácido clavulânico, piperacilina–tazobactam e amoxicilina-ácido clavulânico.

Qual das penicilinas tem maior espectro de ação?

Penicilinas de espectro ampliado (Ex. ampicilina, amoxicilina e penicilinas anti-pseudomonas): possuem maior ação, além do espectro das penicilinas, contra microorganismos gram-negativos, pois são capazes de atravessar com maior eficácia a membrana externa; são sensíveis às betalactamases.

O que a penicilina inibe?

A penicilina inibe uma enzima chamada de transpeptidase, que atua na formação do peptidoglicano (importante componente da parede celular bacteriana). Essa inibição faz com que a penicilina provoque uma rápida lise (destruição da célula) e, consequentemente, morte das bactérias.

Quais as doenças que a penicilina trata?

Atualmente, a penicilina pode ser utilizada para o tratamento de doenças como infecções por Streptococcus pyogenes e streptococcus pneumoniae, sífilis, meningite bacteriana, amigdalites e outras.

Qual é a reação da penicilina?

A reação alérgica mais comum à penicilina é a tardia, que ocorre após alguns dias de uso e causa lesões de pele avermelhadas, as chamadas “exantema”. Essas lesões são muito parecidas a manchas na pele que ocorrem por infecções virais principalmente em crianças.

Quais são as penicilinas naturais?

As primeiras penicilinas usadas na prática médica, que foram isoladas a partir do fungo do gênero Penicillium , são denominadas penicilinas naturais: penicilina G Cristalina , penicilina G procaína e penicilina G benzatina. Essas penicilinas são também denominadas de benzilpenicilinas.

Qual o remédio que substitui a penicilina?

Contudo, em pacientes com história de alergia à penicilina, é sugerida a utilização de outros fármacos, tais como outras cefalosporinas, vancomicina ou clindamicina.

Qual é o antibiótico mais forte que existe?

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

O que é a penicilina e para que serve?

A Penicilina é um antibiótico utilizado para tratar alguns tipos de infecção, causadas por bactérias que são sensíveis ao princípio ativo do medicamento.

Quais funções orgânicas estão presentes na penicilina?

Duas funções orgânicas presentes na penicilina são:
  • A. álcool e éter.
  • B. amina e éter.
  • C. cetona e álcool.
  • D. cetona e amina.
  • E. ácido carboxílico e amida.

Qual a espécie de fungo que produz a penicilina?

Em 1928, o biólogo britânico Alexander Fleming descobriu acidentalmente a penicilina quando fungos do gênero Penicillium começaram a crescer em uma placa de Petri repleta de bactérias.

Qual o nome genérico da penicilina?

A Ampicilina 500mg Genérico Ems 6 Comprimidos é uma penicilina, um tipo de antibiótico que age interferindo na síntese da parede celular das bactérias levando à sua morte.

Qual é a planta da penicilina?

​Outros nomes populares: Doril, perpétua-do-mato, terramicina. ​Distribuição: Espécie nativa do país e com distribuição em todo território. ​Descrição: Planta herbácea com folhas simples de diferentes tonalidades entre vede e violeta com flores pequenas e brancas reunidas em inflorescência na terminação do ramo.

Como se produz a penicilina?

A penicilina é extraída do fungo Penicillium e foi descoberta por acaso em 1928 pelo médico escocês Alexander Fleming, especialista em bacteriologia. No entanto, foi apenas em 1938 que essa substância passou a ser disponibilizada em larga escala para tratar doenças da população.

Quais são as características da penicilina?

As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.

Qual é o mecanismo de ação dos antibióticos betalactâmicos?

Mecanismo de ação dos antibióticos beta-lactâmicos

Todos os antibióticos beta-lactâmicos possuem ação bactericida. Eles atuam por inibição da síntese da parede celular bacteriana, que é uma estrutura essencial da célula por manter a sua integridade, prevenindo-a da lise osmótica.

Qual a Meia-vida da penicilina?

A meia-vida da penicilina benzatina após aplicação IM de 1.200.00 UI em pacientes com função renal normal é de aproximadamente 336 horas.

Artigo anterior
Qual o tipo de cola para papel de parede?
Artigo seguinte
Qual o nome da fruta que o Luffy come?