O que significa passivo circulante e passivo não circulante?
Perguntado por: Kyara Nascimento de Araújo | Última atualização: 29. Juli 2024Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)
A principal diferença entre os dois é o tempo. Enquanto o passivo circulante deve ser liquidado dentro do próximo ano fiscal, o passivo não-circulante tem um horizonte de tempo mais longo para liquidação.
O que é o passivo circulante e o passivo não circulante?
O passivo circulante e não circulante de uma empresa são as obrigações financeiras de um CNPJ e se diferenciam um do outro pelo prazo de pagamento, mais curto ou mais longo, a depender da dívida. Conhecer o passivo da empresa ajuda a dar um horizonte da dívida que ela tem a pagar e a janela de tempo para isso.
Qual a diferença entre circulante e não circulante?
Com características bem distintas entre si, os ativos circulantes são todos aqueles bens patrimoniais que podem ser negociáveis, ou seja, convertidos monetariamente em recursos em curto prazo. Já os ativos não circulantes somente podem ser negociados por um prazo acima de 12 meses.
Como classificar o passivo circulante?
- Operacional: contas relacionadas ao funcionamento dos negócios;
- Financeiro: contas relacionadas às movimentações de dinheiro feitas dentro da empresa; e.
- Cíclico: contas que são frequentes e/ou se repetem.
O que é um ativo não circulante?
Investimentos. Os ativos não circulantes incluem os investimentos, que são bens ou direitos adquiridos pela empresa com o objetivo de gerar rendimentos no futuro.
ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE
O que é o passivo não circulante?
O que é passivo não circulante? O passivo não circulante é o conjunto de obrigações e dívidas de uma empresa que devem ser pagas dentro de um prazo superior a um ano. Ele é parte de um dos três componentes que constituem o balanço patrimonial de uma empresa: o grupo de passivos.
O que é passivo não circulante exemplos?
Passivo não circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é superior a um ano, tais como empréstimos de longo prazo e aportes financeiros.
É um exemplo de passivo circulante?
Alguns exemplos de passivo circulante são os impostos relacionados ao enquadramento tributário da sua empresa e encargos sociais de todos os seus funcionários, como: Contas mensais (luz, água, telefone, internet, entre outras) Férias e 13º salário. Adiantamento de salário.
Qual é a diferença entre ativo circulante é passivo circulante?
Ativos Circulantes: Dinheiro em caixa, contas a receber, estoques de produtos. Passivos Circulantes: Contas a pagar, empréstimos de curto prazo, salários a serem pagos. Ativos Não Circulantes: Propriedades, máquinas, equipamentos. Passivos Não Circulantes: Empréstimos de longo prazo, debêntures, financiamentos.
O que é ativo circulante exemplo?
Pode ser da venda de produtos em estoque, antecipação de contas a receber ou dinheiro de caixa. Todas essas fontes de recursos e outras que possibilitam levantar dinheiro rápido, fazem parte do ativo circulante.
Como o ativo não circulante é dividido?
Os ativos não circulantes são divididos em 4 categorias: realizável a longo prazo, investimento, imobilizável e intangível.
O que é o imobilizado?
Bens imobilizados são aqueles itens necessários para a manutenção da atividade da empresa – para uma transportadora, um caminhão e a garagem onde ele é guardado estão entre esses itens.
O que significa não circulante na contabilidade?
O Ativo Não Circulante representa os direitos e obrigações de longo prazo de uma empresa, sendo uma categoria de ativo presente no balanço patrimonial.
Que tipo de Contas deve figurar no passivo circulante?
- Fornecedores ou duplicatas a pagar;
- Empréstimos bancários;
- Títulos a pagar;
- Encargos sociais a pagar;
- Salários a pagar;
- Impostos a pagar.
O que é ativo circulante e não circulante exemplos?
O ativo circulante representa a liquidez da empresa, enquanto o não circulante é o valor investido. (Por Aléxis Cerqueira Góis/especial para o E-Investidor) – A compreensão do balanço patrimonial de uma empresa é um item essencial em uma análise fundamentalista.
Como saber se é ativo ou passivo?
De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.
O que acontece quando o ativo circulante é maior do que o passivo circulante?
Resumindo, se o ativo circulante não superar o passivo circulante indica que a empresa poderá encarar dificuldades para pagar as suas dívidas.
Para que o passivo seja circulante?
Passivo Circulante: Refere-se às obrigações financeiras de curto prazo que devem ser pagas dentro de um ano. Isso inclui contas a pagar, salários a pagar, impostos a recolher, empréstimos de curto prazo e outras obrigações que vencem no curto prazo.
Como analisar o passivo?
Para fazer o cálculo dos Passivos/Ativos é preciso analisar o balanço patrimonial de uma determinada organização, aplicando a seguinte fórmula: Passivos/Ativos = (Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo) / Total de ativos.
Porque o ativo e o passivo devem ser iguais?
O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.
O que é um passivo imobilizado?
Imobilizado é Ativo ou Passivo? O Ativo Imobilizado é um ativo, pois representa bens duráveis que a empresa possui e utiliza para gerar renda ao longo de sua vida útil, como terrenos, máquinas e softwares. Já o passivo representa as obrigações da empresa com terceiros, como contas a pagar e empréstimos.
Por que o patrimônio líquido faz parte do passivo?
Afinal, o patrimônio líquido é passivo? E por qual motivo? A Lei 6.404/76, artigo 178, § 2, diz “sim”. Para ela, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo porque representa as obrigações que a pessoa jurídica assumiu quando recebeu o capital de seus proprietários, tornando assim possível suas atividades.
Como calcular o valor do ativo não circulante?
Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação: Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes.
Quais são os tipos de ativos?
- Ativo circulante.
- Ativo não circulante.
- Ativo financeiro.
- Ativos fixos.
- Ativos intangíveis.
- Ativos tangíveis.
Quais são as regiões da cabeça?
Como são as paralisias causadas pelo AVC?