O que significa uma emissão alfa?

Perguntado por: Vítor Filipe Matos  |  Última atualização: 3. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

O que são emissões α?

As emissões α são as que possuem menor poder de penetração e que consequentemente trazem menor dano aos seres vivos, pois elas não conseguem atravessar uma camada de ar de 7cm, uma folha de papel ou uma chapa de alumínio de 0,06 mm.

O que constitui uma emissão alfa?

A radiação alfa é positiva, sendo constituída de dois prótons e dois nêutrons. Seu poder de penetração é baixo, causando pequenos danos ao ser humano.

Qual o significado da radiação alfa?

Na realidade, as radiações alfa são partículas pesadas, compostas de 2 prótons e 2 nêutrons, como o núcleo do átomo de hélio. Visto que os prótons são partículas positivas e os nêutrons não possuem carga, as emissões alfa são partículas de carga positiva, podendo ser representadas da seguinte forma: 24α.

Qual a diferença entre as emissões Alfa beta e gama?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

🧪 PARTÍCULAS ALFA E BETA: COMO CALCULAR?

43 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer alfa e beta?

O alfa e o coeficiente beta são duas métricas amplamente utilizadas para medir o desempenho e risco de investimentos em ações. Embora ambos estejam relacionados aos retornos, eles refletem diferentes aspectos e podem ser úteis para diferentes propósitos.

Para que serve a radiação alfa?

Apesar de ser altamente maléfica aos seres vivos, em determinadas doses, a radiação é utilizada para o tratamento de doenças, realização de diagnósticos, datação de fósseis e artefatos entre outros.

O que emite radiação beta?

As partículas Beta são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável. Em núcleos instáveis betaemissores, um nêutron pode se decompor em um próton, um elétron e um antineutrino permanece no núcleo, um elétron (partícula Beta) e um antineutrino são emitidos.

O que e alfa e Ômega e beta?

Dentro dessas comunidades, o alfa seria o líder, o beta seria o segundo em comando, ou seja, o assistente, e o ômega estaria no final dessa estrutura social – seria, portanto, o indivíduo mais fraco.

Qual o tipo de radiação mais forte?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

Qual a constituição da radiação alfa?

Tem mais depois da publicidade ;) Essa radiação possui carga positiva, é constituída por 2 prótons e 2 nêutrons, a barreira que não permite sua penetração é a folha de papel alumínio. A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações, além de ser muito energética.

Quais as características da emissão alfa?

A partícula “Alfa” possui carga positiva, constituída por 2 prótons e 2 nêutrons. Tal partícula provém da quebra de um núcleo de átomo radioativo, e adquire a carga positiva de + 2. As partículas Alfa são muito reativas e podem ser emitidas por elementos, tais como: Hélio-4 e Radônio-222.

O que acontece com um elemento radioativo ao emitir uma radiação alfa?

Como há uma alteração no número de prótons no núcleo do átomo, sempre que uma radiação alfa é emitida, temos a formação de um novo elemento químico, cujo número atômico é duas unidades menor que o que deu origem a ele.

Quem criou a radiação alfa?

Em 1899 Ernest Rutherford descobriu que os compostos de urânio produzem três tipos diferentes de radiação. Ele separou as radiações de acordo com seu poder de penetração e chamou-as radiação alfa, beta e gama.

O que é uma partícula ª?

Nas ciências físicas, uma partícula (ou um corpúsculo em textos mais antigos) é um pequeno objeto localizado que pode ser descrito por várias propriedades físicas ou químicas, como volume, densidade ou massa.

Quem descobriu a partícula alfa?

Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa.

Qual a diferença entre alfa e ômega?

Alfa e ómega são, respectivamente, a primeira e última letras do alfabeto grego clássico (jónico) (α e ω, dito como «το 'Αλφα και το Ωμέγα»). A tradição cristã assimila frequentemente Deus ao alfa e ómega. Este conjunto simboliza a eternidade de Deus.

O que é ser um beta?

Trata-se do homem beta, um termo emprestado da biologia, que significa o oposto do macho alfa, o líder de um grupo de animais. Enquanto o alfa é agressivo, exibe força e coragem, garante a caça e conquista as melhores fêmeas do bando, o beta é mais cooperativo e não faz questão de participar das disputas masculinas.

O que significa ser um ômega?

Por isso, não são líderes e nem seguidores. Machos ômega costumam ser criativos, excêntricos, introvertidos e autênticos. As pessoas gostam do quanto eles são prestativos e sinceros, embora sua impulsividade e irreverência possam ser problemas de vez em quando.

Quais são os 3 principais tipos de radiação?

Radiação é definida como a propagação de energia no vácuo, no espaço ou em meios materiais, em forma de partículas (alfa, beta, pósitron, elétrons, nêutrons, prótons), por ondas eletromagnéticas (raios X e raios gama) ou ondas mecânicas (ondas sonoras).

O que significa partícula beta?

As partículas β (beta) são eletrões ou positrões de elevada energia cinética emitidos pelos núcleos de certos elementos radioativos (radionuclídeos). A formação de partículas β pelos radionuclídeos denomina-se decaimento β.

Onde se encontra a radiação beta?

A radiação beta está presente também em um típico tubo de televisão, que funciona a partir de uma metralhadora de elétrons, os quais tornam-se luz quando são absorvidos pelo elemento fósforo que recobre internamente o tubo de projeção da imagem.

Qual e a radiação mais fraca?

Qual a radiação mais fraca? Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.

Qual e a radiação mais ionizante?

Raios gama: radiação eletromagnética de maior frequência.

Como se proteger da radiação alfa?

Os meios de proteção são determinados através de três pilares: distância, tempo de exposição e blindagem. À medida que o indivíduo se afasta de fontes emissoras de radiação, a intensidade da energia transportada pela mesma decai com o quadrado da distância.

Artigo anterior
Pode usar água oxigenada na sobrancelha?
Artigo seguinte
Como se identifica um vampiro?