O que significa presença de líquido livre na pelve?

Perguntado por: Guilherme Gustavo Lima de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (11 avaliações)

A doença inflamatória pélvica (DIP) pode levar a acúmulo de líquido livre na pelve, e ela se manifesta principalmente por dor pélvica, secreção vaginal anormal, dor na relação sexua podendo também ocorrer febre, vômitos e sangramento na relação sexual. Um exame ginecológico fecha o diagnósticoF de DIP.

O que significa presença de líquido na pelve?

Pode estar relacionado a ovulação ou outras causas. Não tem porque se preocupar. Agora, se você está tendo dor pélvica, febre, dor na relação sexual, aí sim pode doença inflamatória pélvica. Essa doença precisa de tratamento específico com antibiótico.

Como tratar líquido livre na pelve?

​Diagnóstico, tratamento e prevenção da DIP

O tratamento da DIP, inicialmente, é feito com antibióticos via oral ou por injeção durante duas semanas. O profissional também pode prescrever repouso, abstinência sexual e a retirada do DIU, quando houver. Pode ser necessária cirurgia em casos em que já há abscessos.

Quais os sintomas de líquido na pelve?

Sintomas de DIP
  • Febre igual ou superior a 38ºC;
  • Dor no abdômen e na região pélvica, principalmente durante a sua palpação;
  • Sangramento vaginal fora da menstruação ou após a relação sexual;
  • Corrimento vaginal amarelado ou esverdeado com mau cheiro;
  • Dor durante o contato íntimo, principalmente durante a menstruação.

O que significa presença de líquido livre?

Líquido livre no saco de Douglas significa a ausência de líquido nesse local. O saco de Douglas ou fundo de saco de Douglas é o espaço anatômico localizado entre o útero e o reto no caso das mulheres e entre a bexiga e o reto no caso dos homens.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS NA REGIÃO PÉLVICA

20 questões relacionadas encontradas

O que significa presença de líquido na cavidade endometrial?

O líquido na cavidade uterina pode ser sangue se você estava menstruada, ou líquido inflamatório no caso de uma doença inflamatória pélvica, ou acumulo de secreção mucoide na cavidade uterina, etc. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

O que significa ausência de líquido livre?

Significa que não há líquido na cavidade pélvica.

Quais sintomas de útero inflamado?

Principais sintomas
  • Corrimento amarelado, marrom ou cinza com mau cheiro;
  • Sangramento durante ou após o contato íntimo;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Dor ao urinar e durante o contato íntimo;
  • Dor na parte inferior da barriga;
  • Sensação de inchaço na parte inferior da barriga ou no útero.

Como se detecta a DIP?

Diagnóstico da DIP

O médico suspeita da presença de doença inflamatória pélvica se a mulher tiver dor na parte inferior do abdômen ou se ela tiver um corrimento vaginal inexplicado, especialmente se ela estiver em idade fértil ou se o corrimento tiver pus. Deve ser feito um exame físico, incluindo um exame pélvico.

O que é bom para inflamação pélvica?

O principal antibiótico recomendado pelo médico é a azitromicina, mas alguns outros que podem ser recomendados, incluem:
  • Amoxicilina;
  • Ceftriaxona;
  • Doxiciclina;
  • Metronidazol;
  • Levofloxacino;
  • Gentamicina;
  • Clindamicina.

Qual melhor antibiótico para DIP?

Qual é o tratamento para doença inflamatória pélvica (DIP)?

A doxiciclina pode ser substituída por Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, 1 vez por semana, por duas semanas. Na ausência de Metronidazol 500 mg, a dose de 400 mg também pode ser usada.

Como retirar líquido do útero?

A curetagem endocervical é um exame ginecológico, conhecido popularmente como raspagem do útero, que é realizado inserindo um pequeno instrumento em forma de colher na vagina (cureta) até chegar ao colo do útero para raspar e retirar uma pequena amostra do tecido deste local.

O que é DIP na ultrassom?

A doença inflamatória pélvica, também chamada de DIP, é uma infecção que afeta o sistema reprodutivo da mulher. Essa infecção pode ocorrer por meio de contato com as bactérias – clamídia e gonorreia – após a relação sexual desprotegida.

O que causa DIP na mulher?

As bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis transmitidas por via sexual, assim como a Mycoplasma genitalium, constituem a principal causa da doença inflamatória pélvica, em mulheres jovens, entre 15 e 35 anos, com vida sexual ativa, múltiplos parceiros e expostas à prática de relações sexuais ...

Quais são os critérios maiores e menores para DIP?

Critérios menores
  • temperatura axilar maior que 37,5°C;
  • conteúdo vaginal ou secreção endocervical anormal;
  • massa pélvica;
  • mais de 5 leucócitos por campo de imersão em secreção de endocérvice;
  • hemograma com leucocitose;
  • proteína C reativa ou velocidade de hemossedimentação elevada;

Quais são os sinais que o útero não vai bem?

Os sintomas são:
  • Cólicas intensas durante a menstruação.
  • Dor forte no baixo ventre durante e fora do período menstrual.
  • Fadiga crônica, exaustão.
  • Fluxo menstrual intenso ou fora do período.
  • Alterações intestinais e urinárias durante o período menstrual (geralmente devido ao inchaço)
  • Dificuldade para engravidar.

É perigoso inflamação no útero?

De modo geral, não é perigoso, pois as inflamações no útero são provocadas por germes que normalmente habitam essa região, como o fungo Candida sp., ou bactérias como a Chlamydia sp.

Qual a diferença entre infecção e inflamação no útero?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

O que significa ausência de líquido Peritendineo?

Significa que não existe líquido perto do tendão.

Como saber se estou grávida pelo endométrio?

Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação. A espessura do endométrio pode ser medida através do exame de ultrassonografia transvaginal.

Como descobri o câncer de endométrio?

Os principais sinais e sintomas do câncer de endométrio são:
  1. Hemorragias, manchas e corrimentos. Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal, sangramento entre as menstruações ou após a menopausa. ...
  2. Dor pélvica e perda de peso.

Como saber se o homem tem DIP?

Os germens que causam a doença inflamatória pélvica (DIP) na mulher, podem se manifestar no homem da seguinte forma: secreção uretral e/ou dor e ardor para urinar . Não espere grandes sinais e sintomas no homem e muito menos líquido em cavidade abdominal.

Qual é a classificação da DIP?

A classificação clínico-laparoscópica de DIP pode ser dividida nos seguintes estágios: a) estágio I: endometrite/salpingite sem peritonite; b) estágio II: salpingite aguda com peritonite; c) estágio III: salpingite aguda com oclusão tubária ou abscesso tubo-ovariano; d) estágio IV: abscesso tubo-ovariano roto.

Porque a DIP causa infertilidade?

Se não forem tratadas a tempo, as bactérias causadoras dessas doenças, que inicialmente ficam no canal vaginal, se proliferam e entram nos órgãos internos, provocando a infecção pélvica. Por esse motivo, a DIP pode causar infertilidade.

Quando é necessário fazer raspagem no útero?

A curetagem, procedimento que consiste em fazer uma raspagem na parede uterina é indispensável em alguns casos de aborto ou sangramento intenso. A técnica serve para retirar do útero o que não foi expelido espontaneamente ou para coletar material a fim de diagnosticar alguma doença, como o câncer de útero.

Artigo anterior
Quem são os meios é extremos?
Artigo seguinte
Onde é Wessex hoje?