O que significa o versículo 3 do Salmo 128?

Perguntado por: Carlota Iara Rodrigues  |  Última atualização: 1. Oktober 2024
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

O significado do Salmo 128:3 pode variar de acordo com a interpretação de cada pessoa ou religião. No geral, esse versículo é associado à ideia de prosperidade, abundância e bênçãos divinas na vida daqueles que temem ao Senhor e seguem seus caminhos.

O que quer dizer Salmos 128 3?

O salmo 128 diz que Deus recompensa o homem bom com a herança de uma grande família, de felicidade, prosperidade e vida longa. Naquela época, quanto maior o número de filhos, mais abençoada era uma família. A metáfora da “mulher como uma videira” tinha muito valor no mundo rural daquela época.

O que o Salmo 128 Quer nos falar?

O Salmo 128 relata que quem segue o caminho de Deus terá amor e prosperidade no lar. Mentalize coisas boas, leia com concentração e muita fé.

Como plantas de oliveira ao redor da mesa?

Salmos 128:3 Almeida Revista e Corrigida (ARC)

A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.

Como a videira frutífera?

Uma videira frutífera era símbolo de abundância. E no contexto desse salmo, essa simbologia realmente indica "muitos filhos", porque a seguir tem mais metáfora que cita "brotos da oliveira". Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.

Salmo 128 Estudo: FELIZ QUEM TEME (Bíblia Explicada)

26 questões relacionadas encontradas

O que significa a palavra frutífera na Bíblia?

Dependendo do contexto, o termo "frutífero" poderia ser traduzido por "produzir muito fruto espiritual" or "ter muitos filhos" ou "próspero". A expressão "fruto da terra" também poderia ser traduzida por "fruto que a terra produz" ou "safra de alimentos produzindo naquela região".

Porque Deus escolheu a videira?

A videira era o símbolo de Israel como povo de Deus. Agora, Jesus se apresenta como a verdadeira videira cultivada pelo Pai: "Eu sou a videira e meu Pai e o agricultor". Ele e aqueles que o seguirem são o verdadeiro Povo de Deus: a videira e os ramos, os discípulos.

Qual a diferença entre uma figueira é uma videira?

O tipo de constituição: uma videira para dar fruto precisa de temperaturas mais baixas, serenas. Já uma figueira produz em temperaturas mais quentes, no calor. Elas possuem gostos diferentes. O tempo de produção: uma videira tem tempo de produção mais rápido, entre 85 a 180 dias.

O que é a videira na Bíblia?

Elemento básico do vinho, a videira simboliza plenitude e vida em abundância. Na Bíblia, encontramos muitas referências à videira, à uva e ao vinho. Relacionadas à terra prometida, as uvas simbolizam as promessas de Deus (Nm 13.23). Conforme Isaías 5.2, a videira representa Israel, o povo escolhido.

O que Jesus nos ensina com a parábola da videira e os ramos?

“Jesus é a videira, e através d'Ele – como a seiva da árvore – passa aos ramos o próprio amor de Deus, o Espírito Santo. Nós somos os ramos, e através desta parábola Jesus quer fazer-nos perceber a importância de permanecer unidos a Ele.

Porque Davi escreveu o Salmo 128?

O Salmo 128 foi escrito por Davi, o rei de Israel, que era conhecido por sua devoção a Deus e por sua habilidade poética. Ele expressa sua gratidão e confiança em Deus, reconhecendo que a verdadeira felicidade e prosperidade vêm de seguir os caminhos do Senhor.

Qual a resposta do Salmo 128?

Mas aqueles servos de Deus não pararam por aí. Eles conheciam as Escrituras e o plano de Deus para as famílias. Por isso que a resposta foi a seguinte: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At.

O que a Bíblia nos ensina sobre a mesa?

Assim como Mefibosete, temos uma mesa na presença do Senhor onde podemos sentar e comer todos os dias. Ele nos recebe, não por nosso merecimento, mas por causa da aliança eterna feita em Cristo. Em Lucas 14 : 15-17 fala de Jesus à mesa e ele conta a parábola do rei que preparou a ceia e disse: …

Qual o significado do ramo de oliveira na Bíblia?

Significado da oliveira na Bíblia

Na Bíblia, a oliveira é frequentemente associada à prosperidade, bênçãos, paz e vida eterna. Ela é mencionada em diversos contextos, como símbolo de esperança, renovação e restauração. A oliveira também representa a presença de Deus e a conexão entre o homem e o divino.

O que significa a palavra oliveira na Bíblia?

A Oliveira é uma árvore de alto valor simbólico às três principais religiões monoteístas do mundo, o Judaismo, Cristianismo e Islamismo. Com diversas citações em seus livros sagrados, o seu principal uso era a partir do azeite de suas olivas, do qual eram produzidos óleos de unção.

Quais são os frutos que Deus espera de nós?

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Porque Deus nos compara a uma árvore?

As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

Qual é o fruto da videira?

A uva é o fruto da videira ou parreira, uma planta da família Vitaceae. É originária da Ásia e uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana. Existem mais de 60 mil variedades da fruta.

Qual o significado espiritual da figueira?

A figueira é uma árvore que possui um profundo simbolismo cultural em várias tradições ao redor do mundo. Em muitas culturas antigas, as pessoas consideravam a figueira como um símbolo de fertilidade, abundância e renascimento. Suas folhas em formato de coração também estão associadas ao amor e à paixão.

Qual é a árvore da videira?

A videira é um arbusto com caule sarmentoso e hábito de crescimento trepador. Caracteriza-se por plantas que possuem raiz, caule, folhas, frutos e sementes. A maioria do sistema radicular da videira encontra-se nos primeiros 60 cm de profundidade do solo.

O que significa a videira para os judeus?

A vinha formava parte do imaginário judaico; era o próprio símbolo do povo de Israel. No Novo Testamento temos Jesus se referindo a si mesmo como real e genuína videira. Jesus ao dizer que é a videira verdadeira, estabelece o caminho para a salvação.

Porque Jesus usa a videira como exemplo?

O Simbolismo da Vinha e da Videira. As vinhas foram com freqüência usadas simbolicamente nas escrituras. No livro de João, o Salvador usou a videira como metáfora para explicar a natureza de Seu relacionamento com aqueles que seriam Seus discípulos.

Porque Jesus disse que é a videira verdadeira?

Neste texto, nos fala a partir da videira, uma planta rica em significados na tradição judaica. A vinha, nos textos do AT, representava o povo de Israel, que Deus plantou, podou e cuidou de todas as maneiras possíveis. O Deus Pai foi representado, em muitas ocasiões, como um lavrador que cuida de sua vinha Israel.

Que planta Jesus amaldiçoou?

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Artigo anterior
Pode ter duas bolsas de pesquisa?
Artigo seguinte
Como funcionam as operações a termo?