O quê Vygotsky fala sobre educação?
Perguntado por: Leandro Manuel de Torres | Última atualização: 2. Juni 2024Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.
Qual o pensamento de Vygotsky sobre a educação?
O aprendizado não é passivo, mas ativo! De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Qual foi a contribuição de Vygotsky para a educação?
Vygotsky nos traz uma de suas principais teorias relacionadas à aprendizagem do sujeito, que nos permite compreender o desenvolvimento humano na sociedade, uma vez que o autor parte das interações como meio de se apropriar e modificar do mundo exterior estabelecendo uma relação de interdependência.
Qual é a concepção de escola para Vygotsky?
Vigotski (2009) entende que a escola não somente é espaço para aprendizagem dos conceitos científicos, mas é também um campo essencial para o desenvolvimento quando realizado sobre as funções em amadurecimento.
O que diz Vygotsky sobre a educação infantil?
A conclusão é clara: "cada idade - diz Vigotski - possui seu próprio meio" (Vigotski, 1935/2010). Dessa forma, diz ele, não se pode elucidar o papel do meio no desenvolvimento da criança se não dispusermos do estado da relação criança meio em cada momento, idade ou etapa de desenvolvimento.
A APRENDIZAGEM SEGUNDO VYGOTSKY
Quais são as principais teoria de Vygotsky?
Teoria vygotskiana
O desenvolvimento do psiquismo humano é sempre mediado pelo outro que indica, delimita e atribui significados à realidade. Dessa forma membros imaturos da espécie humana vão aos poucos se apropriando dos modos de funcionamento psicológicos, comportamento e cultura.
Qual era o pensamento de Vygotsky em a relação entre escola e educação?
Um aspecto de fundamental importância é o das conseqüências desse conceito para a relação entre desenvolvimento e aprendizagem escolar. Vigotski critica a aprendizagem que se limite ao nível de desenvolvimento atual e postula que o bom ensino é justamente aquele que trabalha com a zona de desenvolvimento próximo.
Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem?
Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem? vigentes à época em que Vygotsky propôs um novo modelo para a educação, eram duas: o inatismo e o empirismo.
Quais são os três pilares básicos do pensamento de Vygotsky?
Segundo Vygotsky (1984) o processo de construção do conhecimento ocorre em uma complexa dinâmica interativa, da qual participam três elementos essenciais: o aluno, como sujeito do conhecimento; os conteúdos e os significados; o professor que atua como mediador.
Qual é o papel do professor na teoria de Vygotsky?
Conforme Vygotsky (1998), o papel do professor é o de ser um mediador apresentando-se como um importante parceiro no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, alguém que motiva o aluno para a construção de seu próprio aprendizado e de seu ser.
Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?
Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.
Qual foi uma das maiores contribuições de Vygotsky?
Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.
O que diz Vygotsky sobre o aluno com autismo?
A criança com autismo apresenta não só dificuldade de se relacionar, mas também de falar. Segundo Vygotsky (1993), a fala é um instrumento de mediação, portanto, compreender a fala como um elemento de linguagem e expressão do pensamento da criança se faz relevante na educação.
Como citar a teoria de Vygotsky?
Vygotsky (1934
(2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1934)./2001.
Quais são os dois níveis de desenvolvimento para Vygotsky?
Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.
Como deve ser direcionado o ensino segundo a teoria de Vygotsky?
O importante para Vygotsky é, além do que se faz sozinho, o que se faz com a ajuda dos outros. Dessa forma, a aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas.
O que diz Vygotsky sobre a interação social?
Estamos frisando que, para VYGOTSKY, é na interação entre as pessoas que em primeiro lugar se constrói o conhecimento que depois será intrapessoal, ou seja, será partilhado pelo grupo junto ao qual tal conhecimento foi conquistado ou construído.
Quanto ao pensamento de Lev Vygotsky é correto afirmar?
Tendo em vista o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar que os signos. são ferramentas de trabalho que auxiliam o indivíduo e a coletividade na realização de ações concretas. têm função idêntica à de um instrumento de trabalho e buscam provocar mudanças nos objetos.
Como se dá a aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky?
Piaget oferece um sujeito ativo, porém abstrato e que faz da aprendizagem um derivado do próprio desenvolvimento. Já Vygotsky, propõe um sujeito social que não é apenas ativo, mas sobretudo interativo.
O que diz Vygotsky sobre a linguagem?
Para Vygotsky, existe uma interdependência entre pensamento e linguagem. Afirma que sem a palavra não há conceito abstrato, pois ela é o signo mediador. Portanto, o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, ou seja, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sociocultural.
O que o Vygotsky defende?
Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.
Como a teoria de Vygotsky pode ser aplicada na sala de aula?
Como usar a teoria em sala de aula? Vygotsky chama atenção dos educadores porque ele valoriza a escola, a ação pedagógica e a intervenção. Ter um mediador que direcione a aprendizagem é primordial no processo de construção do conhecimento.
Qual a proposta de Vygotsky perante os alunos com deficiência?
Dinâmica da capacidade intelectual
Quanto aos alunos com deficiência intelectual, Vygotsky defendia que: Todas as crianças podem aprender e se desenvolver. As mais sérias deficiências podem ser compensadas com ensino apropriado. A expressão “ensino” nada tem a ver com a ideia de transmissão de conhecimento.
O que diz a teoria de Wallon?
Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.
Como Piaget define a linguagem?
A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos. Piaget, todavia, estabeleceu uma clara separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência dela.
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