O que significa incoterms?

Perguntado por: Gustavo César de Valente  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

Incoterms é a abreviatura do inglês (International Commercial Terms), que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”. Trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional.

Quais são os Incoterms?

Conheça os onze Incoterms utilizados no comércio internacional
  • Grupo E – Partida. ...
  • EXW – Ex Works – Na fábrica. ...
  • Grupo F – Transporte Principal Não Pago. ...
  • FCA – Free Carrier – Franco Transportador. ...
  • FAS – Free Alongside Ship – Livre no Costado do Navio. ...
  • FOB – Free on Board – Livre a Bordo do Navio.

O que são e para que servem os Incoterms?

O que é Incoterms

Trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional. Os Incoterms são importantes pois eles têm o papel de deixar clara a alocação de riscos, custos e obrigações entre o comprador e o vendedor em um contrato de compra e venda de mercadorias.

Como funciona o Incoterms?

Os Incoterms são normas que determinam quem paga o frete da mercadoria, o seu ponto de entrega, e quem deve fazer o seguro, entre outras coisas. Os Incoterms são muito importantes para que a pessoa que vende para o exterior possa calcular assim todos os seus gastos.

Quais são os Incoterms mais utilizados?

EXW – Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado)

Esse é o termo que garante menor responsabilidade para o vendedor e o de maior para o comprador, sendo o Incoterm mais utilizado.

Incoterms - quais são e o que significam

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os INCOTERMS da revisão de 2020?

Lista dos Incoterms ® 2020
  • EXW – Ex Works – Na Origem (local de entrega nomeado)
  • FCA – Free Carrier – Livre No Transportador (local de entrega nomeado)
  • FAS – Free Alongside Ship – Livre Ao Lado Do Navio (porto de embarque nomeado)
  • FOB – Free On Board – Livre A Bordo (porto de embarque nomeado)

Quais são as 4 categorias de INCOTERMS?

Os Incoterms na visão dos modais de transporte podem ser divididos em quatro categorias:
  1. Categoria E: Partida. O EX Works, também conhecido pela sigla EXW. ...
  2. Categoria F: Frete Não Pago. ...
  3. Categoria C: Frete Pago. ...
  4. Categoria D:

Como funciona o Incoterm FOB?

FOB é a sigla de Free on Board, neste incoterm o vendedor termina com as suas obrigações no momento em que a mercadoria passa pela a amurada do navio no porto de embarque que foi indicado anteriormente, a partir deste momento, é com o comprador todas as responsabilidades sobre perdas e possíveis danos.

Quem define as regras dos Incoterms?

Em relação a compra e venda de mercadorias, o que deve ser observado tanto pelo exportador e importador são as condições que norteiam a venda das mercadorias. As regras utilizadas para esse fim estão definidas nos International Commercial Terms (Incoterms), editada pela Câmara de Comércio Internacional (CCI).

Para que foi criado os Incoterms?

Os Incoterms® foram criados em 1936 pelos peritos da Câmara Internacional de Comércio (ICC), da qual faziam parte advogados e profissionais do comércio, com a ideia de criar um conjunto de regras internacionais para a interpretação dos termos comerciais mais usados nos negócios estrangeiros.

É correto afirmar que os Incoterms são?

Os International Commercial Terms – Incoterms – ou Termos Internacionais de Comércio são regulamentações que determinam aspectos e detalhes do comércio internacional de produtos.

Qual Incoterm prevê a entrega da mercadoria ao lado de um navio no porto de origem sem que seja obrigatória a contratação de seguro de transporte da mercadoria?

No Incoterms FAS, o vendedor cumpre sua obrigação de entrega quando a carga for colocada ao lado da embarcação designada pelo comprador, no cais ou numa embarcação, no porto de embarque indicado. O risco de perdas ou danos à mercadoria, é do comprador a partir da entrega da mercadoria.

Como a definição do Incoterms pode interferir nos custos e riscos de uma empresa exportadora?

Os Incoterms são muito importantes para que a pessoa que vende para o exterior possa calcular todos os seus gastos. ... Os Incoterms foram criados para dar resposta ao vários conflitos entre exportadores e importadores, que ocorriam por erros de interpretação nos contratos internacionais.

