O que significa presença de cristais na urina?

Perguntado por: Rui Telmo Mota  |  Última atualização: 3. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)

A presença de cristais na urina não deve ser considerada em fator alarmante, visto que sua observação é considerada normal. Porém, se encontradas em altas concentrações podem indicar a presença de agravamentos na região renal como por exemplo a presença de cálculo.

Quais os sintomas de quem tem cristais na urina?

Os cristais na urina podem ser identificados por meio de um exame de urina que analisa a quantidade, o tamanho e o tipo de cristal. O teste pode ser feito para diagnosticar pedras nos rins ou problemas no metabolismo. Alguns alimentos podem favorecer a formação de cristais na urina.

Qual a causa de cristais na urina?

Sendo assim, ter cristais na urina significa que houve uma concentração de alguma substância em decorrência de fatores orgânicos ou externos. Nos casos em que há uma concentração muito alta, é preciso atenção porque os cristais são precursores dos cálculos renais, ou seja, favorecem a formação de pedras nos rins.

Qual o tratamento para cristais na urina?

As recomendações gerais para diminuir a concentração desses cristais são: beber bastante água; evitar o sedentarismo; reduzir o consumo de sódio.

Quais alimentos causam cristais na urina?

Alimentos que causam cristais na urina: o que evitar?
  • Sal;
  • Temperos industrializados;
  • Alimentos que contêm oxalato: espinafre, ruibarbo, amendoim, beterraba, chá preto, batata doce, chocolate, café e refrigerantes à base de cola);
  • Proteínas em excesso;
  • Tomate;
  • Feijão;
  • Embutidos.

CRISTAL na URINA: NÃO é PEDRA e Não DÓI !

41 questões relacionadas encontradas

É perigoso ter cristais na urina?

Os cristais são frequentemente encontrados na urina e na maioria das vezes não representam um perigo direto à saúde renal, mas sempre são motivo de curiosidade e preocupação dos pacientes.

Como eliminar cristais de oxalato de cálcio na urina?

O que fazer: apesar da presença de cristais de oxalato de cálcio na urina não ser considerado motivo de preocupação, é importante aumentar a ingestão de água e ajustar a dieta com a orientação de um nutricionista, pois assim é possível também diminuir o risco de desenvolver cálculos renais.

O que é bom para diminuir o pH da urina?

Fatores que podem diminuir o pH da urina

A maioria dos vegetais e frutas (especialmente cítricos) geram compostos alcalinos, reduzindo os ácidos que os rins devem filtrar. A alta ingestão de frutas e vegetais e o menor consumo de carne estão associados a uma urina mais alcalina e ao menor risco de cálculo renal.

Qual a cor dos cristais na urina?

Descrição: Os cristais de urato amorfo são normais de urina ácida e se apresentam como grânulos castanho-amarelados.

Como é o resultado do exame de urina com infecção?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

Quando leucócitos na urina é grave?

Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.

O que acontece quando o pH da urina está alto?

dietas ricas em alimentos alcalinos — consumo elevado de alimentos alcalinos, como vegetais de folhas verdes, frutas cítricas e alimentos ricos em potássio, aumenta o pH urinário. Geralmente, não é prejudicial, mas em alguns casos pode contribuir para a formação de certos tipos de cálculos renais.

Como eliminar cristais de oxalato?

Além da alimentação, outra dica é utilizar probióticos com a bactéria Oxalobacter formigenes, que ajuda a quebrar os cristais de oxalato de cálcio e que deve ser tomada de acordo com a orientação médica.

Quais legumes são bons para os rins?

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Quais as frutas que contêm oxalato?

O oxalato, ou ácido oxálico, é uma substância encontrada em muitos vegetais, leguminosas, cereais e frutas como espinafre, beterraba, carambola, linhaça e cacau, e que não é digerida pelo organismo, sendo naturalmente eliminada pela urina.

Onde é a dor nos rins?

A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.

O que desmancha pedra de oxalato de cálcio?

O excesso de oxalato na alimentação pode contribuir para a formação de pedras de oxalato de cálcio. Evite consumir em excesso alimentos como amendoim, ruibarbo, espinafre, beterraba, chocolate, chá preto e batata doce. Como vimos, diversos alimentos podem auxiliar na eliminação de pedras nos rins.

O que não pode comer quando se tem pedra nos rins?

Bebidas alcoólicas

É fundamental evitar o consumo de bebidas alcoólicas, já que pode fazer com que o organismo desidrate, favorecendo a formação das pedras.

Quais são os alimentos ricos em oxalatos?

Nos casos dos cálculos de oxalato de cálcio, a principal precaução é no cuidado com alimentos ricos em oxalato. A lista acima cita os principais: escarola, beterraba, ruibarbo, espinafre, quiabo, salsinha, almeirão, escarola, batata doce.

Qual pH da urina é normal?

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

Qual pH da urina é bom?

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

O que significa densidade 1020 no exame de urina?

Densidade – A densidade deve variar entre 1005 e 1025. A urina com densidade menor do 1005 está pouco concentrada e pode significar que a capacidade de concentração do rim está comprometida. Já quando a urina estiver com a densidade maior do que 1025, ela será mais amarela e com odor forte.

Que nível de leucócitos é preocupante?

Quando os níveis de leucócitos estão altos, com valores acima de 11.500 por milímetro cubico de sangue, é um quadro denominado de leucocitose. As causas desse aumento variam conforme as características da leucocitose e o tipo de leucócito que está alto.

Qual a quantidade de leucócitos que indica infecção?

Qual nível de leucócitos é preocupante? Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3.

É normal ter leucócitos na urina?

– Leucócitos na urina: Os leucócitos são células de defesa no nosso sangue. Quando se visualiza um número aumentado de leucócitos e/ou um teste positivo para esterase leucocitária pode indicar uma infecção ou inflamação em algum lugar do trato urinário.

Artigo anterior
Pode ter arma automática no Brasil?
Artigo seguinte
Como deve ser os locais de refeições?