O que significa rebranding?

Perguntado por: Salomé Débora Carvalho Silva  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Rebranding é o ato de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto. O objetivo do rebranding é mudar a percepção do público com relação à marca. Tais ações podem envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos.

O que é rebranding da marca?

Rebranding é o nome dado às ações estratégicas que buscam reposicionar uma marca no mercado e na percepção do consumidor. ... Por isso, grande parte dos esforços de marketing de qualquer companhia têm o objetivo de criar e consolidar a identidade da marca no mercado. Esse conjunto de técnicas e ações é chamado de branding.

Quando fazer rebranding?

Como saber qual o momento ideal para fazer o rebranding?
  1. Quando o posicionamento atual não condiz com a nova visão da empresa. ...
  2. Quando há risco iminente de falência. ...
  3. Quando passar por uma crise de imagem. ...
  4. Quando deseja mudar o público-alvo ou nicho.

Como fazer o rebranding?

Uma parte essencial de qualquer rebranding é fazer uma auditoria da marca. Nesse processo, o estado atual da marca é analisado detalhadamente para determinar como ela é percebida interna e externamente e onde está posicionada no mercado. Nessa fase, todos os itens que a empresa quer proteger devem ser reunidos.

Como repaginar sua marca?

Tenha em mente que a essência da sua marca é sempre a mesma, é um conceito perene e que não muda. Mas o posicionamento não precisa ser estático. Ele deve, sim, acompanhar a essência e proposta de valor do negócio, mas é muito mais versátil e flexível. Por isso, não tenha medo de mudar.

REBRANDING: passo a passo de como fiz o meu - e você pode fazer também

24 questões relacionadas encontradas

Como apresentar marca nova?

Reposicionamento de marca: 7 melhores estratégias para a sua empresa
  1. Reforce os valores da marca. ...
  2. Encontre seu espaço no mercado. ...
  3. Conheça bem o público. ...
  4. Entenda as atualizações. ...
  5. Invista nos diferenciais do produto. ...
  6. Faça um planejamento com a equipe. ...
  7. Promova experiências aos clientes.

Como relançamento uma marca no mercado?

Campanha de Email

Uma campanha de e-mail pode ser a primeira melhor abordagem para dizer a você, seguidores ou clientes atuais, o que está para acontecer. Ofereça descontos especiais, explique por que você está fazendo essa transformação. Crie uma campanha em torno do seu relançamento, mas evite enviar spam também.

Por que fazer um rebranding?

Rebranding é o ato de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto. O objetivo do rebranding é mudar a percepção do público com relação à marca. Tais ações podem envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos.

Quanto custa para fazer um rebranding?

Se você contratar uma empresa de Branding para isso ou uma agência de publicidade, podem cobrar entre uns R$ 3.000,00 e R$ 8.000,00 – ou mais – por isso.

Como mudar uma marca?

4 etapas para mudar a identidade de uma marca
  1. 1) Entenda como a marca está posicionada. Antes de mudar o nome, logo, cores ou outros elementos da marca entenda como ela está posicionada. ...
  2. 2) Decida qual caminho a marca vai seguir. ...
  3. 3) Se comprometa com as mudanças e transmita a nova identidade.

Por que mudar uma marca?

Mudar sua marca pode ser também uma estratégia defensiva, para proteger os negócios de uma nova concorrência. Por exemplo, se uma nova companhia surge em um mercado semelhante ao seu, os consumidores ficarão confusos sobre onde comprar.

Como comunicar mudança de identidade visual?

5 dicas para mudar a identidade visual da sua empresa
  1. Pergunte-se porque você quer mudar sua marca? ...
  2. Crie um nome que te represente. ...
  3. Faça o seu logotipo realmente refletir a sua marca. ...
  4. Refaça sua comunicação visual impressa. ...
  5. Comunique como um grande passo para a sua empresa.

O que é redesign de marca?

