O que significa o direito de recesso em uma sociedade anônima?

Perguntado por: Diego Ramos Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

O direito de recesso ou de retirada consiste na faculdade assegurada aos acionistas minoritários de, caso discordem de certas deliberações da Assembleia Geral, nas hipóteses expressamente previstas em Lei, retirar-se da companhia, recebendo o valor das ações de sua propriedade (art. 137, caput, da Lei das S.A.).

Como sair de uma sociedade anônima fechada?

Diferentemente das sociedades contratuais, a exemplo da sociedade limitada (LTDA), os sócios de sociedade anônima fechada (S/A) não possuem o direito de se retirar da sociedade a qualquer momento.

Quais os deveres da sociedade nas saídas de sócios por recesso?

No caso de recesso ou retirada, portanto, ocorrerá a dissolução parcial da sociedade, fazendo jus o sócio retirante ao recebimento de seus haveres, apuráveis a partir da liquidação de sua quota-capital, devendo ser pagos pela sociedade diretamente ao sócio que dela se despede.

É possível o direito de retirada em incorporação de ações?

O direito de retirada na incorporação de ações deve ser exercido mediante notificação à sociedade, na forma estipulada no estatuto social ou em alguma decisão específica dos sócios ou administradores. O acionista retirante terá direito ao reembolso de suas ações, conforme previsão da lei e/ou do estatuto social.

Qual é a relação entre o direito de recesso e o reembolso das ações?

137 da Lei das Sociedades Anônimas, recesso é o direito do acionista se retirar da companhia, mediante o reembolso de suas ações, quando as características essenciais do investimento são alteradas sem a sua concordância. Trata-se de um direito que pode ser considerado como essencial, potestativo e condicional.

SOCIEDADE ANÔNIMA - Direito Empresarial

21 questões relacionadas encontradas

O que é reembolso de ações?

O reembolso de ações é a operação pela qual, nos casos previstos em lei ou no estatuto, a companhia paga aos acionistas dissidentes o valor de suas ações. A lei das Sociedades por Ações (6.404/1976) prevê expressamente que o estatuto pode estabelecer normas para a determinação do valor de reembolso de ações.

Quando o acionista discordar das decisões da Assembleia Geral tem direito ao reembolso de suas ações?

O reembolso de acionista dissidente à companhia precisa ser reclamado em até 30 dias a partir da publicação da ata da Assembleia Geral. Dessa forma, para dissidência do acionista acontecer, a Assembleia Geral precisará ter aprovado o ato do qual dissentiu o acionista.

O que é direito de retirada ações?

O direito de recesso ou de retirada consiste na faculdade assegurada aos acionistas minoritários de, caso discordem de certas deliberações da Assembleia Geral, nas hipóteses expressamente previstas em Lei, retirar-se da companhia, recebendo o valor das ações de sua propriedade (art. 137, caput, da Lei das S.A.).

Como exercer direito de retirada?

Porém, para exercer o direito de retirada nesses casos, o acionista deve cumprir algumas condições, como, por exemplo, ser minoritário e notificar a sociedade que pretende exercer esse direito no prazo de 30 dias, contados da Assembleia Geral ou da publicação de sua ata.

Não tem direito de retirada o acionista de sociedade anônima fundida ou incorporada titular de ações de classe ou espécie com liquidez e dispersão no mercado?

Assim se fala que no caso de fusão ou incorporação(incisos IV e V do artigo 136), não terá direito de retirada o titular de ação de espécie ou classe que tenha liquidez e dispersão no mercado.

O que acontece quando um sócio quer sair da sociedade?

Geralmente, a previsão é de um aviso prévio mínimo de 30 dias, para que o sócio comunique seu desejo de retirada. O pagamento da participação societária dependerá do tipo de participação, fazendo-se uma apuração contábil do valor da quota societária pertencente ao retirante.

Qual a responsabilidade do sócio retirante?

III - os sócios retirantes. Parágrafo único. O sócio retirante responderá solidariamente com os demais quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da modificação do contrato."

Qual procedimento para sair de uma sociedade?

Os 5 passos para você sair de uma sociedade empresária
  1. A certeza de que quer deixar a sociedade.
  2. Declare sua vontade aos outros sócios (art. 1.029 do Código Civil)
  3. Aguarde o prazo (art. 1.029 do Código Civil)
  4. Registre a alteração do contrato social.
  5. Receba o que investiu da devida forma.