Como elaborar uma DI?

Será preciso preencher as seguintes informações:
  1. País de procedência;
  2. Data da chegada;
  3. Peso bruto e líquido;
  4. Transportador;
  5. Tipo de embalagem;
  6. Local de armazenamento;
  7. Valor das mercadorias;
  8. Valor do frete;

Quais são as responsabilidades e os custos para o exportador no Iincoterm FOB?

O Exportador assume as responsabilidades e riscos a partir do bordo do navio, sendo o transporte e seguro internacional o primeiro. Seguido disso, dentro do seu país o comprador, deve arcar com descarga, manuseio, armazenagem, burocracias alfandegárias, direitos de importação, Transporte e Seguro.

O que é valor FOB na exportação?

Pois elas são as iniciais da expressão inglesa Free On Board. Quer dizer que o exportador é responsável pela mercadoria até ela estar dentro do navio, para transporte, no porto indicado pelo comprador.

O que é valor FOB importação?

Na maioria das vezes, o valor aduaneiro da mercadoria é encontrado a partir do seu valor FOB (Free on Board, valor da mercadoria), acrescido dos valores do frete e seguro internacionais, convertendo-se esses valores para Reais, por meio da taxa de câmbio do dia do registro da importação.

Quantos e quais são os Incoterms da última revisão?

Os Incoterms continuam a ser divididos em duas categorias: os aplicáveis a qualquer meio de transporte (sete Incoterms: EXW, FCA, CPT, CIP, DAP, DPU e DDP) e os aplicáveis apenas quando a transação envolve transporte marítimo ou por vias navegáveis (quatro Incoterms: FAS, FOB, CFR e CIF).

Qual é o grupo do Incoterm DAF?

No caso do DAF - Delivery At Frontier - entregue na fronteira, o vendedor assume os riscos até a fronteira citada no contrato e o comprador, a partir dela. Os termos do grupo C merecem atenção para evitar confusões.

Quais foram as mudanças mais significativas no Incoterms?

A principal alteração feita no Incoterms® 2020 foi a mudança da nomenclatura DAT (Delivered at Terminal) para DPU (Delivered At Place Unloaded). As siglas dos 11 termos comerciais do Incoterms foram mantidas: EXW | Ex Works | Na origem (Local de entrega nomeado)

O que é Incoterm DPU?

DPU é o incoterm que substituiu o DAT, a sigla DPU significa “Delivered At Place Unloaded” ou em português: “Entregue No Local Desembarcado”. Forma de usar: DPU (inserir o local de destino designado) Incoterms 2020.

Quais foram as principais alterações na Incoterm de 2020 comparado a Incoterm de 2010?

Na edição de 2010, estabeleceu-se que o FOB (Free on Board) não seria utilizado para contêineres, mas a regra não foi bem recebida e, em 2020, voltará a ser usada nessas operações. Para esta atualização dos INCOTERMS, pensou-se também em criar um INCOTERM dedicado apenas a Custo e seguro, CNI.

Quem paga o frete no CPT?

No incoterm CPT o vendedor dessa forma, contrata e paga o frete para levar as mercadorias ao local de destino designado.

Qual o Incoterm que apresenta maior risco para o exportador?

Neste termo, não há obrigatoriedade de seguro, mas o seguro pode ser contratado tanto pelo exportador como pelo importador, indicando o beneficiário do seguro, e no mesmo modelo de CIF e CIP. O termo DDP é o que apresenta o maior grau de compromissos para o exportador, em contraposição ao EXW.

Qual Incoterm substitui o DDU?

O DAP é a sigla de Delivered at Place este Incoterm foi criado para substituir os termos DAF, DES e DDU. O INCOTERM DAP, vem com o objetivo de que as mercadorias possam ser postas à disposição do comprador, ou seja, do importador, enquanto estiver no porto de destino ou ainda no interior do navio transportador.

Artigo anterior
Quais são as 4 funções do sistema digestório?
Artigo seguinte
Qual é o conceito do pensamento crítico?