O que vem primeiro o raio ou o som?

Perguntado por: Bernardo Matheus Martins de Cruz  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

A diferença que percebemos entre um e outro é que o raio sempre se manifesta primeiro que o trovão, pois, a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. ...

Porque o som vem depois do raio?

O som do trovão vem sempre depois do relâmpago, que é a parte luminosa visível ao olho humano. Isso se deve ao fato de a velocidade da luz ser bem maior do que a do som. O som que o ouvido humano escuta é uma combinação de três momentos que ocorrem muito rápido durante a propagação da descarga do ar.

O que vem primeiro o trovão ou o relâmpago?

Dessa troca surge a descarga elétrica. A velocidade da luz é maior que a do som, por isso vemos primeiro o raio, também chamado de relâmpago. Alguns segundos depois, escutamos um barulho, quer dizer, o trovão.

O que vem depois do raio?

A luz, que nós sempre vemos primeiro, é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.

Qual o som do raio?

O trovão (do latim: turbōnis, com metátese) é o som gerado pela onda de choque provocada pelo aquecimento e subsequente expansão supersónica do ar atravessado por uma descarga eléctrica (o raio) produzida por uma trovoada.

Raios, relâmpagos e trovões | O que são e como se precaver

32 questões relacionadas encontradas

O que vem primeiro raio relâmpago e trovão?

Como a velocidade de propagação da luz é muito superior à velocidade de propagação do som no ar, sempre perceberemos o raio primeiro e só posteriormente ouviremos o trovão.

O que faz o trovão?

O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.

O que causa a luz do relâmpago?

Ele acontece por causa de uma forte descarga elétrica que se estabelece entre as nuvens e o solo terrestre. O raio gera uma corrente elétrica de grande intensidade que ioniza o ar ao longo do caminho, produzindo o relâmpago. O ar em torno dessa corrente se aquece rapidamente a uma temperatura de até 27.000 ºC.

O que acontece quando um raio atinge a Terra?

Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.

Como fica o lugar onde cai um raio?

Onde o raio costuma cair? Torres metálicas, chaminés, topos de montanhas, árvores isoladas, casas construídas em campos, edifícios altos, antenas externas e redes elétricas são pontos com maior incidência de queda de raios.

Qual a diferença entre relâmpago e trovão?

De uma forma bem simples podemos dizer que o raio é aquela faísca que a gente vê saindo da nuvem e indo até o solo, uma descarga elétrica. O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem.

É possível ouvir o trovão antes de enxergar o relâmpago explique sua resposta?

A explicação é bem simples.

Enquanto a luz se propaga em uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo (quase 300.000 Km/s) no vácuo, o som se propaga no ar a uma velocidade de aproximadamente 340 m/s. ... Assim, a luz do relâmpago é vista por nossos olhos antes que o som do trovão chegue aos nossos ouvidos.

Por que em uma tempestade Primeiro vemos o relâmpago luz e depois ouvimos o trovão som?

Primeiramente, vemos o relâmpago e o trovão vem somente depois. Isso acontece porque a velocidade da luz é absurdamente mais rápida em comparação com a velocidade do som. ... A distância de um raio em relação ao seu observador pode ser estabelecida através da contagem dos segundos entre o relampejo e o trovão.

O que é mais rápido a luz ou o som?

Velocidade do Som X Velocidade da Luz

A onda sonora (trovão) se propaga em um espaço com a velocidade de 340 m/s. Por outro lado, tem-se a onda luminosa (raio), que é considerada eletromagnética, pois não precisa de meio de propagação. Com isso, a velocidade da luz se propaga em 300.000.000 m/s.

Como um raio cai na Terra?

Os raios são uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo (ou entre uma nuvem e outra), em decorrência da polarização das primeiras, por conta de uma tempestade, por exemplo. O relâmpago é o clarão que a gente vê, devido à rápida movimentação dos elétrons.

Como as pessoas sobrevivem a raios?

Lesões na cabeça podem evoluir para transtornos de personalidade, com comprometimento da capacidade de concentração e de trabalho. Do ponto de vista neuropsicológico, quem sobrevive a um raio pode não ter mais o mesmo rendimento de antes. O sobrevivente sofre lacunas de memória e tem dificuldade de fazer associações.

Qual o perigo de ser atingido por um raio?

O impacto de um raio pode gerar lesões neurológicas e cardiopulmonares, que são as mais perigosas e responsáveis por casos fatais. Pode ocorrer assistolia, insuficiência cardíaca grave, fibrilação ventricular, parada respiratória devido a dano direto no sistema nervoso central e, derrame pericárdico maciço.

O que provoca o barulho do trovão?

O trovão é o efeito sonoro da expansão do ar quando este é aquecido pela passagem do raio. O trovão é uma onda sonora, e seus meios de propagação são o solo e o ar. ... O trovão sempre acontece logo após o relâmpago, porque a velocidade da luz é muito maior do que a velocidade do som.

O que é mais perigoso o raio ou trovão?

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

O que significa voz de trovão?

expressão Voz de trovão. Voz muito forte. Etimologia (origem da palavra trovão). Do latim turbo, onis.

Como saber se um raio caiu perto de você?

Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

Quando ocorre um raio geralmente observamos um clarão e depois o barulho esse fenômeno ocorre porque a luz?

Tem mais depois da publicidade ;) Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão, vemos o clarão do relâmpago. Por que vemos primeiro a luz e somente depois ouvimos o som? Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som.

Qual é a velocidade de um raio?

A carga elétrica atinge, por vezes, 30 C e a velocidade do deslocamento do raio é de cerca de 1000 km/s. O ar é aquecido fortemente, do que resulta a sua expansão rápida e a formação de uma onda de choque com estrondo, o trovão.

Que tipo de onda é apresentada pelo relâmpago?

No caso das descargas geradoras dos relâmpagos, as enormes correntes envolvidas emitem ondas de rádio com uma gama de frequências que se estende desde abaixo de 1 Hz até aos 300 MHz, com um pico de intensidade nas frequências de 5 a 10 kHz.

Qual a velocidade de um raio em km h?

Em seguida, uma descarga elétrica geralmente não visível, chamada líder escalonado, deixa a nuvem em direção ao solo – sua velocidade pode chegar a até 400.000 km/h!

Artigo anterior
Como funcionam os juros de um agiota?
Artigo seguinte
Qual é a palavra que rima com barata?