Como sair de uma sociedade de uma empresa inativa?

não é tão fácil assim, simplesmente sair... Se a empresa é ltda, você terá que fazer um processo de saída/entrada de sócio. Você terá que sair, mas tem que ter outra pessoa que te substitua. Além de tudo esses processos requer assinatura com firma reconhecida em documentos, tanto da junta quanto da receita federal.

Como retirar o nome do sócio de uma empresa?

PARA TIRAR O NOME DO CONTRATO SOCIAL é preciso fazer uma alteração de contrato social e registrar na Junta Comercial. Aconselha-se a procurar um escritório de contabilidade, ou acessar o site da Junta Comercial da sua cidade e ver os procedimentos.

O que devo fazer quando seu sócio está te roubando?

Propor o distrato consensual através de uma negociação amigável. Apesar de estarmos diante de uma situação delicada, é possível negociar amigavelmente a retirada do sócio prejudicado, desse modo, devendo formalizar o distrato para que se proceda a alteração do quadro societário na junta comercial.

Como se dá o direito de retirada na sociedade de prazo indeterminado?

[4] Código Civil – Art. 1.029. Além dos casos previstos na lei ou no contrato, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa.

Como funciona o direito de retirada justificado e injustificado direito empresarial?

A retirada, neste caso, fica condicionada apenas à notificação aos demais sócios, com prazo de 60 dias, para que se providencie a alteração contratual. ... 1.029 do Código Civil prevê essa possibilidade mediante notificação aos demais sócios, com antecedência de 60 dias, em se tratando de sociedade por prazo indeterminado.

Como funciona o direito de retirada nas sociedades de capital?

O direito de retirada é a possibilidade de um sócio, sócio dissidente, sair da sociedade empresária que participa, requerendo os haveres que lhe forem de direito, conforme artigo 1031 do Código Civil, sendo consequentemente excluído do quadro social.

É permitido ao associado Retirar-se a qualquer tempo desde que justifique o pedido?

Se a sociedade é contratada por prazo indeterminado, o sócio pode retirar-se a qualquer momento (CC/2002, art. ... Com efeito, tal dispositivo consagra o princípio da autonomia da vontade, pois não se pode admitir que o sócio seja obrigado a se manter contratado, por prazo indeterminado, contra sua própria vontade.

O que é direito de Dissidencia?

A dissidência de ações ou direito de recesso é um mecanismo que visa proteger os sócios minoritários de uma companhia. Basicamente é o direito de renunciar suas ações caso o investidor não concorde com as deliberações tomadas na assembléia geral da empresa ou alterações relevantse na organização da companhia.

Quais são as espécies de ações?

Espécies de Ações

De acordo com a Lei que rege as Sociedades Anônimas (Lei 6.404/1976), as ações podem ser classificadas em três espécies: ordinárias, preferenciais e de fruição. Tal classificação diz respeito, principalmente, aos direitos e vantagens conferidos aos seus titulares.

Quais são os direitos dos acionistas?

Direitos de ações ordinárias e de ações preferenciais

Também pode acontecer de, em caso de falência da empresa, as pessoas com ações preferenciais terem prioridade para receber reembolsos. As ações ordinárias, por outro lado, dão direito a voto nas assembleias de acionistas convocadas pela empresa.

Quais das ações abaixo dão o direito de voto ao acionista?

Ações ordinárias (ON): Aos detentores dessa espécie de ações é conferido o direito a voto nas Assembleias Gerais, além de participação nos resultados da Companhia. Ou seja, não só seus detentores têm direitos aos dividendos gerados, eles têm a possibilidade de participar na gestão da companhia através do voto.

Em quais situações o preferencialista adquire direito de voto?

ações preferenciais passam a ser efetivas; devem eles receber sempre um dividendo superior ao distribuído às ações com direito de voto; se assim não proceder a companhia, os preferencialistas adquirem direito de voto, posto que desaparece o fundamento legal para a sua supressão.” (EIZIRIK, Nelson.

Artigo anterior
O que é onda mecânica Cite exemplos?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura 1 mAh?