O que significa o símbolo Radura?

Perguntado por: Ângelo Cardoso Freitas  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

Você sabe o que significa RADURA? A Radura é um logotipo internacional que é utilizado para identificar um alimento irradiado, e é exigido por lei que, além do símbolo, os alimentos irradiados possuam a frase “Alimento tratado por irradiação”.

O que significa Radura?

A Radura é um logotipo internacional utilizado para identificar um alimento irradiado. A lei exige que, além dos dizeres referentes aos alimentos, deve constar no painel principal a frase “ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO”.

Qual é a finalidade principal da radiação na indústria de alimentos?

A utilização da radiação na indústria alimentícia é proposta principalmente no que tange à desinfecção (eliminação de micro-organismos) dos materiais e sempre é realizada de forma controlada para evitar que o consumidor seja prejudicado.

É seguro consumir alimentos irradiados?

Os alimentos irradiados fazem mal a saúde ou alteram o valor nutricional? O processo de irradiação não altera em nada os alimentos. Não torna os alimentos radioativos e não altera o valor nutritivo ou o sabor dos alimentos.

O que é o processo de irradiação de alimentos?

A irradiação elimina (ou inativa) larvas de insetos, parasitas, fungos e bactérias presentes nos alimentos, os quais poderiam transmitir doenças. Além disso, ela permite inibir ou retardar alguns processos fisiológicos, como o brotamento e o amadurecimento.

O QUE SIGNIFICA O BRASÃO DA RADIOLOGIA | Radiologando

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de irradiação?

Alguns exemplos são:
  • Infravermelho (Produzida em um ferro de passar)
  • Ultravioleta (Produzida pelo sol)
  • Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico)
  • Luz visível (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)
  • Ondas de rádio (produzida em aparelhos de som, por exemplo)

Como identificar alimentos irradiados no supermercado?

Se você não se convenceu que o método é seguro, procure pelo selo obrigatório nos alimentos irradiados, você ainda tem como optar. Selo indicativo de alimentos irradiados. Estima-se que num futuro próximo, técnicas como estas sejam a única solução para a conservação de alimentos, daí não teremos mais escolha.

Quais alimentos passam por irradiação?

Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.

Quais são os alimentos que não podem ser irradiados?

O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.

Quais os alimentos mais radioativos do mundo?

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40. A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio.

Qual e a diferença entre radiação e irradiação?

Enquanto a palavra radiação refere-se à energia que é emitida na forma de ondas eletromagnéticas, a irradiação refere-se à exposição a essa radiação. Por exemplo: a radiação solar irradia o planeta Terra, provendo-lhe de energia em forma de calor e luz visível.

Onde surgiu a irradiação de alimentos?

Como técnica para preservação de alimentos foi observado apenas quinze anos depois, na França. Apenas em 1958 foram definidas as fontes de irradiação para uso em alimentos. O primeiro alimento a ter autorização para processamento com radiação foi a batata, para que sua vida de prateleira fosse aumentada.

Quais são as vantagens e desvantagens da irradiação em alimentos?

Os alimentos irradiados têm seu tempo de prateleira prolongado, já que essa técnica impede que haja prejuízos causados por processos naturais, como ama- durecimento e brotamento. Esse processo, também, tem o poder de minimizar microrganismos patogênicos (a salmonela, por exemplo), que ameaçam a saúde do consumidor.

Qual é a principal resolução brasileira para a radiação alimentos?

A resolução nº 21 da ANVISA regulamenta o emprego de radiação em alimentos no Brasil, estabelecendo que as fontes de radiação utilizadas devem ser as autorizadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e que qualquer alimento pode ser irradiado desde que observados os limites mínimos e máximos da dosagem ...

Quais as desvantagens do uso da radiação nos alimentos?

Desvantagens
  • Não é para qualquer alimento: A irradiação não pode ser utilizada em todos os tipos de alimentos. ...
  • Perdas nutricionais: Com a irradiação, ocorre a perda de alguns nutrientes, como vitaminas. ...
  • Custo: Os equipamentos usados na irradiação são caros e demandam infraestrutura específica;

Por que a banana é radioativa?

Uma banana é naturalmente radioativa. Pois ela contém os elementos Potássio (K) e Carbono (C) radioativos, o mesmo Carbono utilizado para estimar a idade de materiais antigos e fósseis. Além dela, existem diversos alimentos que são radioativos e são consumidos com frequência.

Quais os três tipos de radiação em alimentos?

As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes.

Qual é a diferença entre alimentos irradiados e alimentos radioativos?

O Sr Bert Popping explica que alimento radioativo é aquele que contem em sua composição elementos radioativos, que emitem pulsos de energia. Um alimento radioativo (alta energia) não é considerado seguro. Já um alimento irradiado é o que sofreu exposição à radiação, para, por exemplo, eliminar microrganismos.

Quem fiscaliza o uso de irradiação alimentar?

Para aferição do nível de radiação nas instalações e dependências em que se processe o tratamento de alimentos por irradiação é obrigatória a adoção de registro dosimétrico quantitativo, sem prejuízo de outras medidas de controle estabelecidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.

O que é um produto irradiado?

SBPR: A irradiação de alimentos é uma técnica para preservação e desinfestação de alimentos, submetidos a doses controladas de radiação ionizante para eliminação de insetos ou redução de microrganismos que contribuem para deterioração e comprometem a segurança do alimento.

São exemplos de irradiação?

Por irradiação: se tiramos a panela do fogo e aproximamos a mão de seu fundo, sentiremos um aumento de temperatura. Quando estamos na luz do sol também podemos perceber a irradiação de calor, pois sentimos o calor irradiado do Sol.

Qual é o objetivo da irradiação?

A irradiação usada para conservar alimentos, além de eliminar larvas de insetos, parasitas, fungos e bactérias presentes nos alimentos, os quais poderiam transmitir doenças, também inibe ou retarda alguns processos fisiológicos no caso de alimentos de origem vegetal, como o brotamento e o amadurecimento, aumentando ...

Qual a função da irradiação?

A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.

Como é chamado o símbolo da radiação?

O que significa o símbolo da radiação? O desenho é chamado trifólio, o mesmo nome que se dá às ervas com folhas em forma de trevo.

Artigo anterior
Quando pode sacar seguro de vida?
Artigo seguinte
Quais as metas e objetivos de um empreendedor?