O que vem a ser a escusa de consciência?

Perguntado por: Davi Samuel Gomes Coelho  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (18 avaliações)

Escusa de consciência é o direito que a pessoa possui de se recusar a cumprir determinada obrigação ou a praticar certo ato por ser ele contrário às suas crenças religiosas ou à sua convicção filosófica ou política.

O que é a escusa de consciência?

Apesar de soar complexa, a escusa de consciência é uma garantia concedida ao cidadão pela Constituição de 1988 no inciso VIII do artigo 5º. Essencialmente, a escusa de consciência é o direito do indivíduo de não cumprir um serviço obrigatório por razões relacionadas a sua crença filosófica, religiosa ou política.

O que é escusa de consciência exemplo?

A escusa de consciência é também chamada de “objeção de consciência” ou “alegação de imperativo de consciência”. O exemplo mais comum de alegação de imperativo de consciência é o alistamento militar. ... O serviço militar é obrigatório nos termos da lei.

O que é uma prestação alternativa?

Obrigação alternativa é uma obrigação jurídica complexa com pluralidade de objetos, na qual o devedor cumpre a obrigação quando presta apenas um deles. Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou.

Qual a possibilidade é a consequência da escusa de consciência na prática?

Para a doutrina majoritária, a recusa de cumprir obrigação a todos imposta e a prestação alternativa implica na perda dos direitos políticos. ... Quanto à escusa de consciência (recusa de cumprir obrigação legal a todos imposta), não é causa de perda dos direitos políticos, mas de suspensão.

Escusa de Consciência - Art. 5º, inciso VIII, da CF/88

36 questões relacionadas encontradas

O que é a objeção de consciência o que deverá acontecer quando ela for invocada?

A escusa de consciência acontece, portanto, quando alguém invoca a sua convicção pessoal para não cumprir uma obrigação imposta a todos, devendo então cumprir uma prestação alternativa, fixada em lei. ... traduz forma máxima de respeito à intimidade e à consciência do indivíduo.

O que acontece quando a objeção de consciência é invocada?

Direito fundamental à liberdade de consciência

Na hipótese de eventual recusa à realização de obrigação legal genérica, por objeção de consciência, é possível ao Estado cominar obrigação alternativa (por meio de lei). Apenas se a pessoa recusar essa obrigação alternativa é que poderia ocorrer qualquer punição.

O que é escusa no direito?

Escusa de consciência é o direito que a pessoa possui de se recusar a cumprir determinada obrigação ou a praticar certo ato por ser ele contrário às suas crenças religiosas ou à sua convicção filosófica ou política. Trata-se de um direito fundamental assegurado pelo art. 5º, VIII, da CF/88.

O que é prestação alternativa fixada em lei?

alternativa fixada em lei....o que está disposta em lei e não será privado de seus direitos desde que cumpra a prestação alternativa....Quando a pessoa se recusa a cumprir uma obrigação e não aceita a prestação alternativa ela poderá ser privada de seus direitos políticos.

O que é cláusula de consciência?

Nos termos da cláusula de consciência, estará isento de pena aquele que, por motivo de consciência ou crença, praticar algum fato previsto como crime, desde que não viole direitos fundamentais individuais.

É permitido Reunir-se pacificamente?

“Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”

É possível que no Brasil alguém possa ser privado de direitos em razão de convicção religiosa?

O inciso VII do artigo 5º, estipula que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

O que diz o artigo 143 da Constituição?

143. O serviço militar é obrigatório nos termos da lei.

O que significa a palavra escusas?

2. Que não tem uso ou que tem pouca frequência ; por onde não se faz serventia contínua (ex.: ruas escusas).

Porque a escusa de consciência deve ser respeitada por todos mesmo que em nossa Constituição não enumere este direito em seu rol de direitos fundamentais?

Por mais que seja importante essa obrigação todos possuem o direito de se esquivarem dela. Mesmo que nossa Constituição não enumerasse este direito em seu rol de direito fundamentais dever-se-ia se aplicar, pois é guarida para a dignidade da pessoa humana, que é um dos fundamentos de nossa República.

O que é conviccao filosofica?

"Uma convicção é a crença de estar, num ponto qualquer do conhecimento de posse da verdade absoluta. Não foi a luta de opiniões que tornou a história tão violenta, mas a luta da fé nas opiniões, isto é, nas convicções. ...

É assegurado a todos o direito à informação?

O Inciso XIV do artigo 5º da Constituição de 1988 estipula que, no Brasil, é assegurado o direito de informar, de se informar e de ser informado, permitindo o livre acesso à informação e a dados públicos e privados que são de relevância popular.

O que significa assistência religiosa?

2º – “O Serviço de Assistência Religiosa tem por finalidade prestar assistência Religiosa e espiritual aos militares, aos civis das organizações militares e às suas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral realizadas nas Forças Armadas.”

O que é direito de reunião?

A Liberdade de reunião é a liberdade ou direito que as pessoas têm de se reunir em grupos, encontros, clubes, manifestações, desfiles, comícios ou qualquer outra organização que desejem. ... Nestes países, as manifestações contra o governo também são banidas.

O que é uma escusa absolutória?

Escusa absolutória é uma expressão jurídica utilizada no Direito Penal Brasileiro para prever uma causa excludente da punibilidade do agente.

É garantido o direito de propriedade o que quer dizer?

O direito de propriedade é descrito no Inciso XXII do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988. ... Ou seja, o direito de propriedade garante que qualquer cidadão tem direito de possuir (ou seja, ser dono de) bens. Mas não se engane, o direito de propriedade no Brasil não é incondicional!

O que é direito de objeção?

A objeção de consciência é um direito garantido a todos os médicos como modo de preservação existencial daquele ser que desenvolve essa profissão. Nada mais é do que o direito do médico de se recusar a realizar determinado ato, pois supostamente violaria, não seu ofício, mas sim seus valores pessoais.

É assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo o que quer dizer?

AINDA POSSO PEDIR INDENIZAÇÃO? A lei garante que sim. ... V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; O inciso mostra que o direito de resposta e a indenização são direitos complementares, não excludentes.

Quais são os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil?

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Qual é a relação entre a objeção de consciência e o serviço militar de acordo com a melhor interpretação da CFRB 88?

A Objeção de Consciência ao SMO -Serviço Militar Obrigatório - manifesta-se como uma negativa do indivíduo às razões aduzidas pelo Estado para a manutenção do recrutamento compulsório. Ao negar obediência a esta lei, ele demonstra que a mesma não traz em si um princípio absoluto e que pode ser modificado.

Artigo anterior
Quem está sujeito a outorga?
Artigo seguinte
Como personalizar os aplicativos do iPhone?