O que vai na string box?

Perguntado por: Gabriela Andreia Cruz Valente  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

DPS (Dispositivo de proteção contra sobretensão)
A função do DPS na string box é de proteger o inversor contra sobretensões vindas do circuito CC. Os fenômenos que podem causar as sobretensões são: descargas atmosféricas no sistema de SPDA e descargas atmosféricas próximas que induzam corrente no circuito CC.

O que compoe uma string box?

Basicamente a string box é composta por três itens: invólucro, disjuntor CC ou chave seccionadora e o DPS CC.

Como funciona uma string box?

Como dito, a String Box é uma caixa ligada ao inversor de frequência da placa de energia e ao quadro de proteção da rede elétrica. Ela se liga também ao fios fotovoltaicos das placas (ou strings, dando o nome ao componente). Portanto, ela protege tanto o sistema elétrico em si quanto as placas geradoras de energia.

Qual a diferença entre string e MPPT?

Uma diferença importante entre os inversores string e microinversores é justamente a forma como aplicam MPPTs: enquanto no primeiro a otimização de energia é feita simultaneamente em vários módulos (o que pode gerar perda de potência, já que o sistema seguirá o padrão da placa com menor rendimento), no caso do ...

O que é uma string solar?

A string box é o componente de proteção da parte CC do sistema fotovoltaico. Ela conecta os cabos vindos dos módulos fotovoltaicos ao inversor, enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente e permite o seccionamento do circuito.

? AFINAL, o que é essa tal "STRING BOX SOLAR"

33 questões relacionadas encontradas

O que é inversor string?

O inversor string é o inversor grid-tie, o tipo mais comumente utilizado em sistemas de energia solar residencial e empresarial. Ele representa 50% de todos inversores solares utilizados no mundo. Dependendo do tamanho da instalação, pode haver mais do que um inversor string.

Como funciona o sistema on grid?

O sistema fotovoltaico conectado à rede (on-grid) funciona a partir da captação da luz solar por meio dos painéis solares, gerando eletricidade em corrente contínua (CC), que passa pelo inversor solar e é convertida em corrente alternada (CA) e é distribuída para o imóvel.

O que é MPPT no inversor?

MPPT é a sigla para maximum power point tracking (rastreamento do ponto de máxima potência), que é um recurso embutido em todos os inversores para uso em sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

Onde instalar string box?

A string box é instalada próxima ao inversor, no entanto, se a distância entre o painel solar e o inversor estiver superior a 10 metros, há necessidade de instalar uma string box a mais. Dessa forma, uma delas se posiciona perto do inversor e a outra, fica próxima dos painéis.

Como identificar um medidor bidirecional?

Primeiramente, deve-se notar que o medidor bidirecional apresenta duas medições: a de energia consumida (normalmente identificada pelo código 003) e a energia injetada (normalmente identificada pelo código 103).

Como ligar energia solar on-grid?

O procedimento padrão é:
  1. Fazer a visita técnica na sua casa ou empresa e formalizar o orçamento;
  2. Fazer o projeto da instalação da placa solar e já mandar para a distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede;
  3. Instalar o sistema de energia solar no local mais adequado;

Como funciona o sistema fotovoltaico Off-grid?

O sistema de energia solar off-grid (sistema isolado ou sistema autônomo) tem como principal característica o “autossustento”, ou seja, é um sistema não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias para ser utilizada quando não houver produção.

O que é melhor on-grid ou Off-grid?

Se você deseja mais comodidade e um investimento inicial menor, o sistema on-grid pode ser a melhor opção. Por outro lado, se a instalação será feita em localidade remota e você deseja máxima independência, o sistema off-grid pode ser uma escolha mais acertada.

Qual inversor e mais eficiente?

Os dois tipos de inversores tem a mesma função básica de converter a energia que é gerada pelos painéis em corrente contínua para corrente alternada. Contudo, os microinversores são mais eficientes e, dessa forma, permitem uma maior geração de energia elétrica pelo sistema solar fotovoltaico.

Qual a diferença entre kWp e kWh?

Pode-se dizer que 1 kWp equivale a 1 kWh, pois se um painel de 1 kWp funcionar por 1 hora, ele produzirá 1000 Wh ou simplesmente 1 kWh.

Como saber qual inversor usar?

Basta multiplicar o número de painéis pela capacidade nominal de um único painel em watts. Ex: Gerador com 10 painéis de 320 Watts possui uma potência de 3200Watts ou 3.2kWp. Para saber a potência do seu inversor é tão fácil quanto – basta olhar na ficha técnica dele a potência máxima de saída.

Quantas placas por string?

Portanto, o sistema que dimensionamos em nosso exemplo suporta no máximo uma string (linha) por MPPT e cada string pode ter no máximo 11 módulos em série. É importante observar que todas as condições devem ser respeitadas para assegurar a garantia e o correto funcionamento do inversor.

Quantos painéis por MPPT?

O inversor pode ter 1 MPPT e 2 ou mais entradas. De toda forma, se tem 2 MPPTs, terá pelo menos 2 entradas (possivelmente 4 ou mais entradas).

Como funciona o Micro Inversor?

O microinversor desempenha as mesmas funções que o tradicional inversor solar: transformar a energia elétrica produzida pelos painéis solares de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) e sincronizar o sistema fotovoltaico com a rede elétrica da propriedade de uma forma segura e confiável.

Como fazer a instalação de energia solar?

Quais são os passos para a instalação de energia solar?
  1. Preparar o local de instalação das placas solares. ...
  2. Instalar os “suportes” dos painéis solares. ...
  3. Fazer a instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão fixados. ...
  4. Instalar as placas sobre os trilhos e realizar a conexão dos cabos.

Artigo anterior
Por que a ansiedade causa aperto no peito?
Artigo seguinte
Qual o percentual de absenteísmo?