O que significa presença de linfonodos axilares?

Perguntado por: Frederico Ivo Reis  |  Última atualização: 20. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

A presença de um nódulo axilar profundo e consistente pode, como discutido, indicar uma manifestação de câncer de mama. Em muitos casos, o nódulo pode ser uma representação de linfonodos já afetados pela doença. Para esclarecer essa situação, exames de imagem são vitais.

É perigoso linfonodos nas axilas?

A avaliação clínica do seu médico através do exame é muito importante para o seu diagnóstico. O achado de linfonodos no prolongamento axilar ou simplesmente axila é completamente normal desde que o seu exame físico seja normal e que não existam outros achados na mamografia e ultrassom.

O que significa linfonodos axilares na mamografia?

A presença ou não de células cancerígenas nos linfonodos axilares ajuda na definição do estadiamento e grau de evolução dos tumores. Portanto, isso explica a relevância clínica da avaliação dos linfonodos nos diagnósticos de câncer de mama.

Qual o tratamento para linfonodos axilares?

A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar. Normalmente são retiradas cerca de 10 a 20 gânglios, porém este número pode variar.

O que quer dizer linfonodos axilares?

Os linfonodos axilares são um grupo de linfonodos encontrados na axila. A axila, ou região axilar, é um espaço piramidal irregular localizado entre o tórax, braço e pescoço que serve como uma importante via de passagem para as estruturas neurovasculares que suprem o membro superior.

TOME CUIDADO! Estes são os sinais e sintomas do LINFOMA │ Médico Explica

20 questões relacionadas encontradas

Quando um linfonodo pode ser câncer?

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

O que pode causar linfonodos axilares?

Linfonodos axilares aumentados podem ser, por exemplo, um indicativo precoce de câncer de mama, mas também um sinal de infecções e alergia de contato na pele causadas pelo uso de um cosmético como um desodorante roll-on. A avaliação do médico ajuda a identificar o que pode ser.

Quando os linfonodos são preocupantes?

Alguns fatores de atenção relacionados ao aumento dos linfonodos são: presença de linfonodos com mais de 2 cm, que se encontram aderidos a diferentes tecidos em vários locais, endurecidos, e tempo prolongado / persistente de aumento.

Qual a diferença entre linfonodos e câncer?

Os linfonodos normais são pequenos e podem ser difíceis de serem detectados, mas quando há uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios podem aumentar de tamanho. Os localizados próximos da superfície do corpo, podem aumentar de tamanho e serem sentidos com os dedos, e alguns podem até ser vistos.

Quanto tempo dura um linfonodo na axila?

Ela se manifesta através de um ou mais carocinhos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos, e costumam durar entre 3 e 30 dias. Qualquer tipo de inflamação pode causar esse carocinho, pois os gânglios funcionam como filtro contra possíveis ameaças ao corpo.

É normal ter linfonodos?

O corpo humano tem aproximadamente 600 linfonodos distribuídos em diversas cadeias linfáticas, que podem ser superficiais ou profundas. As superficiais podem ser palpadas em indivíduos normais ou secundariamente a alguma patologia (1).

É normal aparecer linfonodo na mamografia?

Eles possuem uma característica própria na mamografia e nos outros exames de imagem. Não se assuste com a palavra linfonodo no seu exame. Eles estão presentes sempre e apenas não podem estar com características suspeitas de câncer.

Qual é a causa do linfonodo?

Conforme explicado anteriormente, processos infecciosos ou inflamatórios (como gripes, resfriados e viroses) são causas muito comuns de aumento dos linfonodos. Sendo assim, o inchaço dessas estruturas pode ser acompanhado por dor de garganta, tosse, febre ou coriza, por exemplo.

Como saber se o linfonodo é maligno ou benigno?

O linfonodo que sofre transformação maligna tende, no início, a apresentar morfologia arredondada, mantendo seus limites com os planos adjacentes. Com a evolução da doença, pode passar a ter bordas boceladas ou espiculadas, perdendo seus limites com os tecidos ao redor.

Quando o linfonodo dói?

Quando os linfonodos aumentados podem ser câncer

A avaliação do gânglio aumentado ajuda a identificar o que pode ser, e por isso o médico apalpa a área e verifica se o gânglio se mexe, qual seu tamanho e se dói. Os gânglios doloridos tem menos chances de ser cancerosos.

Quais os sintomas do linfonodo maligno?

Sintomas de linfonodo maligno
  • Perda de peso excessiva;
  • Febre;
  • Sudorese;
  • Alteração na voz;
  • Alteração na respiração;
  • Sangramento na boca;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Feridas na pele ou na parte aero-digestiva alta.

Tem cura para linfonodos?

Como em outros tipos de cânceres, os linfomas possuem altos índices de cura, porém, quanto mais cedo diagnosticados, melhores serão os resultados. “A taxa de cura é grande, porém é de extrema importância que as pessoas fiquem atentas aos principais sintomas”, aponta Dr. Sérgio Padilha.

O que acontece quando os linfonodos são retirados?

Quando muitos linfonodos são removidos, é chamada de amostragem ou dissecção linfonodal. Quando o câncer já se espalhou para os linfonodos, existe um risco aumentado de que o câncer recidive após a cirurgia.

Qual relação pode haver entre o câncer de mama e os linfonodos axilares?

A partir do momento em que um tumor na mama se dissemina pelos canais do sistema linfático, é possível que as células cancerígenas atinjam os linfonodos axilares em algum momento da evolução da doença.

Qual o tamanho normal de um linfonodo na axila?

Usualmente o tamanho normal do linfonodo é menor que 1 cm de diâmetro, embora haja variações nas diferentes regiões e idades. Nas crianças (2-10 anos) geralmente os linfonodos normais são maiores em tamanho, e aqueles > 2-3 cm são usualmente sugestivos de malignidade ou de doença granulomatosa.

Qual é o tratamento para linfonodos?

Em casos de doenças infecciosas e virais, o tratamento para linfonodos cervicais é feito com o uso de medicamentos sintomáticos e anti-inflamatórios. Às vezes, o uso de antivirais ou de antibióticos, em caso de doenças infecciosas bacterianas, pode ser necessário.

Qual câncer aumenta linfonodos?

Linfoma é um câncer que surge quando um linfócito se transforma em célula maligna, capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas (também chamadas de clones), levando ao inchaço dos gânglios, muitas vezes chamados de ínguas.

Quando o linfonodo é perigoso?

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

Porque os linfonodos axilares doem?

Os linfonodos são o primeiro mecanismo de defesa do nosso organismos contra os agentes infecciosos, ou contra o câncer. No caso das axilas, eles podem aumentar quando ocorre uma infeção ou inflamação nas mãos, braços, nas mamas ou nas axilas. Esta inflamação regride quando o processo que causou a reação desaparece.

Qual a consequência da retirada dos linfonodos axilares?

O grande efeito colateral do esvaziamento axilar é o linfedema (inchaço do braço) que ocorre em 20% das mulheres, principalmente naquelas mais idosas ou acima do peso. A fisioterapia precoce é fundamental para orientação e prevenção deste problema.

Artigo anterior
Como está o mercado de trabalho na área de Nutrição?
Artigo seguinte
Como atualizar CRLV Digital 2021 RS?