O que vem depois do verbo ser?

Perguntado por: Núria Kelly de Moreira  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

O predicativo do sujeito é o termo da oração que caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece depois de um verbo de ligação. Neste caso, depois do verbo ser.

Qual a regência do verbo ser?

O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, sujeito da oração. ... O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, predicativo do sujeito. 3º caso – Se o verbo SER estiver entre duas coisas, dá-se preferência à coisa plural, esteja ela no sujeito, esteja ela no predicativo.

Quais são as regras de concordância?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

E 3 ou são 3?

Assim, nestes casos, a concordância verbal deverá ser feita de acordo com o numeral. Exemplos: Hoje são vinte e cinco de março. Hoje são três de abril.

Qual o sujeito do verbo ser?

“Hoje são sete de janeiro.” “Hoje é dia sete de janeiro.” / “Hoje é(dia) sete de janeiro.” 4) O verbo ser concorda com o pronome pessoal do caso reto (eu, tu, você, ele/ela, nós, vós, vocês, eles, elas), sendo este sujeito ou predicativo.

Conjugação do verbo "ser"

43 questões relacionadas encontradas

Como conjugar o verbo ser?

Conjugação do verbo: ser
  1. Presente. eu. sou. tu. és. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. era. tu. eras. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. serei. tu. serás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. seja. que tu. sejas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. for. se tu. fores. se ele/ ela/ você ...
  6. Pessoal. eu. ser. tu. seres. ...
  7. eu. seria. tu. serias. ele/ ela/ você

Como identificar o verbo ser?

Casos especiais do verbo "Ser"

1) Nas designações de horas, datas, distâncias, o verbo ser é impessoal (isto é, sem sujeito) e, por isso, concorda com a expressão numérica. Exemplos: São 5 horas. Hoje são 4 de maio.

É de 3 dias ou são de 3 dias?

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

É ou são meio dia e meia?

A segunda forma é a correta, isto é, É meio dia! Por quê? O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora.

Que horas são ou é?

A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão.

Qual é a regra básica da concordância padrão?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. ... Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa.

O que é concordância exemplos?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Como identificar uma concordância?

Ou seja, em uma oração, quando o sujeito está no singular, o verbo deve ser flexionado da mesma forma. No plural, a mesma coisa deve acontecer. Para que haja concordância, então, o correto é dizer “nós vamos” — assim, ambos estão no plural. Quando o pronome for “ele”, o verbo concorda no singular: “ele vai”.

Qual é a função do verbo ser?

O verbo ser é classificado como um verbo de ligação. Sendo assim, ele indica um estado e pode formar o predicado nominal, em que há predicativo do sujeito. Veja um exemplo: Maria é inteligente.

Qual é o plural de ser?

Serem é a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo ser.

Qual o plural do verbo ser?

# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verbo “ser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.

São meio dia e meia ou é meio dia e meia?

Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.

É ou são meia-noite e meia?

O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? O verbo nesse caso concorda com "meia", que é metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".

Que horas são são meio dia?

Quando nos referimos ao horário das 12 horas, devemos usar “meio-dia”.

E 12 horas ou são 12 horas?

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.

São e plural ou singular?

Essa é uma dúvida que certamente você já teve: os Estados Unidos “são”, ou os Estados Unidos “é”? Afinal, estamos falando de um país, não de vários. Mas, ao mesmo tempo, o nome está no plural!

E os dois ou são os dois?

Quando se trata de concordar com quantias, distâncias, horas, etc., o verbo ser deverá concordar com a expressão numérica: se ela for igual ou maior do que 2, usa o plural: “São quase duas horas“; “É uma e meia“; “Daqui ao centro são três quilômetros“; “Aqui está a conta: são dois mil reais“.

Sou é um verbo?

Significado de Sou

Sou vem do verbo ser.

O que é concordância em um texto?

Existem dois tipos: a concordância nominal, que é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se encaixarem com outras que compõem a oração, e a concordância verbal, que trata das flexões do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. ...

Como entender a concordância verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Artigo anterior
Quantas palavras têm um livro famoso?
Artigo seguinte
Como conectar caixa de som no notebook com cabo auxiliar?