O que significa monóxido de carbono?

Perguntado por: Inês Vanessa Sousa Gomes Coelho  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (45 avaliações)

O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e tóxico.

O que o monóxido de carbono pode causar no ser humano?

A intoxicação por monóxido de carbono causa sintomas agudos como cefaleia, náuseas, angina, fraqueza, dispneia, perda da consciência, convulsões e coma.

Onde fica o monóxido de carbono?

Fontes emissoras de monóxido de carbono

O monóxido de carbono é liberado no ambiente por fontes naturais ou antrópicas (causas humanas). As fontes emissoras naturais podem ser: atividade vulcânica, descargas elétricas e emissão de gás natural.

Para que serve o monóxido de carbono?

Na escala industrial, o monóxido de carbono é utilizado na produção de metais, como ferro e níquel, retirando o oxigênio por oxirredução de seus respectivos minerais. Ele também é utilizado na produção de substâncias orgânicas como ácido acético, metanol, plásticos etc.

Qual é o significado de monóxido de carbono?

1. [ Química ] Óxido que contém apenas um átomo de oxigénio por molécula. [ Química ] Gás inodoro e incolor, resultante da combustão incompleta do carbono.

MONÓXIDO DE CARBONO

22 questões relacionadas encontradas

Qual a ligação do monóxido de carbono?

CO (monóxido de carbono):

Já o oxigênio possui 6 elétrons na camada de valência e precisa receber 2 elétrons para ficar com a configuração do gás nobre neônio. Veja que a ligação covalente coordenada pode ser representada por um traço, assim como a ligação covalente comum.

O que o monóxido de carbono pode causar ao meio ambiente?

A alta concentração de dióxido de carbono leva à poluição do ar, formação de chuva ácida e desequilíbrio do efeito estufa (com consequente elevação da temperatura da Terra), que traz consigo o derretimento de calotas de gelo e a elevação dos níveis oceânicos, resultando em uma grande degradação ambiental de ...

Qual a fonte Antropogenica do monóxido de carbono?

Fontes - as fontes principais de carbono negro são a queima ao ar livre de biomassa, motores a diesel e a queima residencial de combustíveis sólidos (carvão, madeira). As fontes de metano antropogênicas são sistemas de óleo e gás, agricultura, criação de animais, aterros sanitários e tratamentos de esgotos.

Quanto tempo o monóxido de carbono fica na atmosfera?

Segundo um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Victoria, no Canadá, o gás carbônico (CO2) permanece na atmosfera por cerca de 1? 800 anos.

Como monóxido de carbono pode matar?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as moléculas de monóxido de carbono se ligam à hemoglobina presente no sangue. Isso dificulta a circulação e distribuição do oxigênio – essencial para vida humana – no corpo. É uma morte por asfixia.

Que cheiro possui monóxido de carbono?

O que é o monóxido de carbono? O monóxido de carbono - CO - é um gás tóxico, invisível, sem cheiro ou sabor e que resulta de uma deficiente combustão, qualquer que seja o combustível utilizado: lenha, carvão, gás (butano, propano ou natural), entre outros.

Quantos átomos tem o monóxido de carbono?

O monóxido de carbono, por outro lado, é o resultado de combustão incompleta. A combustão de carbono incompleta acontece quando há uma oferta limitada de ar, apenas metade do oxigênio é adicionado ao carbono, formando o monóxido de carbono (CO = um átomo de oxigênio, CO2 = dois átomos de oxigênio).

O que acontece quando o monóxido de carbono e respirado?

O monóxido de carbono é um gás poluente tóxico, emitido pela combustão incompleta de combustíveis que possuem carbono em sua composição. Em caso de inalação, o monóxido pode causar intoxicação por asfixia química em pouco tempo de exposição.

Quais são os sintomas por intoxicação por monóxido de carbono pode levar à morte explique?

Uma intoxicação moderada ou grave por monóxido de carbono causa falta de discernimento, confusão, inconsciência, convulsões, dor no peito, falta de ar, pressão arterial baixa e coma. Sob este efeito, a maior parte das vítimas não é capaz de se mover e deve ser socorrida.

O que são fontes emissoras?

Fontes emissoras naturais: atividade de vulcões, gás natural e descargas elétricas. Atividades humanas: resultado da combustão incompleta de combustíveis fósseis. As queimadas produzem toneladas de CO, sendo uma das principais atividades que liberam CO para a atmosfera.

São exemplos de fontes antropogênicas de poluição do ar?

Existem muitas fontes naturais de poluição atmosférica (vulcões, incêndios florestais, poeira levada pelo vento, vapores naturais), mas são as fontes antropogênicas (aquelas produzidas pelo homem) que emitem poluentes em altas concentrações e que levantam preocupações sobre seus potenciais impactos na saúde.

Qual é a melhor definição para ligação covalente coordenada ou dativa?

Ligação covalente dativa, também conhecida como ligação semipolar, ligação covalente coordenada, ou simplesmente como ligação dativa ou coordenada, é descrita como uma ligação covalente entre dois átomos, na qual os dois elétrons compartilhados provêm do mesmo átomo.

O que é uma ligação covalente dativa ou coordenada e com quem ocorre?

Ligação covalente dativa ocorre quando um átomo compartilha seus elétrons. Essa ligação obedece à Teoria do Octeto, onde os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade eletrônica. Exemplo: formação de dióxido de enxofre (SO2).

Quais características se aplicam a uma ligação covalente dativa?

A ligação covalente dativa é um compartilhamento de pares de elétrons, em que estes são provenientes de um único átomo. No texto Ligação Covalente, vimos que esse tipo de ligação química ocorre quando há o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais.

Qual a fórmula de monóxido de Dinitrogênio?

Os apreciadores de corrida de carros devem conhecer bem este composto (Monóxido de dinitrogênio (N2O), não pelo nome, mas pelos efeitos que ele causa nos motores automobilísticos.

O que produz o CO?

O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e tóxico. É produzido com base na queima de compostos de carbono, na presença de pouco oxigênio (queima incompleta). A queima de combustíveis dos automóveis é uma das principais fontes de emissão de monóxido de carbono.

Qual a classificação do monóxido de carbono?

O monóxido de carbono possui um óxido de carbono na sua composição (mono = um; óxido), sendo classificado como óxido neutro ou indiferente. É um composto inorgânico, que pertence ao grupo dos óxidos, embora possua carbono na sua composição. O monóxido de carbono não reage com água e nem com ácidos ou bases.

Quem descobriu o monóxido de carbono?

Joseph Black (Bordéus, 16 de abril de 1728 — Edimburgo, 6 de dezembro de 1799) foi um médico e químico escocês.

Qual é a diferença entre monóxido de carbono e dióxido de carbono?

A fórmula do monóxido de carbono é o CO, e ele é gerado pela falta de fornecimento de oxigênio para permitir a total oxidação para o dióxido de carbono (CO2). ... Ou seja, quando há oxigênio insuficiente para completar parte de combustão do carbono, pode ocorrer a origem desse temido gás, que é tóxico.

Artigo anterior
Quais são os efeitos colaterais da dobutamina?
Artigo seguinte
O que é bom para aliviar a dor na bexiga?