O que significa julgamento de admissibilidade?

Perguntado por: Emanuel Gonçalo Freitas de Loureiro  |  Última atualização: 12. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

O juízo de admissibilidade serve para assegurar que o processo judicial siga as regras e procedimentos estabelecidos pelo ordenamento jurídico.

O que vem depois de decisão de admissibilidade?

O julgamento de um recurso, então, é dividido em dois momentos: juízo de admissibilidade e juízo de mérito.

O que quer dizer admissibilidade em um processo?

A admissibilidade é a condição mínima de aceitar o início de discussão de um tema. Este parâmetro serve para realizar uma espécie de seleção de demandas propostas, com o objetivo de que apenas as que preencham os requisitos básicos sejam admitidas e passem para a fase de análise do seu mérito.

Para que serve o juízo de admissibilidade?

O juízo de admissibilidade é uma das ferramentas mais importantes para o aperfeiçoamento da atividade correicional. Dele dependem – em boa parte – a eficácia, a eficiência e celeridade dos procedimentos disciplinares. ❖ a evitar exposição e desgastes desnecessários com os servidores e/ou pessoas jurídicas investigadas.

O que significa decisão de admissibilidade no processo trabalhista?

O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.

PROCESSO CIVIL: O que quer dizer JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL?

17 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora uma decisão de admissibilidade?

O prazo médio de espera para uma análise de admissibilidade, em 2020, era de cerca de um ano. Hoje, ele está reduzido para 60 dias.

O que vem depois de conclusos os autos para decisão de admissibilidade do recurso de revista?

Após a decisão de admissibilidade, os próximos encaminhamentos são dados pela Secretaria de Processamento de Recursos aos Tribunais Superiores (SPRTS), que faz a minuta do despacho de admissibilidade do agravo de instrumento, quando interposto, e remete o processo ao TST ou à vara de origem, a depender do caso.

Quem analisa a admissibilidade?

O juízo de admissibilidade deve ser realizado pela presidência do tribunal local com base no art. 1.030, V, do CPC, e a mesma admissibilidade ser revista ou o mérito julgado pelos tribunais superiores nos moldes dos arts.

Quais são os três requisitos necessários para o juízo de admissibilidade?

DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO

São requisitos Extrínsecos de Admissibilidade, a tempestividade, o preparo e a regularidade formal.

Quem julga a admissibilidade do recurso?

O tribunal de origem verifica a presença dos requisitos de admissibilidade do recurso extraordinário e profere juízo de admissibilidade. Caso o recurso não seja admitido, o CPC permite a interposição de agravo, que, desde a Lei 12.322/2010, deve ocorrer nos próprios autos.

Quanto tempo demora a decisão de admissibilidade do recurso de revista?

23/3/2023 - Segundo o relatório do sistema de dados estatísticos E-GESTÃO, o prazo médio da conclusão até a prolação da decisão de admissibilidade do Recurso de Revista foi de 0,3 dia.

O que é juízo negativo de admissibilidade?

Já o juízo de admissibilidade negativo – hipótese em que não se conhece do recurso – ocasiona, consoante já ressaltamos, a inviabilidade do exame de mérito.

O que é defesa de admissibilidade?

A defesa processual ou de admissibilidade é aquela que possui por objeto os requisitos de admissibilidade da causa (condições da ação e pressupostos processu- ais) e tratam de questões puramente processuais. As exceções, na acepção processual do vocábulo e em sentido amplo, significam direito de defesa.

Como saber se o processo está na fase final?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

O que quer dizer conclusos os autos para decisão de admissibilidade do recurso?

A conclusão dos autos nada mais é do que o ato de enviar o processo ao magistrado para que profira algum ato, seja um simples despacho de andamento, uma decisão processual (interlocutória, liminar, por exemplo) ou a sentença.

Quando não cabe mais recurso no processo?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

Quem analisa a admissibilidade do recurso ordinário?

O Projeto de Lei 1924/22 altera regras do sistema recursal da Justiça do Trabalho para estabelecer que a admissibilidade do recurso ordinário, atualmente a cargo dos juízes de primeira instância, passará a ser realizada pelo próprio tribunal.

Quais decisões judiciais são recorríveis?

Segundo a legislação pertinente, para que seja recorrível, a decisão precisa ter uma previsão legal de recurso. Por exemplo, em regra, a sentença é passível de recurso de apelação e a decisão interlocutora de agravo de instrumento.

Quais os juízos de admissibilidade possíveis para uma petição inicial?

3.1.

juiz, três juízos de admissibilidade podem ser pronunciados: o positivo, o negativo e o neutro.

Quando é negado seguimento de recurso no TST o que vem depois?

Qual recurso depois do TST? Após decisão do juiz sobre quaisquer desses recursos, é possível ingressar com um novo recurso, chamado de "agravo de petição", no prazo de oito dias.

O que acontece quando o recurso não é conhecido?

A expressão "não conhecer" de um recurso significa, só e sempre, abster-se de examinar a impugnação em sua substância, de aprovar ou desaprovar a decisão recorrida. O tribunal que não conhece de um recurso de jeito nenhum diz a quem assiste razão: se ao recorrente, se ao órgão a quo.

Qual é a última fase de um processo trabalhista?

Qual a última fase do processo? Fase recursal. A fase recursal é o estágio final das fases do processo judicial. Ela ocorre quando uma das partes não concorda com a sentença proferida e decide recorrer à instância superior.

Quanto tempo demora para sair a decisão do juiz?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

Como saber se um processo judicial trabalhista está chegando ao fim?

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Artigo anterior
Qual magnésio tomar Lair Ribeiro?
Artigo seguinte
Qual é a versão mais recente do SQL Server?