O que significa indiciamento indireto?

Perguntado por: William Márcio Campos de Pires  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

O indiciamento direto é aquele feito com a presença do suspeito. O indireto ocorre quando o suspeito não tiver sido localizado pessoalmente, ou de outro modo, quando, embora ouvido anteriormente dentro do procedimento em condição diversa, não é encontrado para a formalização de seu novo status como investigado.

O que quer dizer indiciamento indireto?

O indiciamento pode ser direto ou indireto. ... Interessante que a doutrina entende que o indiciamento indireto deve ocorrer apenas quando o investigado estiver em lugar incerto e não sabido, contudo, na prática, apenas o não comparecimento deste, já é entendível, pelo delegado, para a realização do ato.

Quais as espécies de indiciamento?

Tendo em vista que a decretação da prisão em flagrante de uma pessoa resulta, necessariamente, no seu formal indiciamento (qualificação, interrogatório, vida pregressa e boletim criminal), pode-se concluir que, em tais situações, o indiciamento é coercitivo ou obrigatório.

O que significa quando uma pessoa é indiciada?

Uma pessoa investigada passa à condição de indiciada, por exemplo, quando o inquérito policial aponta um ou mais indícios de que ela cometeu determinado crime.

Quando o delegado não indicia?

Caso o delegado deixe de indiciar o suspeito, deverá também fundamentar em relatório final o motivo pelo qual levou a tal decisão, podendo ser, por exemplo, a falta de comprovação da tipicidade, excludente de culpabilidade, consumação, tudo juridicamente constatado da relação dos fatos e diligencias realizada.

O que é Indiciamento? Dr Peterson Responde

32 questões relacionadas encontradas

Quem não pode ser indiciado no inquérito policial?

Muito embora parte da doutrina entenda em sentido contrário, tem sim o Delegado, atribuição para lavrar APF em contra de juízes e promotores, pois a lei não vedou nesse sentido, o que ela proíbe é o indiciamento decorrente de inquérito policial instaurado por portaria.

Quando a autoridade competente pode deixar de indiciar?

O delegado de polícia pode indiciar ou deixar de indiciar alguém por simples subjetivismo, pois a formalização da suspeita é ato discricionário da autoridade policial que preside a investigação criminal, não encontrando limites constitucionais e legais que o vinculam.

Quais as consequências do indiciamento?

Além disso, o indiciamento também indica que o indiciado provavelmente será submetido à fase processual da persecução penal, correndo o risco de ser condenado e preso. Já no âmbito da Lei 11.343/06, conhecida como a Lei de Drogas, o indiciamento pode ser essencial na caracterização de um crime equiparado aos hediondos.

Qual a diferença entre réu é indiciado?

Sem o processo penal e suas garantias constitucionais, o indiciado e o denunciado não teriam como se defender das acusações. O réu, após responder a processo, pode ser absolvido ou condenado a cumprir pena.

Quando o indiciado vira réu?

Denunciado: Quando o inquérito é concluído, a autoridade policial o encaminha ao Ministério Público. Se considerar que há provas, apresenta denúncia à Justiça. Réu: Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial.

Quais são as peças que compõem o indiciamento?

Destarte, sob o prisma formal, além do auto prisional ou do despacho motivado que o determinam, o indiciamento compreende três peças:
  • o auto de qualificação e interrogatório do indivíduo;
  • as informações acerca de sua vida pregressa e;

O que é indiciamento e quais os seus requisitos?

3-) Conceito de Indiciamento

Em nosso entendimento, o indiciamento é um ato formal, de atribuição exclusiva da Autoridade de Polícia Judiciária, que ao longo da investigação forma seu livre convencimento no sentido de que há indícios mínimos de que um suspeito tenha praticado determinado crime.

O que é o formal indiciamento?

O indiciamento é o ato por meio do qual se imputa a alguém, no inquérito policial, a prática da infração penal investigada. Havendo, pois, indícios de que determinada pessoa perpetrou o crime que é alvo da investigação, cumpre à autoridade policial proceder a seu formal indiciamento.

O que é arquivamento indireto?

O arquivamento indireto surge quando o membro do Ministério Público se vê sem atribuição para oficiar em um determinado feito e o magistrado, por sua vez, se diz com competência para apreciar a matéria.

O que é indiciamento material?

O INDICIAMENTO SOB O ENFOQUE MATERIAL E A LEI FEDERAL Nº 12.830/2013.. Considera-se indiciamento o ato pelo qual o Delegado de Polícia manifesta sua convicção jurídica motivada ao imputar a uma pessoa a condição de provável autor ou partícipe da infração penal investigada no inquérito policial.

Em que momento ocorre o indiciamento?

O indiciamento só pode ocorrer a partir do momento em que reunidos elementos suficientes que apontem para a autoria da infração penal, quando, então, o delegado de polícia deve cientificar o investigado, atribuindo-lhe, fundamentadamente, a condição jurídica de “indiciado”, respeitadas todas as garantias ...

O que é indiciado na Justiça?

Mas, se a conclusão do inquérito apontar um ou mais indícios de que essa pessoa cometeu crime, ela passa para a condição de indiciada pelo delegado, com base em provas, testemunhas e outros meios que comprovem a prática do crime. Esse indiciamento é formal e muda o status dentro do processo, com maior peso.

O que é considerado réu primário?

Esse tipo de réu é conhecido pelo fato de uma pessoa não ter sido condenada anteriormente por nenhum crime. O termo foi criado para ser o contrário do termo que define o “reincidente”, ou seja, quando o réu já foi condenado e julgado anteriormente.

O quê investigado?

Significado de Investigado

adjetivo Que foi alvo de investigação: procedimento investigado. Diz-se do indivíduo acerca do qual uma investigação está sendo feita: suspeito investigado. substantivo masculino O indivíduo que está sendo alvo de investigação. Etimologia (origem da palavra investigado).

O que acontece depois do inquérito policial?

Após receber o inquérito policial, o promotor de justiça poderá: (a) oferecer a denúncia; (b) pedir o arquivamento; (c) solicitar diligências; ou (d) realizar diligências. Note que a ação penal pública só terá início com o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público no prazo legal, conforme disposição do art.

Qual é o significado de indiciar?

É um ato formal, realizado eventualmente durante o inquérito policial, quando a autoridade policial se convencer de que determinada pessoa é a autora da infração penal. Antes do formal indiciamento, a pessoa é tratada apenas como suspeita ou investigada.

Quem pode realizar o Desindiciamento?

Indiciamento trata-se de ato privativo de delegado de polícia, por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, indicando autoria, materialidade e suas circunstâncias.

Quem pode indiciar alguém?

O indiciamento criminal é ato privativo do delegado de polícia e representa a primeira fase na formação da culpa na persecução penal. É recorrente no direito processual brasileiro, a utilização da expressão autoridade policial para conceder a um determinado agente estatal poderes e atribuições constantes da Lei.

Como cancelar inquérito policial?

O fato de o inquérito ter sido arquivado tem o condão de desconstituir o ato de indiciamento praticado pela Autoridade Policial, não devendo constar em seus antecedentes qualquer menção acerca do inquérito policial, salvo requisição judicial.

Quais são as pessoas que não podem ser indiciadas?

Os membros do Poder Judiciário e os membros do Ministério Público não podem ser indiciados no âmbito de investigação policial, tendo em vista as vedações legais contidas nas leis orgânicas que disciplinam às respectivas carreiras.

Artigo anterior
Como usar carga extra da bateria do celular?
Artigo seguinte
Quem foi Castiel na Bíblia?