O que significa presença de exsudato no exame de Papanicolau?

Perguntado por: Sara Rebeca Sá Gaspar Amorim  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

Resumidamente o exsudato netrofílico é uma reação inflamatória com fluido seroso , viscoso ou purulento que aparece secundariamente a um processo inflamatório . Isso não deve ser interpretado como algo grave. Esse processo inflamatório e/ou infecção pode variar em graus leve, moderado e elevado.

O que significa presença de exsudato?

Exsudato (do latim exsūdāre significa fluir pra fora) se refere a saída de líquidos orgânicos através das paredes e membranas celulares, tanto de animais quanto de plantas, por lesão ou por inflamação. No caso de exsudação sanguínea por ferimento há passagem de proteínas do plasma, leucócitos, plaquetas e hemácias.

Como tratar intenso exsudato?

Portanto, é muito importante drenar o excesso de exsudato com um curativo absorvente, como gaze. Isso evita problemas como o retardo da cicatrização, o surgimento de dermatites, a maceração dos bordos e, consequentemente, o aumento da lesão.

O que significa inflamação no resultado do Papanicolau?

O termo " associado a inflamação" Não significa um processo inflamatório como estamos acostumados e sim apenas um corrimento que pode perfeitamente ser fisiológico e normal! Corresponde ao antigo Papanicolau classe II "inflamatório" usado no passado também normal. Converse com seu médico.

O que aparece no Papanicolau quando tem HPV?

O Papanicolaou não detecta o vírus HPV mas detecta as lesões provocadas no colo uterino pelo HPV. Se tiver uma infecção pelo HPV, os seus parceiros sexuais precisam procurar atendimento médico. Eles também podem ter o vírus e lesões pelo HPV.

Entenda o resultado do Preventivo (Papanicolau)

31 questões relacionadas encontradas

Como o HPV é detectado?

O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.

Que tipo de exame detecta o HPV?

Entre as técnicas utilizadas para o diagnóstico das lesões anogenitais induzidas por HPV, recomendam-se os seguintes exames: Colpocitologia oncótica de colo uterino; Citologia oncótica anal; Colposcopia; Anuscopia e Histopatologia(1).

É normal dar inflamação no preventivo?

Inflamação no Papanicolau é normal. Vem inflamação no seu, no meu e no de todas as mulheres que a gente conhece. Porque inflamação é diferente de infecção. Infecção quer dizer que há bactérias, fungos ou outros microorganismos causando doenças no útero ou na vagina.

Quando o resultado do preventivo da inflamação?

Melhor dizendo, faz parte do funcionamento natural da vagina e devido a isso, não necessita de tratamento. Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal.

Quando o útero tá inflamado?

A inflamação no útero pode provocar sintomas como corrimento, sangramento fora da menstruação, dores tipo cólica e sensação de útero inchado, no entanto, na maioria dos casos, a inflamação não leva ao aparecimento dos sintomas e por isso o diagnóstico é feito de forma tardia, resultando no agravamento da doença.

O que quer dizer ferida com bastante exsudato?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

O que é exsudato inflamatório?

O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.

Que pomada usar para inflamação no colo do útero?

Remédios para inflamação no útero

Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.

O que causa o exsudato?

Os exsudatos formam-se devido a vazamento de líquido e proteínas ao longo de uma membrana capilar alterada com aumento da permeabilidade.

Quais são os tipos de exsudato?

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

Quais as causas dos exsudatos?

As causas mais frequentes do derrames exsudativos são pneumonia, câncer, embolia pulmonar e tuberculose. A avaliação requer exames de imagem (geralmente uma radiografia de tórax) para confirmar a presença de líquido e a análise do líquido pleural a fim de ajudar a determinar a causa.

Quando o resultado do preventivo é preocupante?

Os achados do seu preventivo sao normais, salvo os bacilos supra citoplasmaticos. Porem, devera ser tratado apenas se houver queixa de corrimento (secrecao vaginal alterada) ou achado anormal no exame clinico do seu medico. Importante procurar seu ginecologista para maiores esclarecimentos.

Como é o resultado de câncer de útero?

O diagnóstico das lesões pré-cancerosas e cancerosas é feito pelo exame de Papanicolau, pela colposcopia - que permite a visualização do colo do útero e da vagina com lentes de aumento - e pela biópsia do tecido do colo do útero.

Como deve ser o resultado de um preventivo normal?

Resultado esperado para ser normal: Adequabilidade da Amostra: Satisfatória ou Satisfatório para avaliação oncótica. Epitélios Representados na Amostra: Escamoso e/ou Glandular. Microbiologia ou Flora: Bacilos ou Lactobacilos.

O que pode aparecer no exame preventivo?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

Pode ter relação com inflamação no útero?

O sexo não está totalmente proibido, se você obteve resultados anormais de um exame de papanicolau. A primeira coisa importante a entender é que um exame de papanicolau de rotina pode ser “anormal” por vários motivos que não sejam uma IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

É possível detectar HPV no exame de sangue?

Sim. O exame de sangue é chamado “sorologia para HPV”. Ele detecta a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).

Qual é o exame de sangue para identificar HPV?

Não é possível detectar o HPV por exames de sangue. Entre você ser exposta ao HPV através da relação e aparecer alguma lesão pelo vírus, pode demorar até 8 meses.

Qual a cor do corrimento do HPV?

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Como é feito o exame para detectar HPV no homem?

Quais são os sintomas do HPV no homem? O principal sinal da infecção pelo vírus são as verrugas genitais que têm a aparência similar a de uma couve-flor. Além desse, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado.

Artigo anterior
Quais as contribuições mais importantes de Fayol para os estudos da administração?
Artigo seguinte
Quanto custa o kilo de bolo para aniversário?