O que significa itil?

Perguntado por: Matias Alexandre Freitas de Moura  |  Última atualização: 4. Februar 2022
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ITIL é uma sigla que vem do inglês Information Technology Infrastructure Library que, em tradução livre para o português, significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Qual a função do ITIL?

O principal objetivo do ITIL é a melhoria da qualidade dos serviços de tecnologia da informação de uma empresa, por meio de uma gestão com foco no cliente. O trabalho será feito usando um conjunto abrangente de processos e procedimentos de governança, que são separados em disciplinas.

Qual seria a melhor definição para ITIL?

Para entender o que significa ITIL é preciso recorrer ao idioma inglês. ITIL é a sigla para Information Technology Infrasructure Library, que em português pode ser traduzido por Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

O que é o ITIL 4?

O ITIL v4 é última atualização da biblioteca de melhores práticas para tecnologia da informação, lançada em 2019 e que foca na transformação digital e no aumento de agilidade das empresas. A biblioteca ITIL, (Information Technology Infrastructure Library) pode ser definida como um conjunto de práticas.

Quais os principais conceitos do ITIL?

ITIL define 17 práticas específicas de gerenciamento de serviços:
  • Análise de negócio.
  • Gerenciamento de catálogo de serviços.
  • Projeto de serviço.
  • Gerenciamento de nível de serviço.
  • Gerenciamento de disponibilidade.
  • Gerenciamento de capacidade e desempenho.
  • Gerenciamento de continuidade de serviço.

ITIL em 5 minutos | O que é ITIL?

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios da biblioteca ITIL?

Princípios básico da metodologia ITIL:

Descrever corretamente os processos adequados para utilização, gestão e suporte da infraestrutura de TI. Assegurar-se da qualidade, com custo aceitável, dos serviços recebidos pelos clientes.

Qual a principal característica do framework ITIL?

O principal objetivo do ITIL é prover um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI testadas e comprovadas no mercado, podendo ser utilizadas tanto em organizações que já possuem operações de TI em andamento quanto para a criação de novas operações.

Quais os objetivos do ITIL V4?

Objetivos do ITIL V4

O ITIL V4 oferece uma fundamentação flexível para organizações que precisam integrar vários frameworks e abordagens em seus modelos operacionais de gerenciamento de serviços. O ITIL V4 tem como foco ajudar negócios a navegar através da era das novas tecnologias e serviços digitais.

O que é o ITIL faça um breve resumo do seu histórico até os dias atuais?

ITIL é o acrônimo de Information Technology Infrastructure Library — na tradução literal, Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. ... Ele garante que os projetos de TI de uma organização estejam alinhados com suas necessidades de negócios.

Qual conceito de ITIL descreve governança?

Para a #ITIL Governança de TI " Consiste de liderança, estruturas organizacionais e processos que garantam que a organização de TI suporte e amplie as estratégias e objetivos da empresa." ... A governança inclui a estratégia e as políticas para o uso de TI dentro de uma organização.”

O que é um serviço ITIL?

A ITIL define serviço como um meio intangível de entregar valor aos clientes, facilitando resultados sem ter que assumir custos e riscos extras. ... E a ITIL mapeia todo o ciclo de vida dos serviços através de 5 pilares: Estratégia. Desenho.

Qual o conceito e utilidade do BPM?

BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. BPM é uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.

Quanto custa o exame de certificação ITIL?

Conforme já mencionamos anteriormente, caso opte pela avaliação de maneira presencial, o curso será de US$ 205,00, isso sem incluir os valores de hospedagem, locomoção, entre outros. Porém, caso escolha a prova online, o valor da certificação ITIL será US$ 226,00.

Quem usa ITIL?

Quais são as empresas que utilizam ITIL no Brasil? A ITIL é adotada por milhares de organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar empresas como: IBM (International Business Machines Corporation), Microsoft, HP (Hewlett-Packard Company), HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation).

Qual é o gerenciamento focado em restaurar os serviços de TI?

O que é o gerenciamento de incidentes de TI? O foco principal do gerenciamento de incidentes é restaurar um serviço o mais rápido possível, reduzindo o impacto negativo para o negócio. ... Esse processo é importante para que os acordos de nível de serviço sejam cumpridos.

Porque a ITIL e um sucesso?

Durante sua evolução, a ITIL se consolidou como um padrão mais utilizado para prestação de serviços de TI. Dentre os motivos que garantiram este sucesso a biblioteca, destaca-se que se trata de boas praticas, a nível mundial, ou seja, uma reunião de conhecimentos das empresas em relação a GSTI.

Porque o ITIL foi criado?

O ITIL foi desenvolvido no fim da década de 80 pela Agência Central de Computação e Telecomunicações do governo britânico para servir como um catálogo de melhores práticas para os departamentos de TI dos órgãos governamentais. ... Nos últimos cinco anos, o ITIL começou a aparecer nos Estados Unidos e na América Latina.

Onde o conceito base do ITIL nasceu e com qual finalidade?

A ITIL surgiu a partir de um projeto da Grã-Bretanha durante os anos 80 cujo objetivo consistia em padronizar e arquivar as melhores práticas relativas aos processos de gestão em TI. O objetivo, então, era proporcionar um vasto subsídio com modelos e exemplos de cases que obtiveram sucesso em seus processos gerenciais.

Qual é o propósito da prática de habilitação de mudança?

O objetivo do gerenciamento de mudanças é garantir que os métodos e procedimentos padronizados mais adequados serão usados para o manuseio eficiente e imediato de todas as alterações. O objetivo é controlar a infraestrutura de TI, a fim de minimizar o impacto de eventuais incidentes.

O que significa Cobit e qual sua função?

O Controle de Objetivos para a Informação e Tecnologia Relacionadas (COBIT) é uma metodologia para a Governança de TI – um conjunto de práticas que gere os recursos e ferramentas da área. Ele é usado como um instrumento de suporte para gestores e garante a integridade dos sistemas de informação.

O que deve ser considerado no processo de gestão de incidentes?

O Gerenciamento de Incidentes, conforme descrito na ITIL [1], é o processo cujo propósito é restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível de modo a minimizar o impacto adverso nas operações de negócio, garantindo que os níveis acordados de qualidade do serviço sejam mantidos.

O que são processos para o framework ITIL?

Na Framework ITIL (Information Technology Infrastructure Library), existe um modelo de maturidade de processos composto por 5 níveis, onde cada um é notificado dentro das 5 áreas de avaliação: Visão e Direção, Processos, Pessoas, Tecnologia e Cultura. ...

Qual a estrutura do ITIL?

A ITIL em sua versão 3 está estruturada sob a ótica de 05 etapas, sendo: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Continuada de Serviço. Funções: Central de Serviços; Gerenciamento Técnico; Gerenciamento de Aplicativo; Gerenciamento de Operações de TI.

Quais são as características do Cobit?

O framework do COBIT foi criado tendo como principais características o foco no negócio, a orientação a processos, ser baseado em controles e direcionado por métricas.

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