O que uma pessoa pode vir a ter após um AVC?

Perguntado por: Samuel André de Fernandes  |  Última atualização: 27. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Depois de ter um AVC, a pessoa pode ter sequelas como fraqueza muscular, perda do controle dos movimentos, dor em partes do corpo, assimetria da face, dificuldade de fala e/ou confusão mental dependendo da região do cérebro afetada.

Quais são as sequelas que a pessoa pode ter após um AVC?

Outros sinais frequentes incluem: confusão mental, alteração cognitiva, dificuldade para falar ou compreender, engolir, enxergar com um ou ambos os olhos e caminhar; distúrbios auditivos; tontura, perda de equilíbrio e/ou coordenação; dor de cabeça intensa, sem causa conhecida; diminuição ou perda de consciência.

Como que a pessoa fica depois de um AVC?

Depois que um AVC acontece, é comum que o indivíduo apresente sequelas ligeiras ou graves. Tudo vai depender da região que o cérebro foi afetado e por quanto tempo ele ficou sem sangue. Uma das sequelas mais comuns de notar é a perda da força física, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade para andar ou falar.

Quem teve um AVC isquêmico pode ter uma vida normal?

A resposta é sim. E é mais comum do que se imagina. Após o AVC, é necessário mudanças no seu estilo de vida para melhorar a sua saúde. O AVC pode acontecer com qualquer um, independente da idade.

Como funciona a mente de uma pessoa que teve AVC?

Após um AVC, existem mudanças emocionais e comportamentais, pois o acidente vascular cerebral afeta o cérebro, que controla nosso comportamento e emoções. Você ou seu ente querido podem apresentar irritabilidade, esquecimento, descuido ou confusão. Sentimentos de raiva, ansiedade ou depressão também são comuns.

O QUE FAZER DEPOIS DO AVC? 7 DICAS - Rogério Souza

16 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para uma pessoa se recuperar de um AVC?

Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral. Os sobreviventes de AVC ficam muitas vezes com deficiências mentais e físicas, o que cria um impacto económico e social importante.

Quem teve AVC fica confuso?

O AVC hemorrágico é uma doença grave que poderea deixar sequelas. Sintomas como confusão mental podem ocorrer e merecem tratamento adequado.

Quantos Avcs uma pessoa suporta?

Estudos comprovam que 1 a cada 3 pessoas que tiveram um AVC terão outro. No entanto, cerca de 80% dos derrames recorrentes podem ser evitados por mudanças saudáveis ​​no estilo de vida. Apenas fazendo algumas coisas simples, você pode reduzir muito a chance de um segundo AVC.

Qual é o tipo de AVC mais grave?

AVC hemorrágico - acontece quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral. É o tipo de acidente vascular cerebral menos comum, mas que tende a ser mais grave.

Quem teve AVC vive normal?

A maioria das pessoas que sofre um acidente vascular cerebral (AVC) sobrevive. Mas metade terá sequelas que levam à dependência total ou parcial.

Quais as sequelas do AVC do lado esquerdo?

Paralisia ou fraqueza dos músculos de um lado do corpo, fraqueza muscular ou rigidez e coordenação ou dificuldades de equilíbrio, podem ser sequelas. Uma pessoa que tenha sofrido um AVC na parte esquerda do cérebro vai sofrer de fraqueza ou paralisia no lado direito do seu corpo.

Quem sofre um AVC sente dor?

A dor após acidente vascular cerebral é comumente relatada, mas, muitas vezes, incompletamente gerenciada, o que impede a recuperação ideal do paciente. Isso se deve, em parte, à natureza da dor pós-AVC e à sua presença limitada nas discussões atuais sobre o tratamento do AVC.

Quando o AVC é grave?

No AVC isquêmico, algumas partes do cérebro morrem e param de funcionar porque deixaram de receber o suprimento de sangue necessário para seu bom funcionamento, devido ao entupimento de veias e artérias cerebrais. O AVC isquêmico pode levar o paciente ao óbito ou deixar sequelas graves, caso ele consiga se recuperar.

Quais os 4 tipos de AVC?

Conheça os Diferentes Tipos de AVC
  • Ataque Isquêmico Transitório.
  • AVC Hemorrágico.
  • AVC Isquêmico.
  • Tipos de AVC.

É possível sair de um AVC sem sequelas?

"O AVC é tempo-dependente: quanto mais rápido for atendido, maiores são as chances de melhora. Cerca de 80% dos pacientes atendidos na primeira hora conseguem sair sem sequelas", alerta a neurologista Letícia Rebello. Por isso, a identificação rápida dos sintomas e o chamado da emergência são tão importantes.

É possível uma pessoa ter um AVC e não ficar com sequelas?

Todo AVC deixa sequelas? Não, nem todo AVC deixa sequela. A evolução do AVC é muito individual; tem pacientes que não apesentam sequelas e tem pacientes que apresentam sequelas de leves a graves. As sequelas também dependem do tamanho e da área cerebral afetada.

Qual o AVC que mais mata?

O acidente vascular isquêmico é responsável por 85% dos casos de acidente vascular cerebral.

Qual AVC que mais mata?

“O AVC hemorrágico é o mais grave e tem altos índices de mortalidade”, diz Achilles.

Qual o tipo de AVC que mata?

AVC hemorrágico: ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

Quais as chances de morte por AVC?

A mortalidade nos primeiros 30 dias após o AVC isquêmico é de cerca de 10%, podendo chegar a 40% ao final do primeiro ano(4) e a sobrevida depende do tratamento precoce(11).

Quem teve AVC pode perder a memória?

No caso do AVC, o comprometimento da memória, do raciocínio acontece subitamente, de uma forma aguda. Assim como a pessoa que sofreu AVC pode ficar sem sentir um lado do corpo, ele também pode perder a memória repentinamente.

Quem tem AVC recupera a memória?

Os problemas de memória são mais comuns logo após um AVC e, como muitos dos efeitos do AVC, a recuperação mais rápida ocorre nos dias e semanas após o AVC. Mas a recuperação pode continuar por meses ou anos e os exercícios para memória podem ser essenciais.

Como fica o olho de quem teve AVC?

Alguns pacientes podem experimentar visão turva ou embaçada após um AVC, em decorrência do prejuízo causado às áreas do cérebro que controlam a nitidez da visão.

Como saber se o AVC foi grave?

6 sinais de alerta do AVC Isquêmico
  1. Dificuldade para falar e entender o que outros estão falando;
  2. Paralisia ou dormência no rosto, braço ou perna, em apenas um lado do corpo;
  3. Dor de cabeça súbita e intensa;
  4. Tontura que pode ser acompanhada por vômitos;
  5. Perda da coordenação motora;

Porque o estresse causa AVC?

O estresse intenso faz com que a pressão arterial se eleve, o que pode favorecer o desenvolvimento de aneurismas e até Acidente Vascular Cerebral (AVC). E tem mais: se frequente, ele também pode contribuir para o aumento da coagulação do sangue e da contração dos vasos cardíacos, fatores que podem resultar no infarto.

Artigo anterior
Qual o valor do curso de reciclagem?
Artigo seguinte
O que é plano de validade do negócio jurídico?