O que significa suspeição em um processo?

Perguntado por: Mário Denis Borges de Teixeira  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (50 avaliações)

A suspeição e o impedimento são mecanismos jurídicos usados para afastar o juiz de um determinado julgamento. Busca-se garantir a imparcialidade. O impedimento (art. 144 do CPC) traz as possibilidades em que o juiz está PROIBIDO de participar do julgamento.

Quando ocorre a suspeição do juiz?

O juiz será considerado suspeito por sua parcialidade quando for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes, receber presente antes ou depois de iniciado o processo, aconselhar alguma das partes sobre a causa, entre outros.

Qual a finalidade da suspeição?

Suspeição do juiz é o ato pelo qual o juiz fica impossibilitado de julgar uma lide, por condição pessoal (parentesco, por exemplo) ou posicionamento (como o auferimento de vantagem, ainda que indireta, com o sucesso de uma das partes) que questionem sua imparcialidade, prejudicando a sua função de julgamento, o ...

Quais os efeitos da suspeição?

Uma vez acolhida a suspeição, todos os atos do juiz suspeito, de cunho decisório, serão declarados nulos. É que a suspeição configura hipótese de nulidade absoluta, nos termos do inc.

Quem julga a exceção de suspeição?

256 CPP). Aceitando a arguição de suspeição, o juiz remete os autos para o seu substituto legal, que passará a ser o magistrado competente. Em caso de não aceitação, a petição tramita em separado (autônoma) com a resposta do magistrado em até 3 dias. Após esse prazo, o tribunal julga a exceção de suspeição.

AGU Explica - Impedimento e Suspeição do Juiz

26 questões relacionadas encontradas

Quem julga a exceção de suspeição do promotor de justiça?

A competência para julgar exceção de impedimento ou suspeição de promotor de justiça é do juiz, conforme previsão do artigo 104 do CPP ['Art.

Quem julga exceção de impedimento?

Se ocorrer essa situação, o magistrado que julgar em segunda instância estará impedido de proferir julgamento, conforme determina o art. 136 do CPC: ... A exceção por impedimento deve ser elaborada por petição em separado, e dirigida ao magistrado responsável pela demanda.

Quais os efeitos da exceção de suspeição?

146, o incidente de exceção de suspeição poderá ser recebido com ou sem efeito suspensivo. Se o Relator receber o incidente sem conferir efeito suspensivo, o processo continuará a correr normalmente, podendo o Juiz, tido por suspeito, praticar todos os atos processuais inerentes a atividade jurisdicional.

Qual a pena por suspeição?

“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena — detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.”

O que é suspeição no direito?

O instituto da Suspeição delimita as hipóteses em que o magistrado fica impossibilitado de exercer sua função em determinado processo, devido a vinculo subjetivo (relacionamento) com algumas das partes, fato que compromete seu dever de imparcialidade.

O que é suspeição do perito?

Suspeição dos peritos, intérpretes e serventuários

Ainda, especificamente em relação aos peritos, dispõe o artigo 279 que não poderão exercer essa função os que tiverem prestado depoimento no processo ou opinado anteriormente sobre o objeto da perícia e os analfabetos e os menores de 21 anos.

Quais os casos de suspeição de um magistrado ou de um servidor da justiça?

Há suspeição do juiz:
  • amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados;
  • que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio;

Quando a testemunha é suspeita?

Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas. § 3o São suspeitos: I - o inimigo da parte ou o seu amigo íntimo; II - o que tiver interesse no litígio.

Quando a parte poderá alegar impedimento ou suspeição processual do magistrado?

· Se o impedimento ou suspeição for do magistrado: a parte deverá alegar no prazo de 15 (quinze) dias a contar do conhecimento do fato, em petição fundamentada, que pode ser instruída de documentos e rol de testemunhas (art. 146, caput, CPC/2015). ... · Se o impedimento ou suspeição for dos demais agentes previstos no art.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

O que acontece quando juiz é declarado suspeito?

Quando um juiz se declara impedido ou em suspeição para julgar determinado processo ele está preservando o princípio da imparcialidade do julgador. ... Também deve-se considerar suspeito o juiz que tiver aconselhado uma parte a respeito da causa ou aquele que estiver interessado em julgamento favorável a uma das partes.

Como é feita a suspeição do juiz no processo penal?

Já as causas de suspeição, estão ligadas ao animus subjetivo do juiz quanto às partes, e geralmente são encontradas externamente ao processo. Uma decisão proferida por um juiz suspeito é causa de nulidade absoluta. Ambas são hipóteses que afastam a competência do juiz.

Quem pode alegar suspeição do juiz?

I - ao membro do Ministério Público; II - aos auxiliares da justiça; III - aos demais sujeitos imparciais do processo. § 1o A parte interessada deverá arguir o impedimento ou a suspeição, em petição fundamentada e devidamente instruída, na primeira oportunidade em que lhe couber falar nos autos.

Quais as hipóteses de exceção previstas na CLT que suspendem o processo?

A CLT disciplina as exceções no artigo 799 assim redigido: “Nas causas da jurisdição da Justiça do Trabalho, somente podem ser opostas com suspensão do feito, as exceções de suspeição ou incompetência. Parágrafo 1º. As demais exceções serão alegadas como matéria de defesa”.

Quem são os legitimados passivos para arguir a exceção de suspeição?

A parte legítima passiva, por sua vez, é qualquer pessoa à qual seja imputável um ilícito penal. É definida, portanto, pelas condições de imputabilidade da Parte Geral do Código Penal.

Qual o recurso contra a decisão que julga procedente as exceções?

Não existe recurso apropriado para combater o reconhecimento da suspeição, notando-se que o artigo 581, III, do CPP, estabelece que contra a decisão que julgar procedente as exceções, caberá recurso em sentido estrito, ressalvando-se a de suspeição.

O que é ação de exceção de incompetência?

Indica que um juiz ou uma juíza reconheceu que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

Pode ser arguida exceção de suspeição contra membro do Ministério Público?

Cnmp decide que membro do MP não precisa expor motivos para declarar suspeição. ... Se for argüida a suspeição do órgão do Ministério Público, o juiz, depois de ouví-lo, decidirá, sem recurso, podendo antes admitir a produção de provas no prazo de três dias.

Quem são os sujeitos do processo penal?

Penal
  • INTRODUÇÃO. ...
  • O juiz é o sujeito processual imparcial e as partes são os sujeitos processuais parciais, representados pela acusação, que é o Ministério Público ou o querelante, e pela defesa ou acusado, que é o réu ou o querelado.

Quando impugnar uma testemunha?

457. § 1º É lícito à parte contraditar a testemunha, arguindo-lhe a incapacidade, o impedimento ou a suspeição, bem como, caso a testemunha negue os fatos que lhe são imputados, provar a contradita com documentos ou com testemunhas, até 3 (três), apresentadas no ato e inquiridas em separado.”

Artigo anterior
Como ir para a quarta ilha no Pokémon Fire Red?
Artigo seguinte
Porque não pode tomar sol após escleroterapia?