O que significa o Cid I15?

Perguntado por: Érica Luna Leite Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

CID 10 - I15 - Hipertensão secundária - iClinic.

O que é o Cid I15?

CID 10 I15 Hipertensão secundária – Doenças CID-10.

Qual é o Cid de hipertensão arterial grave?

HIPERTENSÃO ARTERIAL DE NATUREZA GRAVE (CID 10 I50).

Qual o CID da hipertensão arterial estágio 3?

CID 10 R03 Valor anormal da pressão arterial sem diagnóstico – Doenças CID-10.

O que é hipertensão arterial primária e secundária?

A hipertensão é dividida em dois tipos de acordo com sua causa. A hipertensão primária não tem uma causa específica conhecida e é a que atinge o maior número de pacientes, correspondendo a 90% dos casos. O outro tipo é a hipertensão secundária, provocado secundariamente por uma causa identificável.

SIGLAS CID-10: Saibam seus significados em laudo ou atestado médico.

33 questões relacionadas encontradas

O que é doença hipertensiva?

A doença hipertensiva da gravidez (DHEG) é a complicação mais frequente na gestação que acarreta num aumento dos níveis pressóricos da gestante, previamente normotensa, e constitui a primeira causa de mortalidade materna no ciclo gravídico puerperal.

Quais são as doenças hipertensivas?

A Hipertensão é quando o indivíduo possui a pressão arterial igual ou maior que 14 por 9. O nome popular dado a ela é pressão alta. A pressão alta ocorre por diversos fatores, principalmente pela contração dos vasos por onde o sangue circula. Quando esses vasos se estreitam causam o aumento da pressão.

O que pode desencadear uma crise hipertensiva?

As principais etiologias das emergências hipertensivas são: dissecção aguda da aorta, síndrome coronarianas agudas, edema agudo de pulmão, feocromocitoma, AVC isquêmico ou hemorrágico, encefalopatia hipertensiva, hipertensão acelerada maligna, intoxicação por cocaína e simpaticomiméticos, eclâmpsia.

O que é hipertensão arterial primária?

Hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, é a pressão arterial elevada (superior a 140/90 mmHg) sem qualquer causa identificável. A pressão sanguínea é determinada pela força do sangue contra a parede da artéria e o volume de sangue que o coração bombeia.

O que é hipertensão arterial secundária?

Hipertensão arterial secundária é uma forma de hipertensão arterial potencialmente curável, encontrada em aproximadamente 10% dos hipertensos. As causas e os métodos de detecção são diferentes e o potencial de cura depende de detecção precoce e abordagem específica.

O que significa hipertensão primária?

CID I10 – Hipertensão essencial (primária) é o aumento da pressão arterial sem uma causa conhecida. O DATASUS define CID I10 como “Hipertensão (arterial) (benigna) (maligna) (primária) (sistêmica)”. Também exclui quando compromete os vasos do: Encéfalo (I60-I69)

Qual o significado do CID E66?

CID10 - E66 - Obesidade.

O que é o Cid I10?

CID 10 I-10 Hipertensão essencial; I-15 Hipertensão secundária. As DCNT no Brasil constituem o problema de saúde de maior magnitude e correspondem a 72% das causas de mortes, atingem fortemente camadas pobres da população e grupos vulneráveis.

Qual o Cid de insuficiência cardíaca?

CID10 - I50 - Insuficiência Cardíaca.

Como é classificado hipertensão arterial?

valores abaixo do percentil 90 = normotensão; entre os percentis 90 e 95 = normal limítrofe; acima do percentil 95 = hipertensão arterial.

Qual a diferença entre hipertensão e hipertensão arterial?

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Quando é considerada crise hipertensiva?

Crise hipertensiva se refere ao termo genérico em que ocorre eleva- ção rápida e sintomática da PA, inva- riavelmente com níveis de pressão diastólica (PAD) superiores a 120 mmHg, com risco potencial de dete- rioração de órgão-alvo ou de vida imediato ou em potencial.

Quais são os tipos de Doenças Hipocinéticas?

5 tipos de doenças hipocinéticas
  1. 1 – Aterosclerose. A Aterosclerose é uma doença que causa gordura excessiva, bem como faz com que o colesterol que passa pelas paredes das artérias assintomáticas consigam romper as placas e causar sérios danos à saúde. ...
  2. 2 – Cardiopatias. ...
  3. 3 – Colesterol Alto. ...
  4. 4 – Obesidade. ...
  5. 5 – Sarcopenia.

Qual é o Cid de cardiopatia grave?

Cardiopatia Isquêmica Grave (CID 10 I25. 5); Cardiopatia Severa de Fibrilação Arterial (CID 10 I48); Infarto agudo do miocárdio (CID 10 I21);

Qual o CID para obesidade mórbida?

Na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), a obesidade pode ser encontrada pelo código: E66.

O que é obesidade e 66?

CATEGORIA: E66 - Obesidade

Definição: Estado no qual o PESO CORPORAL está grosseiramente acima do peso aceitável ou ideal, geralmente devido a acúmulo excessivo de GORDURAS no corpo. Os padrões podem variar com a idade, sexo, fatores genéticos ou culturais.

Qual é a causa mais comum de hipertensão secundária?

A HR pode ser causada por aterosclerose, a causa mais comum, com prevalência em torno de 90%, ou displasia fibromuscular. A estenose aterosclerótica de artéria renal é geralmente progressiva. Cerca de 40% das obstruções arteriais acima de 75% evoluem para obstrução total entre um a cinco anos.

Quando desconfiar de hipertensão secundária?

A suspeita clínica deve ser feita em casos de hipertensão arterial acom- panhada de história de litíase renal, osteoporose, depressão, letargia e fraqueza muscular. O diagnóstico é feito pela dosagem dos níveis plasmáticos de cálcio e PTH.

Artigo anterior
Qual a extensão da Lagoa da Pampulha?
Artigo seguinte
Qual a necessidade da Expiação?