O que trabalhar no campo traços sons cores e formas?

Perguntado por: Rafael Correia Rocha  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

Traços, sons, cores e formas: este campo tem a intenção de estimular o contato com diferentes formas de arte, desenvolvendo a percepção estética. Valoriza a análise e a produção de músicas, desenhos, pinturas, esculturas, entre outros meios de expressão.

O que trabalhar no campo de experiência traços sons cores e formas?

O Campo de Experiência “Traços, sons, cores e formas” implica essa possibilidade para a Educação Infantil.
...
São eles:
  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Como trabalhar cores e formas na educação infantil?

Proponha brincadeiras utilizando as formas e as cores. Por exemplo, brinque de bolinhas de sabão e enfatize o formato, em seguida, peça às crianças para desenharem círculos de diferentes cores. Disponibilize desenhos de um sorvete na casquinha e peça que coloram apenas o triângulo de giz de cera amarelo.

O que diz a Bncc sobre traços sons cores e formas?

3. Traços, sons, cores e formas. O terceiro dos campos de experiência BNCC é: Traços, sons cores e formas. ... “Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.

Porque trabalhar cores e formas na educação infantil?

O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades.

BNCC | TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

29 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo de trabalhar as cores primárias?

Apresentar as cores primarias (azul, amarelo e vermelho) e as cores secundarias (laranja, roxo e verde), aguçando a percepção visual do aluno. Conhecer as cores e identifica-las. Reconhecer as cores primarias e secundarias. Ampliar a percepção visual, atenção e memória.

O que significa EI02EF03?

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

Qual campo de experiência trabalha as formas geométricas?

Plano de aula Formas Geométricas para Educação Infantil de acordo com a BNCC. Campo de Experiências da BNCC: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

O que avaliar em cada campo de experiência da BNCC?

Confira a seguir os cinco campos de experiência da BNCC.
  • O eu, o outro e o nós. Visa a construção da identidade e, também, da subjetividade da criança. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Como trabalhar as cores com a educação infantil?

No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor; se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a ideia. Mantenha-se pelas cores básicas: vermelho, azul, branco, preto, amarelo; mais tarde vá juntando outras cores.

Como trabalhar formas na educação infantil?

Veja, a seguir, algumas atividades interessantes para ajudar no aprendizado das figuras geométricas.
  1. Quebra-cabeças de figuras geométricas.
  2. Peças para contorno de figuras geométricas.
  3. Máscaras de animais com narizes de figuras geométricas.

O que trabalhar no campo de experiência corpo gestos e movimentos?

Abaixo você pode conferir algumas atividades desenvolvidas por educadores com base no campo “Corpo, gestos e movimentos”.
...
São eles:
  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

O que trabalhar em espaços tempos quantidades relações e transformações?

O Campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação.

Como trabalhar o campo de experiência corpo gestos e movimentos?

5 atividades práticas para fazer em sala de aula
  1. 1 – Músicas com comando e ações. Existem diversas melodias que estimulam as crianças a fazerem movimentos simultâneos, como pular, agachar, rodopiar e entre outras ações. ...
  2. 2 – Circuitos. ...
  3. 3 – Brincadeiras de imitação. ...
  4. 4 – Montagem com diferentes objetos. ...
  5. 5 – Parquinho.

Qual objetivo de trabalhar formas geométricas na Educação Infantil?

OBJETIVOS: Conhecer as formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo; Identificar e classificar as formas geométricas em objetos do dia-a-dia.

Qual o objetivo de se trabalhar as formas geométricas?

Objetivo. (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Qual o objetivo de trabalhar as figuras geométricas na Educação Infantil?

Trabalhar as formas geométricas desde cedo, ainda na educação infantil, é essencial para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio espacial. ... É fundamental, entretanto, que esse processo de ensino das formas geométricas aconteça da maneira certa.

O que significa o código EI02EO01?

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

Qual é a habilidade EI03EF01?

Habilidade: EI03EF01 - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

O que significa EI03CG05?

INTRODUÇÃO GERAL. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Como estimular as cores?

Vamos falar de algumas dicas a respeito.
  1. 01 – Crie um ambiente favorável ao contato da criança com as cores. ...
  2. 02 – Não ensine as cores apenas verbalmente. ...
  3. 03 – Comece pelas cores básicas e vá agregando semanalmente. ...
  4. 04 – Crie atividades lúdicas com as crianças. ...
  5. 05 – Não questione a criança durante o processo.

Como explorar as cores?

Explore uma imagem de forma inusitada e desafie a criança a pintar com o azul, com o verde, com o vermelho e o amarelo. Veja, durante a atividade, se ela está relacionando de forma adequada o nome à cor! Uma forma descontraída de trabalhar a criatividade e aprender!

Artigo anterior
Para que idade é o Roblox?
Artigo seguinte
O que é a alfabetização matemática?