O quê Wallon fala sobre a educação infantil?

Perguntado por: Rui Gonçalves  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (21 avaliações)

A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.

O que diz Wallon sobre a educação infantil?

Wallon buscando compreender o psiquismo humano volta sua atenção para a criança e assim enfocando o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são as fases do desenvolvimento e o vínculo entre cada campo funcional e suas implicações em um todo na criança.

O quê Wallon fala sobre a educação?

Ele acredita que escolas devem criar situações educativas para direcionar as crise. De acordo com Henri Wallon, a dinâmica do desenvolvimento é complexa, não é estática e homogênea. Transforma-se junto com a criança conforme fatores orgânicos e sociais e ritmo de desenvolvimento.

Quais as perspectivas do desenvolvimento infantil na visão de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Como Henri Wallon nomeia e explica cada fase do desenvolvimento infantil?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.

HENRI WALLON (1) - AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA | TEORIA PSICOGENÉTICA

37 questões relacionadas encontradas

Quais são as fases do desenvolvimento infantil segundo Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Como ocorre o desenvolvimento para Wallon?

Na proposta da teoria de Henri Wallon, o desenvolvimento é visto como uma passagem advinda da completa imersão social. ... Wallon afirmava que o desenvolvimento surge por meio de uma sucessão de estágios. Um caminho contínuo e assistemático, de modo que a criança oscila entre a inteligência e afetividade.

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento segundo a teoria de Wallon? Resposta Selecionada: afetividade, cognição, motricidade. Resposta Correta: afetividade, cognição, motricidade.

Em qual estágio de desenvolvimento você se encontra Segundo Wallon?

Estágio Categorial:

Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e "seletiva", neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.

Quais são as teorias do desenvolvimento infantil?

Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.

Qual o papel da educação para Wallon?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.

O que é a teoria da educação?

a Teoria da Educação é a ciência que estuda a possibilidade, o valor e os limites da educação como processo de aperfeiçoamento e de libertação do homem.

Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?

A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a ...

Como ocorre a aprendizagem Segundo Wallon?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?

Os estágios propostos são os seguintes: - impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); - sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); - personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);

Quando ocorre o estágio impulsivo-emocional para Wallon?

Wallon (1995

Estágio impulsivo-emocional (0 a 1 ano). Estágio sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos). Estágio personalista (3 a 6 anos). Estágio categorial (6 a 11 anos).

Quais as principais ideias de Henri Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento humanos?

Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear. O desenvolvimento humano tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos.

Quais foram as principais contribuições de Wallon no estudo da psicomotricidade?

Seu estudo sobre o desenvolvimento cognitivo foi centrado na psicogênese da pessoa completa, mas seu estudo se deu a partir do desenvolvimento psíquico da criança. ... Wallon acreditava que a cognição está alicerçada ao que ele deu o nome de campos funcionais: o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.

Quanto ao desenvolvimento de consciência de Henri Wallon?

QUESTÃO 2 Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon a ) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. b ) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo. c ) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.

Qual abordagem de Wallon?

Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).

Como acontece às aquisições cognitivas em Wallon?

Pode-se apreender da leitura de Wallon que as funções psicológicas superiores desenvolvem-se a partir das dimensões motora e afetiva. E que esta se alterna e conflitua com a afetividade, em especial com a emoção. Contudo a cognição permanece inseparável da afetividade, devendo no adulto alcançar um equilíbrio dinâmico.

Qual é a teoria da educação?

Por isso, as teorias da educação se dividem em dois pontos de vista: Psicológico: visa potencializar as capacidades do indivíduo; Sociológico: busca desenvolver habilidades sociais e socioemocionais.

Qual o papel da teoria na educação?

Teorias para induzir o conhecimento

O estudo e o embasamento nas várias teorias da educação e do desenvolvimento dão origem a essa habilidade de conhecer e transmitir os conteúdos por meio de métodos e técnicas que visam ao aprendizado do aluno.

Qual teoria que fundamenta a educação?

Piaget: sua teoria é baseada na pesquisa da evolução mental da criança e nas fases evolutivas da aquisição de conhecimentos. O processo educacional pode se dá através da vivencia concreta e dos jogos. O educando é agente da aprendizagem e o professor o organizador das situações.

Artigo anterior
Quais as principais características do mundo ocidental?
Artigo seguinte
O que é a teoria transpessoal de Jean Watson?