O que significa Independência ou Morte?

Perguntado por: Rafaela Luna Silva de Guerreiro  |  Última atualização: 4. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

Considerado a certidão de nascimento do Brasil, o quadro 'Independência ou Morte', do pintor paraibano Pedro Américo, é uma das principais imagens que simbolizam a proclamação da independência ocorrida em 7 de setembro de 1822.

O que quer dizer a frase Independência ou Morte?

Nos livros, a pintura serve para ilustrar o ato de fundação da nacionalidade brasileira, mostrando que a passagem para a situação da independência é o resultado de um brado. Essa interpretação, recorrente, representa o grito do Ipiranga como uma direção, num ato personalizado e centralizado no monarca.

Quem disse a frase Independência ou Morte e em que momento?

Neste ponto, Dom Pedro, além de sofrer com as ameaças de Portugal, precisava se entender com a elite brasileira que ansiava a independência. Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte!

De quem é a fala Independência ou Morte?

A Independência do Brasil diante de Portugal foi um processo complexo e que teve influência internacional. Foto do famoso quadro "Independência ou Morte", de Pedro Américo, feito em óleo sobre tela em 1888.

É verdade que Dom Pedro gritou Independência ou Morte?

Por isso, D. Maria Leopoldina convocou uma sessão extraordinária no dia 2 de setembro, quando ficou decidido que era o momento de declarar a independência do Brasil. Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 201 anos, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”.

Independência ou Morte - Análise do quadro de Pedro América

27 questões relacionadas encontradas

Qual foi a frase que Dom Pedro gritou?

Dias depois, quando estava em São Paulo, Dom Pedro I proclamou às margens do Rio Ipiranga “Independência ou morte”.

Qual a verdadeira história do 7 de setembro?

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, D. Pedro (futuro D. Pedro I) provlamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

Porque o quadro Independência ou Morte foi pintado?

O contexto político também era relevante: o quadro foi uma encomenda do governo paulista para decorar o edifício do Monumento do Ipiranga, erguido de 1885 a 1890 para marcar o lugar em que teria ocorrido a declaração de Independência.

O que realmente aconteceu no Grito do Ipiranga?

Na verdade, o brado do Ipiranga foi um evento sem pompa ou circunstância que, de imediato, não recebeu a importância que tem hoje. Segundo pesquisadores, o 7 de setembro só foi reconhecido como o marco da independência anos mais tarde.

Quem foi a pessoa que assinou a Lei Áurea?

Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil.

Onde Pedro Américo estava quando terminou de pintura Independência ou Morte?

Independência ou Morte foi pintado por Pedro Américo em Florença (Itália), onde vivia, e ficou pronto em 1888 — 66 anos depois do grito do Ipiranga.

Qual foi a famosa frase de Dom Pedro às margens do Rio Ipiranga?

A Independência do Brasil foi proclamada com a celebre frase de Dom Pedro às margens do Ipiranga: "Independência ou Morte".

É verdade que Dom Pedro estava com diarreia?

Segundo a apuração feita por Laurentino, Pedro I estava, de fato, com uma indigestão no fatídico 7 de setembro de 1822, causada, provavelmente, por consumir uma água contaminada ou por algum alimento que não foi armazenado corretamente.

Por que foi dado o grito da independência?

A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.

Qual foi a frase que marcou a Independência?

O 9 de janeiro de 1822 entrou para a história como o dia em que Dom Pedro I publicamente declarou que ficaria no Brasil e não retornaria para Portugal. Ele, então, disse a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico.”

Quem estava presente no Grito do Ipiranga?

A imagem de D. Pedro I montado num cavalo, segurando uma espada e gritando "Independência ou morte!" às margens do Ipiranga, em meio a uma enorme comitiva, é conhecida pela maioria dos brasileiros que estudam a história do país.

O que aconteceu no dia 07 de setembro de 1822?

A Independência do Brasil foi proclamada por D. Pedro em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo.

Qual é a diferença entre a Independência e a Proclamação da República?

Resposta verificada por especialistas

Independência foi quando D. Pedro declarou que Brasil não pertenceria mais à Portugal. Proclamação da República foi quando Mal Deodoro declarou que Brasil deixaria de ser um reino e passou a ser uma República.

Quem deu o grito de Independência e porquê?

Grito da independência

D. Pedro I estava em uma viagem a São Paulo quando recebeu a sessão extraordinária organizada por Maria Leopoldina, sua esposa. Na ocasião, enquanto sofria de problemas intestinais, o príncipe regente leu as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga.

O que a Independência nos ensina?

O dia da Independência foi um ponto de partida para algo muito maior, para uma democracia que necessita ser cada vez mais justa e cada vez mais respeitada, para uma liberdade não só de um povo, mas uma liberdade de expressão e de pensamento.

Qual é o sobrenome do filho de Dom Pedro?

A região foi o local onde viveu e prosperou Pedro de Alcântara Brazileiro de Saisset, filho bastardo do imperador Pedro I. A curiosidade e o tempo disponível durante a pandemia levaram a jornalista a empreender uma pesquisa.

Qual foi o famoso grito que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil?

Bicentenário da Independência: o grito do Ipiranga e a história do 7 de Setembro. Foi às margens do riacho Ipiranga, há 200 anos, em um 7 de setembro como hoje, que Dom Pedro I (1789-1834) declarou a independência do Brasil em relação a Portugal.

Qual é o nome inteiro de Dom Pedro?

É batizado com o nome de Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Habsburgo. Foi ele herdeiro do trono desde o berço, pois seus dois irmãos mais velhos já haviam falecido antes de completarem um ano.

Qual a doença que Dom Pedro tinha?

Durante a guerra, d. Pedro I ficou doente e, em 24 de setembro de 1834, acabou falecendo por conta de uma tuberculose.

Como foi o fim de Dom Pedro?

Sem alcançar o êxito esperado, um grupo de soldados e populares concentrados no Campo de Santana ameaçaram a integridade de Dom Pedro I. Mediante a embaraçosa situação, o imperador abdicou do trono no dia sete de abril de 1831.

Artigo anterior
Como fazer quebra de linha?
Artigo seguinte
Onde fica o QR Code no Pagseguro?