O que vem a ser pericardite?

Perguntado por: Raúl Fonseca Garcia  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

Pericardite é a inflamação do pericárdio, geralmente com acúmulo de líquido. Pode ser causada por muitos distúrbios (p. ex., infecção, infarto do miocárdio, trauma, tumores e distúrbios metabólicos), mas com frequência é idiopática.

Qual é a causa de pericardite?

Pericardite é a inflamação do pericárdio, uma membrana ou espécie de saco que envolve e protege o coração. Em 90% dos casos, a doença é causada por um vírus, como o da gripe, por exemplo. Nas demais situações, pode ser gerada por bactéria, fungos, alguns parasitas, tumores e doenças reumatológicas, entre outros.

O que significa ter pericardite?

Pericardite é um processo inflamatório que afeta a membrana que recobre e protege o coração. A doença pode ser aguda ou crônica.

Como identificar pericardite?

O sintoma mais comum da pericardite aguda é uma intensa dor no peito e a dificuldade para respirar. Por se tratar de uma inflamação próxima ao coração, a dor em muitos casos acaba sendo confundida com a dor de um infarto do miocárdio, especialmente se acontecer com um paciente que possui alto risco cardiovascular.

O que piora a pericardite?

Sintomas de pericardite aguda

Essa dor pode ser semelhante à dor de um ataque cardíaco, exceto pelo fato de que ela tende a piorar quando as pessoas se deitam, ingerem alimentos, tossem ou até mesmo quando respiram profundamente.

Pericardite: Inflamação do Pericárdio - Você Bonita (21/02/17)

18 questões relacionadas encontradas

Quem tem pericardite pode fazer esforço?

Os casos mais leves de pericardite são tratados com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicas, que ajudam a amenizar a dor. Se o paciente não apresentar complicações, ele pode fazer tratamento oral em casa, devendo, contudo, evitar esforços.

O que é bom para pericardite?

Como é feito o tratamento
  • Analgésicos: ajudam a aliviar a dor no corpo;
  • Antipiréticos: permitem reduzir a febre;
  • Anti-inflamatórios não esteroides: devem ser tomados de acordo com a orientação do médico, sendo geralmente indicadas doses altas durante duas semanas;

Quais características da dor torácica decorrente da pericardite?

A dor típica da pericardite é em pontada paraesternal e que piora com as ventilações realizadas, simulando uma dor pleurítica, e que pode irradiar para a borda do trapézio. Ela ainda melhora com a posição sentada ou inclinada para frente (posição da prece maometana) e piora com o decúbito horizontal.

Qual a diferença entre miocardite e pericardite?

A duração da doença pode variar de horas a meses. Entre as possíveis complicações estão insuficiência cardíaca devido a cardiomiopatia dilatada ou parada cardíaca. Pericardite é a inflamação do pericárdio, o invólucro de tecido fibroso que envolve o coração.

Quanto tempo leva para curar pericardite?

A pericardite aguda deve ser tratada com um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), geralmente com uma redução de 2 a 4 semanas após a resolução dos sintomas. Além disso, recomenda-se um ciclo de três meses de colchicina (com dosagem ajustada ao peso) para reduzir o risco de pericardite recorrente.

Quais medicamentos podem causar pericardite?

Drogas e toxinas – Não é comum, mas eventualmente alguns medicamentos podem causar pericardite, entre eles: hidralazina, isoniazida, procainamida, fenitoína, fenilbutazona, trombolíticos, anticoagulantes e outros.

Quais são os tipos de pericardite?

A pericardite acontece quando há uma inflamação do pericárdio. Ela se dá em duas formas: aguda e crônica.

O que causa miocardite e pericardite?

A miocardite tem inúmeras causas, entre elas: toxinas, infecções, medicamentos e distúrbios sistêmicos. Já a pericardite é a inflamação do tecido que recobre o coração, o pericárdio.

Como se pega miocardite?

Na maioria dos casos, a miocardite surge durante uma infecção por vírus, como gripe ou catapora, mas também pode acontecer quando existe uma infecção por bactérias ou fungos, sendo que nestes casos normalmente é preciso que a infecção esteja muito avançada.

O que é uma miocardite?

A miocardite consiste na inflamação da camada média do músculo cardíaco, o famoso miocárdio, responsável direto pelo bombeamento de sangue para os órgãos.

Como caracterizar a dor torácica cardíaca isquémica?

A dor torácica sugestiva de isquemia pode manifestar-se no meio ou no lado esquerdo do tórax, sendo que essa sensação pode irradiar-se para o braço esquerdo, direito ou para ambos ou até para a região epigástrica. Há ainda pessoas que referem sentir dor na mandíbula confundindo-se com dor de dente(5).

O que é a tríade de Beck?

A tríade de beck é um conjunto de achados indicativos de tamponamento cardíaco: (1) sons cardíacos distantes ou abafados (o fluido em volta do coração dificulta ouvir os sons das válvulas se fechando);

Como tratar inflamação no coração?

O tratamento para miocardite, geralmente, é feito em casa, com repouso para evitar excesso de trabalho do coração. Porém, é necessário também fazer o tratamento adequado da infecção presente na origem da miocardite e, pode ser necessário tomar antibióticos, antifúngicos ou antivirais.

Quem tem pericardite pode pegar peso?

Exercício físico só pode ser retomado após resolução completa dos sintomas e das alterações aos exames laboratoriais, eletrocardiograma e ecocardiograma. Atletas de alta performance devem evitar esporte competitivo por 3 meses, retornando somente após avaliação médica.

Quem tem pericardite pode beber?

colchicina como terapeutica de pericardia pode-se beber vinho? Olá. A ingesta de bebida alcoólica associada ao uso de colchicina pode aumentar o risco de toxicidade gastrointestinal. Além disso, a bebida alcoólica pode reduzir o efeito da medicação.

Como descobrir se eu tenho miocardite?

O diagnóstico baseia-se no eletrocardiograma (ECG), em medições de biomarcadores cardíacos, exames de imagem do coração e biópsia do músculo cardíaco. O tratamento depende da causa e inclui medicamentos para tratar insuficiência cardíaca e arritmias e, raramente, cirurgia.

Quais doenças podem culminar com miocardite linfocitária?

Entre a variedade de doenças infecciosas que podem causar miocardite, as infecções virais são as mais comuns. Os vírus cardiotróficos mais prevalentes são adenovírus, enterovirus, parvovirus-B19, herpes simples, vírus da hepatite C (HCV), citomegalovírus (CMV), e Epstein-Barr (EBV).

O que é a pericardite crônica?

A pericardite crônica é uma inflamação do pericárdio (a estrutura sacular flexível de camada dupla que envolve o coração) que começa gradualmente, tem longa duração e resulta no acúmulo de líquido no espaço pericárdico ou espessamento do pericárdio.

O que é a miocardite aguda?

A miocardite aguda aumenta as chances de alteração da pressão arterial, do ritmo cardíaco. “O que acaba acontecendo é que o coração não funciona de uma forma normal como deve funcionar. Numa situação de inflamação, esse ritmo cardíaco pode ficar alterado, causando arritmias e até mesmo uma parada”, alerta.

O que é pericardite urémica?

A pericardite urêmica é uma complicação comum da insuficiência renal e é resolvida com a instituição da diálise. Raramente pode ocorrer a pericardite bacteriana que é extensão de processo infeccioso pulmonar. A principal complicação é o tamponamento pericárdico.

Artigo anterior
Quem emite apólice de seguro?
Artigo seguinte
Como pedir internet da Vivo por SMS?