O que torna prevento o juiz?

Perguntado por: Marcos William de Lourenço  |  Última atualização: 7. November 2024
Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)

A prevenção é uma das formas de fixação de competência do juízo. Em linhas gerais, quando há dois ou mais juízes competentes ou com jurisdição cumulativa, será prevento o juiz que tiver realizado algum ato do processo antes dos demais juízes.

Quando o juiz se torna prevento?

O art. 106 do Código de Processo Civil estabelece que: "Correndo em separado ações conexas perante juízes que têm a mesma competência territorial, considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar."

Quando se dá a prevenção do juízo?

59 do Novo Código de Processo Civil preveem que a prevenção se dá no momento da distribuição ou registro da petição inicial, sendo que somente haverá mudança da competência em caso de supressão de órgão judiciário ou de mudança de competência absoluta, que não se apontam no caso.

Quando cabe prevenção?

A prevenção deve ser acusada quando um critério de prevenção, apurado a partir das informações do processo submetido à análise, aponta a existência de um ou mais processos já existentes que se encaixam no critério.

O que é prevento no CPC?

O juízo prevento é aquele em que a ação é primeiramente registrada ou distribuída. Nos casos de modificação de competência em que há a reunião de dois ou mais processos, estes serão sempre direcionados ao juízo prevento, ou seja, aquele que primeiro recebeu o registro ou distribuição da ação.

CPC COMENTADO - Arts. 58, 59 e 60 - Prevenção

27 questões relacionadas encontradas

O que diz a Súmula 235 do STJ?

A conexão não implica na reunião de processos, quando não se tratar de competência relativa - art. 102 do CPC. A competência absoluta da Justiça Federal, fixada na Constituição, é improrrogável por conexão, não podendo abranger causa em que a União, autarquia, fundação ou Empresa Pública Federal não for parte.

O que diz o artigo 286 do CPC?

Havendo intervenção de terceiro, reconvenção ou outra hipótese de ampliação objetiva do processo, o juiz, de ofício, mandará proceder à respectiva anotação pelo distribuidor.

O que diz o artigo 253 do CPC?

Artigo253. - No dia e na hora designados, o oficial de justiça, independentemente de novo despacho, comparecerá ao domicílio ou à residência do citando a fim de realizar a diligência.

O que diz o artigo 219 do CPC?

Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Parágrafo único. O disposto neste artigo aplica-se somente aos prazos processuais.

O que significa não a Prevento?

Significa que se forem distribuídas outras ações iguais a outros juízos, o juízo que primeiro realizou o registro ou distribuição da petição inicial se torna competente para a causa. Art.

O que é desembargador prevento?

522, §3º, que considera prevento o desembargador que lança seu visto nos autos como relator ou revisor, devendo participar da turma julgadora daquela causa ou recurso.

O que é o critério da prevenção afirma sobre a competência?

O art. 75, parágrafo único, CPP apresenta o critério da prevenção, que ocorre quando um juiz se antecipa aos demais e analisa alguma diligência antes que haja o recebimento da denúncia. Por exemplo, um juiz deferiu o pedido de prisão temporária. A partir de então, este juiz será o competente, por força da prevenção.

O que diz o artigo 240 do CPC?

Artigo240. - A citação válida, ainda quando ordenada por juízo incompetente, induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor, ressalvado o disposto nos arts. 397 e 398 da Lei 10.406, de 10/01/2002 (Código Civil). [[CCB/2002, art.

O que é prevenção recursal?

Trata-se do dever de advertir as partes sobre eventuais defeitos em suas manifestações, dando-lhes a oportunidade de corrigir esses vícios, sempre que possível. Entre as imposições de conduta que o princípio da cooperação impõe aos magistrados, está o dever de prevenção (art.

O que é prevenção no agravo de instrumento?

AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. ARGUIÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM FACE DA PREVENÇÃO. Nos Tribunais a regra da prevenção se materializa quando o primeiro recurso protocolado no Tribunal torna prevento o relator para eventual recurso subsequente interposto no mesmo processo ou em processo conexo.

O que é processo possivelmente Prevento?

A prevenção é o fenômeno processual em que um órgão jurisdicional pode passar a ser o competente para apreciar um determinado processo judicial. O objetivo dessa previsão normativa é assegurar uma maior racionalidade na divisão do trabalho e evitar a ocorrência de decisões conflitantes sobre o mesmo assunto.

O que diz o artigo 489 do CPC?

Está assim redigido o texto legal: “ Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: [...] não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador ”.

O que diz o artigo 374 do Código de Processo Civil?

É impróprio o magistrado, de oficio, ordenar que a pessoa física prove hipossuficiência. .) _________________________________________________ Art. 374 , do CPC/15 : Não dependem de prova os fatos: IV - em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade.

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.

O que diz o artigo 105 do Código de Processo Civil?

O art. 105 do CPC estabelece as regras gerais de representação processual das partes por seus procuradores, instituindo a denominada procuração geral para o foro ou procuração ad judicia, que confere ao advogado poderes para praticar todos os atos do processo.

O que significa art 284 do CPC?

284. Todos os processos estão sujeitos a registro, devendo ser distribuídos onde houver mais de um juiz.

O que diz o art 485 IV do CPC?

§ 4º Oferecida a contestação, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação.

O que diz a Súmula 284 do STF?

SÚMULA 284

É inadmissível o recurso extraordinário, quando a deficiência na sua fundamentação não permitir a exata compreensão da controvérsia.

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

Artigo anterior
O que é necessário para retirar uma encomenda nos Correios?
Artigo seguinte
Como uma pessoa se torna narcisista?