Onde apalpar para saber se é apendicite?

Perguntado por: Ricardo Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (57 avaliações)

A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.

Onde aperta pra saber se é apendicite?

O principal sintoma característico da apendicite aguda é uma dor abdominal intensa, localizada no lado direito inferior da barriga, perto do osso do quadril. No entanto, a dor da apendicite também pode começar mais leve e de forma difusa, sem localização específica em redor do umbigo.

Onde apalpar apendicite?

A apendicite geralmente começa com uma dor ao redor do umbigo, que em poucas horas se espalha por todo o lado inferior direito do abdome, se tornando aguda e constante. Pressionar esta área, tossir ou andar pode piorar essa dor.

Como descartar o fato de ser apendicite?

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances:
  1. 1.Dor ou desconforto abdominal. ...
  2. 2.Dor intensa no lado inferior direito da barriga. ...
  3. 3.Náuseas ou vômitos. ...
  4. 4.Perda de apetite. ...
  5. 5.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) ...
  6. 6.Mal estar geral. ...
  7. 7.Prisão de ventre ou diarreia.

Como fazer para saber se você tem apendicite?

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.

Tudo sobre APENDICITE: descubra os sintomas!

34 questões relacionadas encontradas

O que é o sinal de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

O que é sinal Blumberg?

Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).

Onde é ponto de McBurney?

A localização clássica do “epicentro” da dor é no ponto de McBurney, situado no limite do terço médio com o terço inferior de uma linha traçada entre o umbigo e a espinha ilíaca ântero- superior.

Como achar ponto de McBurney?

Ponto de McBurney é um ponto situado entre o umbigo e a espinha ilíaca ântero-superior. Quando o apêndice está inflamado (apendicite), pode ser percebida uma sensibilidade no quadrante inferior direito, no ponto de McBurney. No caso de inflamação do órgão, quase sempre é indicada uma apendicectomia.

Onde se localiza o ponto cístico?

O ponto cístico localiza-se no cruzamento entre as linhas do rebordo costal di- reito e da borda lateral do músculo reto abdominal direito. A vesícula normal não deve ser palpável neste ponto, porém esta é a localização da dor e da avaliação semiológica do paciente.

Como fazer a manobra de rovsing?

Sinal de Rovsing: Dor na fossa ilíaca direita à palpação da fossa ilíaca esquerda. Palpação no cólon descendente desloca os gases para o cólon ascendente, atingindo o apêndice inflamado hipersensível, provocando dor.

Quanto tempo dura uma crise de apendicite?

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

O que é sinal de Giordano?

Sinal de Giordano:

Se a manobra evidenciar sinal de dor aguda, em pontada, no paciente, o sinal de Giordano é positivo, o que indica grande probabilidade doença renal (litíase e pielonefrite aguda).

São sinais indicativos de apendicite percebidos na palpação do abdome?

Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda.

O que é sinal de Blumberg positivo?

O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal no ponto apendicular, mais conhecido como ponto de McBurney.

Como avaliar o sinal de Blumberg?

A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular. É traçado uma linha que liga a cicatriz umbilical com a espinha ilíaca ântero-superior. Divide-se esta linha em 3 partes, sendo o ponto referido o local que corresponde ao encontro do terço médio com o terço distal da linha.

O que é o sinal de Kernig?

Sinal de Kernig

Quando o sinal é positivo, o paciente sente dor, resistência e incapacidade de estender o joelho por completo. Outra definição dada ao sinal de Kernig é a incapacidade do paciente em estender o joelho além de 135° graus enquanto mantém o quadril flexionado.

O que pode ser confundido com apendicite?

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal refere-se à doença de Crohn e à colite ulcerativa, que se caracterizam por uma inflamação do intestino, levando à ocorrência de sintomas muito semelhantes às da apendicite, como dor abdominal, diarreia e febre.

Qual exame que faz para diagnosticar apendicite?

Apesar do diagnóstico de apendicite aguda ser eminentemente clínico, dois exames laboratoriais podem auxiliar na investigação: hemograma e urina tipo I (ou sumário de urina).

Artigo anterior
O que servir no aniversário simples?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas da hipertermia maligna?