O que significa polissíndeto em português?

Perguntado por: Violeta Vieira de Rodrigues  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

O que é Polissíndeto:
Polissíndeto é uma figura de linguagem na língua portuguesa, que consiste no uso repetitivo e excessivo de algumas conjunções entre as orações de modo sequencial.

O que é polissíndeto exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

Quando ocorre o polissíndeto?

O polissíndeto ocorre pela repetição da conjunção “e” no início de cada verso.

O que é assíndeto e polissíndeto?

Originalmente, a palavra assíndeto tem origem do grego assyndetos, que significa “desunião” ou “separação”. Opondo-se a essa definição, polissíndeto é a figura de linguagem que consiste no uso repetitivo dos conectivos e tem significado vindo do grego polysýndeton, isto é, “múltiplas ligações”.

Como identificar assíndeto?

Características do assíndeto como figura de sintaxe
  1. O uso tanto na linguagem oral, como escrita, especialmente em textos poéticos;
  2. Substituição a conjunções (omissão destas) em orações;
  3. Aumento de expressividade da fala;
  4. Pausas mais bem delimitadas na oração;
  5. Destaque a termos enfáticos em um determinado texto;

?Figuras de linguagem: polissíndeto [Prof. Alda]

23 questões relacionadas encontradas

O que é assíndeto em Figuras de Linguagem?

Assíndeto é uma figura de linguagem da língua portuguesa que classifica a junção de diferentes orações sem o uso de conectivos. Neste caso, as orações que não possuem conectores são chamadas de assindéticas e, por norma, separadas por vírgulas ou outros sinais de pontuação.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Como usar assíndeto?

Assíndeto é a figura de linguagem usada quando há omissão de conjunções coordenativas que ligariam elementos ou orações coordenadas, isto é, aquelas que são independentes entre si. Assim, essas orações aparecem encadeadas, mas sem as conjunções que fariam a conexão entre elas.

O que é uma antítese exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Quais as figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Como explicar uma metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Qual a função da antítese?

A antítese é uma figura de linguagem que serve para potencializar a expressão por meio da relação entre sentidos opostos.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Como identificar elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

O que é elipse em Geografia?

A elipse é uma figura bastante comum na geometria plana. Presente no dia a dia, a elipse descreve, por exemplo, o trajeto que o planeta Terra faz no movimento de translação, conhecido como órbita. A elipse é conhecida como cônica, porque ela pode ser obtida por meio da secção de um cone.

Como identificar uma elipse matemática?

A excentricidade nos diz o quão achatada é a elipse, quanto maior for o valor da excentricidade, mais próximo de uma circunferência estará a elipse. Como o eixo maior tem sempre comprimento maior que a distância focal, então, consequentemente, c < a, logo, essa divisão é sempre um número entre 0 e 1.

O que significa a palavra hipérbato?

O hipérbato é caracterizado pela inversão dos elementos de uma oração ou período. O hipérbato é a inversão da ordem direta dos elementos de uma oração ou período. A ordem direta é: sujeito, verbo, complemento ou predicativo.

Quais são as conjunções que existem?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

São exemplos de catacrese?

Confira abaixo alguns exemplos muito comuns de catacrese:
  • Árvore genealógica.
  • Fio de óleo.
  • Céu da boca.
  • Boca do túnel.
  • Boca da garrafa.
  • Pele do tomate.
  • Braço do sofá
  • Braço da cadeira.

Qual é a figura de linguagem da frase chorei rios de lágrimas?

Hipérbole. A hipérbole é uma figura de linguagem que expressa exagero. Quando uma pessoa diz “Faz séculos que eu não vou ao cinema”, está usando a hipérbole para indicar que faz muito tempo que ela não vai ao cinema. “Meu amor por você é maior que o mundo” e “Chorei um rio de lágrimas” também são exemplos de hipérbole.

Que figura de linguagem temos na seguinte frase Seus olhos são dois topázios?

f) Seus olhos são dois topázios. g) O sol beijava o alto das montanhas. 1. Eufemismo.

Qual é a importância da antítese na construção do poema?

A antítese é um desses procedimentos linguísticos que possibilita uma dinâmica ao texto, uma liberdade na produção de sentido ao estabelecer relações entre palavras que designam significações opostas. Essa figura de pensamento resulta de um processo que surge anterior à fala ou à escrita.

Qual o sinônimo de antítese?

9 sinônimos de antítese para 2 sentidos da palavra antítese: Oposição e contraste entre palavras e ideias: 1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

Artigo anterior
Quais são as três palavras do credo?
Artigo seguinte
O que causa a inflamação dos brônquios?