O que significa incentivos fiscais isenção ou benefício fiscal tributário?

Perguntado por: Daniel Mauro Amorim Miranda Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

Os incentivos fiscais são benefícios relacionados à carga tributária. Eles são concedidos pela administração pública, no âmbito federal, estadual ou municipal, para certas empresas com o objetivo de estimular um setor específico ou uma atividade econômica.

O que é benefício fiscal e incentivo fiscal?

Dos conceitos acima, portanto, nota-se que benefício fiscal é toda liberalidade tributária que vise a atender interesse público de qualquer ordem, ao passo que incentivo, sendo benefício específico, é um instrumento capaz de satisfazer interesse de ordem econômica e social, como geração de empregos, aumento de salários ...

O que é um incentivo fiscal?

Os Incentivos Fiscais, também conhecidos como benefícios fiscais, tratam-se de um conjunto de políticas públicas que promovem a redução ou isenção de impostos como meio de estimular o desenvolvimento do país.

O que é incentivo fiscal exemplos?

Os incentivos fiscais são: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); PIS (Programa de integração Social);

O que é a isenção fiscal?

A isenção é a dispensa do pagamento de um tributo devido em face da ocorrência de seu fato gerador. Constitui exceção instituída por lei à regra jurídica da tributação (ADI nº 286, Min. Maurício Corrêa).

O que é a Lei de Incentivo Fiscal? #leideincentivofiscal

22 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de isenção fiscal?

As espécies mais comuns nas lições de Direito Tributário são as isenções onerosas/não-onerosas, isenções individuais/gerais e isenções autonômicas/heterônomas. De todo o exposto, percebe-se a importância do estudo das isenções para a compreensão do intricado tema do crédito tributário e sua exclusão.

O que é isenções?

O dicionário Priberam da Língua Portuguesa a representa como o estado ou a condição de estar isento ou de eximir-se de algo. Assim, a ideia pode estar relacionada à isenção de taxas. Em linhas gerais, o conceito por trás do termo significa não precisar pagar determinado tributo. Ou seja, a desobrigação do pagamento.

Quais os tipos de benefícios fiscais?

As modalidades mais comuns de concessão de benefícios fiscais para empresas propiciadas pela administração pública são: anistia ou redução de débitos, isenção, redução de base de cálculo, subvenção e crédito presumido.

Quem dá incentivos fiscais?

Os incentivos fiscais são benefícios relacionados à carga tributária, concedidos pela administração pública para atrair empresas para determinada região ou estado. Tais incentivos podem ter a forma de redução da alíquota de imposto, ou isenção, por exemplo.

Quem pode conceder incentivos fiscais?

Como falamos, os benefícios fiscais são oferecidos pelo governo — seja federal, seja estadual, seja municipal. Eles são concedidos por meio da dedução, da eliminação (direta ou indireta), da isenção e da compensação, entre outros modelos de redução da carga tributária.

Qual o papel dos incentivos fiscais no processo?

Você já ouviu falar sobre o papel dos Incentivos Fiscais? Eles são benefícios concedidos pela administração pública para algumas empresas, com o objetivo de estimular algum setor ou atividade econômica. E podem ser caracterizados por descontos, isenções, compensações e outros modelos que minimizam a carga tributária.

Como saber se o produto tem benefício fiscal?

Cabe ao contribuinte verificar, junto à Secretaria da Fazenda de seu Estado, os respectivos benefícios e incentivos do ICMS, para aproveitá-los na forma da legislação vigente.

Quais incentivos fiscais a empresa pode obter efetuando exportação?

Incentivos fiscais que contemplam a exportação
  • ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • PIS (Programa de integração Social);
  • COFINS (Contribuição para fins sociais);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

Como as empresas podem ser mais competitivas utilizando incentivos fiscais?

São muitas as formas de incentivo fiscal para as empresas utilizarem para crescimento ou modernização. De forma prática, ao invés de pagar os Impostos sobre Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), a empresa poderá investir em outros programas que, além de diminuir ou eliminar os encargos, garantam melhores resultados.

O que é isenção de documentos?

Quem recebe até dois salários mínimos e precisa retirar a segunda via de documentos como carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento ou óbito pode fazer o pedido de isenção das taxas de emissão no Detra – Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O que é pedido de isenção?

Isenção – Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional têm direito à isenção da taxa de inscrição do exame. Estar cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021, também dá direito ao benefício.

Qual a diferença entre isenção e imunidade tributária?

Portanto, é possível resumir a diferença entre os dois conceitos do seguinte modo: a imunidade é lida como competência ou falta dela, sendo determinada pela Constituição Federal a tributação de certas pessoas ou certos fatos. A isenção é meramente o exercício da competência do ente da federação.

O que é isenção não onerosa?

Nesse sentido, a isenção não onerosa é aquela que é concedida pelo ente tributante por mera liberalidade, sem exigência de qualquer contrapartida do beneficiário. Por outro lado, a isenção onerosa requer que o beneficiário dê algo em contra pelo recebimento da isenção.

Quais são os impostos e incentivos fiscais para exportação?

As exportações brasileiras possuem alguns incentivos tributários, dentre eles podemos citar o tratamento fiscal diferenciado para os tributos abaixo:
  • ICMS.
  • IPI.
  • Pis.
  • Cofins.
  • ISS.

Quais são os benefícios fiscais sobre os impostos de exportação?

Incentivos fiscais à exportação são medidas que beneficiam o exportador reduzindo-lhe a carga tributária. Os incentivos aplicam-se aos produtos a serem exportados na venda direta ao exterior e para a venda no mercado interno com fim específico de exportação, a uma empresa comercial exportadora (trading company).

Quais os incentivos para se executar o comércio exterior?

  • A Constituição Federal concede imunidade e isenção de tributos como incentivo fiscal para a exportação.
  • Como incentivo fiscal para a exportação não incidem tributos como o IPI, PIS/PASEP e COFINS e o ICMS sobre a mercadoria exportada.
  • O IE não está incluso no incentivo fiscal para a exportação.

Qual papel dos incentivos?

Essas vantagens são concedidas por decretos, medidas provisórias ou projetos de lei e possuem como finalidade estimular o crescimento socioeconômico de um determinado setor do mercado, bem como de regiões que ainda precisam se desenvolver.

Porque os estados oferecem incentivos fiscais às indústrias?

Para atrair investimentos e consequentemente mais riqueza e geração de renda para sua região, vários governos promovem incentivos variados para as empresas. Isso vai desde isenção de impostos e infra-estrutura até a própria construção das instalações da empresa com dinheiro público.

Como os incentivos fiscais estão relacionados com a industrialização no Brasil?

Os incentivos fiscais têm sido utilizados por diversos governos estaduais com o objetivo de estimular a implementação e expansão do setor industrial e desta forma expandir sua produção para as demais regiões do país.

O que fazer para ter incentivo fiscal?

Entretanto, de maneira geral, a forma de como conseguir incentivos fiscais é bem simples. O processo se inicia quando um projeto se inscreve em uma das leis em vigor e é aprovação. Depois disso, normalmente, toda a transação é realizada entre empresa e instituição/programa beneficiado.

Artigo anterior
Quem pode usar armas não letais?
Artigo seguinte
O que apaga o fogo grego?