O que significa quando um processo está em recurso?

Perguntado por: Renato Salvador Nogueira  |  Última atualização: 12. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

O recurso é um instrumento processual para impugnação ou revisão de decisões judiciais. É um ato voluntário, ou seja, recorre se quiser. Para que possa ser analisado, deve preencher os pressupostos exigidos pela legislação, chamados de requisitos de admissibilidade.

O que acontece quando o processo vai para o recurso?

O que quer dizer processo em fase de recurso? O processo em fase de recurso se refere a uma etapa legal em que uma das partes no processo judicial discorda da decisão do tribunal. Essa parte, chamada “recorrente”, decide apelar para uma instância superior, conhecida como tribunal de apelação ou tribunal superior.

O que quer dizer quando o processo está em grau de recurso?

O recurso no processo civil é uma forma de pedir uma reanálise da sentença para o juiz. Digamos que você entrou com uma ação de indenização contra a pessoa A, o juiz B indeferiu o seu pedido na sentença. Você, inconformado, entra com recurso para que o juiz C reanalise o pedido a fim de modificar a sentença do juiz B.

Quando o advogado entra com recurso quanto tempo demora?

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

O que é uma análise de recurso?

As análises de recursos são feitas quando o órgão nega o pedido de benefício, e o trabalhador entra com pedido nova apreciação. O novo sistema vai valer para solicitações de aposentadorias por idade e tempo de contribuição.

Entenda seu processo: o que é recurso e quanto tempo demora?

37 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o juiz demora para analisar um recurso?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Quais os tipos de recurso?

De acordo com o artigo 496 Código de Processo Civil vigente, o rol de recursos disponíveis às partes são: apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso extraordinário, recurso especial e embargos de divergência em recurso especial e extraordinário.

Quanto tempo leva um recurso de um processo?

Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.

Quanto tempo é o prazo de recurso?

O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida. Seu objetivo é o reexame da decisão judicial.

Quando não cabe mais recurso no processo?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

Para que serve o recurso?

O recurso é um instrumento processual para impugnação ou revisão de decisões judiciais. É um ato voluntário, ou seja, recorre se quiser.

Quando o processo chega ao fim?

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Qual é a fase final de um processo?

Do Julgamento

A decisão final é a principal decisão do processo, ainda que não chegue a efetivamente apreciar o mérito da causa, como as decisões de não conhecimento, de prejudicialidade, de homologação de desistência e de negativa de seguimento.

O que é conhecido o recurso?

Significa que o recurso foi analisado, mas o pedido contido nele foi negado, isto é, a sentença foi mantida.

Quanto tempo leva para julgar um recurso em segunda instância?

A demora de um processo trabalhista em segunda instância costuma ser de 5 meses, em média. Ainda assim, é difícil prever com precisão quanto tempo levará para um processo trabalhista ser concluído, já que isso depende de vários fatores.

Como se conta o prazo para recurso?

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.

O que acontece depois de conhecido o recurso é provido?

Quando um recurso é provido, o acórdão substitui a decisão impugnada, ou seja, passa a valer no lugar daquela que foi modificada, nos limites do objeto do recurso, conforme determina o art. 1.008 do NCPC: Art. 1.008.

Qual o tempo máximo que um processo pode durar?

Qual é o tempo máximo que um processo pode durar? Não existe lei estabelecendo prazo máximo para a duração de um processo judicial. Inclusive, são tantas as variáveis envolvidas que é difícil prever uma data para o fim da tramitação.

Quantos desembargadores julgam o recurso?

Regra geral, o recurso de apelação é julgado por três desembargadores. Considerando que a finalidade do instituto é ampliar o debate sobre questão em relação à qual não haja unanimidade, deverão ser convocados julgadores em número que permita eventual inversão do resultado.

Quais são os 3 tipos de recursos?

Temos os recursos naturais renováveis ou não renováveis, que são divididos em biológicos, minerais, hídricos e energéticos.

Quais são os 4 tipos de recursos?

Recursos naturais
  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;
  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
  • Energéticos: luz solar, vento, água.

Quando o juiz dá a sentença pode recorrer?

Após todo o trâmite e deferida a sentença pelo juiz, se alguma parte não concordar com o resultado, terá direito ao recurso. Esse recurso, é de motivação livre, pois só depende da vontade de uma das partes para acontecer. Existem ainda os de motivação vinculada, mas eles serão explicados mais à frente.

Artigo anterior
Por desencargo de consciência?
Artigo seguinte
Como eu faço para não pagar a segunda via do RG?