O que é redesign? Por definição redesign significa reformular, refazer, reaplicar ou redesenhar o design de algo, neste caso a marca da sua empresa. O design de uma marca vai além de sua logo, ampliando-se a toda a sua identidade visual, ou seja, todas as peças que comunicam sua marca.

Quanto custa a criação de um logotipo?

O preço médio nacional de um design de logotipo pode ser entre R$ 600,00 e R$ 1.500,00, embora dependendo de vários fatores, como o tempo estimado para Isso, bem como o número de revisões, entre outros aspectos, pode fazer com que o preço varie.

Quanto se cobra para fazer identidade visual?

Sendo direto, o valor médio de uma identidade visual gira em torno de R$8.000,00 para pequenas empresas. Esses são os valores baseados em algumas tabelas verificadas como a ADG, Adegraf, Abap, dentre outras.

Como apresentar uma mudança de logomarca?

8 dicas para fazer uma mudança de logomarca
  1. Reformular. O design da antiga logomarca de uma empresa é o que as pessoas geralmente estão familiarizadas. ...
  2. Reciclar elementos da logomarca anterior. ...
  3. Menos é mais. ...
  4. Ser original na logomarca nova. ...
  5. Criar valor na logomarca reformulada. ...
  6. Não seguir tendências.

O que fazer para fixar a marca na cabeça do consumidor?

Como fixar a sua marca na cabeça do cliente
  1. Como fazer lembrar da marca com facilidade.
  2. Não saturar o cliente.
  3. Compreender as necessidades reais de cada cliente.
  4. Até fidelizar o cliente, vá além do que seus concorrentes normalmente oferecem.
  5. Não menos importante, vista a camiseta, por assim dizer, da causa do cliente.

Como relançar um produto no mercado?

Relançar um produto consiste em uma modificação que gere um novo posicionamento, seja uma mudança na marca, uma nova maneira de comunicar, alterações visuais na embalagem ou até mesmo no próprio produto. Pode ser combinado com uma alteração de posicionamento de preço ou uma mudança importante no suporte de marketing.

O que vem na identidade visual?

É o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Geralmente contém as cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote e o logo gerado a partir desses elementos.

Porque redesign?

O redesign de marca é uma estratégia para recriar a identidade e adequar a novos públicos, porém mudanças bruscas na identidade visual podem ter um impacto negativo à imagem da empresa, fora os custos que a organização terá para posicioná-la no mercado e no imaginário do público-alvo.

Para que serve o redesign?

Assim, o reposicionamento e redesign são indicados para reaproximar a empresa dos consumidores, fortalecer (ou alterar) sua identidade e valores e, também, para o lançamento de novos produtos (alcançar um novo público-alvo).

Por que as marcas fazem o redesign de seus logotipos?

Isso porque o logo é a cara da empresa, é ele quem entra em contato com o Target no ponto de venda, é ele que apresenta a sua empresa ao mercado e principalmente, é ele que retrata a essência do seu negócio. ...

Qual a importância de elaborar uma campanha para informar ao cliente sobre essa mudança de endereço e nova identidade visual?

A importância da identidade visual bem definida está em facilitar o processo de identificação, fazendo com que o cliente reconheça a sua marca em todas as propagandas e anúncios visualizados. ... Uma mensagem pode ser facilmente esquecida, mas uma marca bem trabalhada gera reconhecimento e credibilidade.

Quando mudar a identidade visual da empresa?

Alessandro Basile - O momento adequado é sempre quando a empresa quer se reposicionar ou mostrar que está evoluindo, se modernizando. Esses momentos podem ser muito importantes, úteis para mudar sua marca.

Como a mudança no posicionamento da marca pode influenciar no futuro da marca e do mercado?

O posicionamento de uma marca diz respeito a como você quer que a sua empresa seja reconhecida pelos seu público. Mas esse reconhecimento vem no futuro, pois o posicionamento de marca acontece com o tempo, conforme o mercado entra em contato com a sua comunicação e as suas ofertas.

Artigo anterior
O que fazer em obidos?
Artigo seguinte
O que e comutação?