O que significa motivação intrínseca e extrínseca?

Perguntado por: Melissa Débora de Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, está relacionada à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades. ... Motivação extrínseca : também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos.

O que é motivação intrínseca?

Tem origem em factores internos ao indivíduo, relaciona-se com a forma de ser, com os seus interesses e gostos. Não há necessidade de recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse, algo de que se gosta ou faz parte da maneira de ser.

O que é intrínseca ou extrínseca?

Intrínseco é um adjetivo masculino que significa íntimo, interno, inerente, constitutivo e classifica algo que está no interior. O antônimo de intrínseco é extrínseco.

Quais são os motivadores intrínsecos?

Os cinco motivadores intrínsecos mais comuns são:
  • Prazer;
  • Dor;
  • A busca por crescimento pessoal;
  • Segurança;
  • Pertencimento social;

Quais são as motivações extrínsecas e intrínsecas para sua implantação?

A Motivação Extrínseca é originada em fatores externos a atividade a ser realizada. Funciona como uma recompensa externa na realização da atividade. ... A Motivação Intrínseca é originada em fatores internos a atividade a ser realizada. Funciona como a experimentação de um prazer na realização da atividade.

Motivação Intrínseca Vs. Motivação Extrínseca

25 questões relacionadas encontradas

Quando a motivação extrínseca ocorre?

Se uma pessoa sente que ela precisa fazer algo, isso envolve motivação extrínseca, uma vez que a motivação reside fora da pessoa. Essa motivação ocorre quando é determinado à pessoa a ação que ele deve executar, bem como a recompensa que ela receberá por essa ação.

Como o professor pode promover a motivação extrínseca em sala de aula?

Em síntese, o uso de recompensas externas em situações de aprendizagem deve ser disponível de forma criteriosa, deve o professor promover não só a motivação extrínseca com essas recompensas, mas também a intrínseca a fim de construir um ensino mais eficaz e interessante do ponto de vista do aluno, pois o ensino passa a ...

Quais são os tipos de motivação?

A motivação é de dois tipos:
  • Motivação intrínseca.
  • Motivação extrínseca.

São exemplos de motivos extrínsecos?

Motivador extrínseco é qualquer coisa fora de si mesmo que você precisa para aumentar a motivação. Alguns exemplos são: bônus, notas na escola, medalhas em competições esportivas, etc.

Quais são os fatores extrínsecos?

○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente. Aeróbios, anaeróbios, microaerófilos e anaeróbios facultativos. Microrganismos aeróbios: requerem oxigênio para sua multiplicação. Ex: Bolores, leveduras oxidativas e bactérias (Pseudomonas, Moraxella, etc.)

O que é algo extrínseco?

1. Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.

O que é aprendizagem intrínseca?

Se você está lendo este texto porque gosta do assunto ou sente que quer aprender mais sobre ele, você está sendo movido pela motivação intrínseca. Da mesma forma, quando seus alunos decidem mergulhar em um novo assunto por mera curiosidade, é a motivação intrínseca que também está em jogo.

O que são motivadores externos?

Os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue. Os motivos externos satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representam recompensas desejadas.

O que são fatores extrínsecos na aprendizagem?

Os estímulos externos e como a criança reage a eles estão relacionados diretamente com os aspectos afetivo-emocionais do processo de aprendizagem. ... - Contexto Afetivo: sentimentos de medo, insegurança, ansiedade, traumas. - Cenário Escolar: método escolar, professores, relações com colegas, condições da escola.

Quais são os três tipos de motivação?

Quais São os 3 Tipos de Motivação?
  • Motivação de Poder. Trata-se da motivação que nasce do desejo de ter influência nos relacionamentos interpessoais com seus colegas, clientes e gestores, por exemplo. ...
  • Motivação de Realização. ...
  • Motivação de Afiliação.

Quais são as motivações do agir humano?

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.

Quais são os aspectos motivacionais?

Os fatores de motivação se traduzem em fontes de satisfação, na medida em que contemplam sentimentos de realização, de crescimento profissional e de reconhecimento que uma pessoa pode sentir na realização de um trabalho, superando desafios (CURY, 2000).

Como promover a motivação extrínseca?

No ambiente corporativo, o clima organizacional, as atividades diversificadas, os treinamentos de aprimoramento e outros benefícios se destacam como formas eficientes de estímulo externo. Elas contribuem para manter o quadro de funcionários comprometido e produtivo.

Como a motivação extrínseca auxilia no processo de aprendizagem?

Ela pode influenciar o quê, quando e como aprendemos. Os alunos que estão motivados a aprender engajam-se ativamente em atividades que eles acreditam que os ajudarão a aprender, como prestar atenção cuidadosamente nas instruções, organizar e rever mentalmente o material a ser aprendido, entre outros.

Qual a relevância da motivação extrínseca no processo de Ensino-aprendizagem para o aluno?

Contudo, a motivação é um fator indispensável para a efetivação do aprendizado. O foco dos alunos motivados são as razões extrínsecas a tarefa tais como evitar punições ou obter alguma recompensa não relacionada à tarefa em si. Eles não apreciam as tarefas acadêmicas e as evitam o quanto podem (BZUNECK, 2001).

É possível uma pessoa ser motivada por fatores extrínsecos?

Com essas breves palavras poderíamos dizer que uma pessoa tem motivação intrínseca para fazer exercícios físicos quando é um desejo interior e não depende EXCLUSIVAMENTE de fatores externos. ... Fato é que a motivação é sustentada através da interação dos fatores extrínsecos e intrínsecos.

Quais são a etapas do ciclo motivacional?

Sendo assim, o ciclo motivacional se divide em: Equilíbrio → Estímulo/Incentivo → Necessidade → Tensão → Ação/Comportamento → Satisfação → Equilíbrio.

Quais são as formas de motivação externa?

A regulação externa consiste do estado que representa a forma menos autônoma de motivação extrínseca. As pessoas que se encontram nesse estado são regulados por uma ameaça ou recompensa externa. Por exemplo, uma pessoa realiza uma atividade por medo de ser demitido ou apenas porque vai receber um bônus financeiro.

O que são motivos internos?

Os motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidade das pessoas, são o que as capacita a certas atividades em detrimento de outras. Já os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece, ou objetivos que ela persegue. ... Tal necessidade é intrínseca a todos.

O que é um fator interno?

Os fatores internos são os colaboradores; capacidade produtiva; maquinários; produção em geral etc. Os fatores internos de uma empresa são importantes para planejar diversos fatores como: Controle de pedido; ... Esse detalhe é, exatamente, a falta de planejamento.

Artigo anterior
Qual o hormônio que impede o emagrecimento?
Artigo seguinte
O que move um moinho?