O que significa VTI na língua portuguesa?

Perguntado por: Gabriel Martinho de Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

Verbo transitivo indireto (VTI)
Acompanhado de preposição obrigatória, o complemento desse tipo de verbo é chamado de objeto indireto.

O que é VTI na língua portuguesa?

Os Verbos Transitivos Indiretos (VTI) são aqueles que precisam de uma preposição para mediar o verbo com seu complemento, ou seja, a regência verbal pede um complemento que seja um objeto indireto.

O que significa Vtd VTI vi?

Contudo, se o sentido do verbo não depender de nenhum complemento, então, o verbo será intransitivo. Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).

Como saber se o verbo e VTI?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

O que é OD e OI?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

VIR, VIM e VIER: entenda quando usar essas formas verbais #PEL

26 questões relacionadas encontradas

Quem é OD?

Significado de Od

substantivo masculino Força que se presume propagar-se por toda a natureza, pelas coisas e pessoas, criando os fenômenos do magnetismo, hipnotismo, mesmerismo etc. Etimologia (origem da palavra od).

O que é o complemento direto e indireto?

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

Como identificar a transitividade dos verbos?

Transitividade verbal
  1. Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto.
  2. Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto.
  3. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.

Como se sabe se o verbo e transitivo ou intransitivo?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Como saber se é VTDI?

  1. Relembrando a classificação dos verbo. Verbo transitivo direto(VTD) - Exige objeto direto. ...
  2. OD. Verbo transitivo(VT) - Exige objeto indireto. ( ...
  3. OI. Verbo transitivo direto e indireto (VTDI) - Exige dois objetos: ...
  4. OD OI. Verbo intransitivo(VI) - Não exige complemento Ex: A velha igreja desabou.

Como se classifica o complemento o relógio?

Como se classifica o complemento o relógio? o complemento verbal "relógio" é um objeto direto. Se substituirmos por um pronome oblíquo, teremos "Mostrei-o".

O que é verbo transitivo indireto exemplo?

Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Como classificar os verbos de acordo com a transitividade?

Esses complementos podem ser seguidos ou não de preposição, de modo que os verbos transitivos são classificados em verbos transitivos diretos, verbos transitivos indiretos ou verbos transitivos diretos e indiretos.

Como saber se o verbo pede preposição ou não?

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto.

Como identificar um complemento indireto?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Como identificar um complemento direto?

Para se distinguir um complemento do outro devem fazer-se as seguintes perguntas ao verbo:
  1. O quê? Quem? (para se determinar o complemento direto)
  2. A quem? (para se determinar o complemento indireto)

O que é um complemento directo?

O complemento direto (CD) é a parte da oração que sofre a ação do verbo. Os verbos que não levam complemento direto se denominam intransitivos, embora possam levar outros complementos. Se tiverem complemento direto, chamam-se transitivos.

O que é OD na língua portuguesa?

O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não. Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal.

O que é objeto direto exemplo?

(o filho = objeto direto) Você conhece o José? (o José = objeto direto) Convidei meus amigos para a festa. (meus amigos = objeto direto), (para a festa = objeto indireto).

O que é preposição é um exemplo?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Quais são todos os verbos transitivos indiretos?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.
...
Lista de verbos transitivos indiretos
  • necessitar;
  • saber;
  • acreditar;
  • obedecer;
  • precisar;
  • gostar;
  • conversar;
  • duvidar;

Qual é a classificação sintática do pronome lhe Mostrei-lhe?

- O verbo transitivo exige complemento e é dividido em: transitivo direto e indireto. O pronome oblíquo “lhe” é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos complementos que possuem preposição.

Artigo anterior
Quais são as brincadeiras populares brasileiras?
Artigo seguinte
Quais são as semelhanças e diferenças entre ética e moral?