O que significa impetrado em um processo?

Perguntado por: Mário Ramos de Oliveira  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

Impetrar ação significa solicitar algo no tribunal no qual pode ser gerado um processo com a finalidade de conferir a garantia do direito do impetrante da ação.

O que é um processo impetrado?

Significado de Impetrado

substantivo masculino Autoridade judicial contra a qual se requer um habeas corpus, um mandado de segurança ou qualquer outra medida de teor judicial. Judiciário. Pessoa contra a qual se coloca um recurso ou ação judicial. adjetivo Que se conseguiu impetrar, solicitar por requerimento.

Quem é o impetrante é o impetrado?

Impetrante é a pessoa física ou jurídica que ingressa com o mandado na Justiça. Impetrado é a “autoridade coatora”, ou seja, a autoridade que restringiu ou feriu o direito da pessoa que ingressa com a medida judicial.

O que significa impetrado habeas corpus?

A expressão "habeas corpus" significa apresente o corpo. Ele é uma garantia constitucional que tutela a liberdade de locomoção do homem. ... O "habeas corpus", como mencionado anteriormente, pode ser impetrado por qualquer pessoa, quer tenha ou não capacidade postulatória.

O que é um impetrante?

Significado de Impetrante

Aquele que impetra; quem requer alguma providência judicial.

Impetrado - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa - You Dicionário - Dicionário da L

19 questões relacionadas encontradas

Quem é o impetrado no mandado de segurança?

Em um processo de mandado de segurança, o impetrante é o autor da ação, ou seja, é a parte ativa do processo.

Quando usar impetrar?

IMPETRAR: Termo correto utilizado no ajuizamento da maior parte dos Remédios Constitucionais (Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Segurança), bem como também pode ser usado para indicar a interposição de recursos, o requerimento de outras providências judiciais e o aforamento de demandas de outra natureza.

Quando pode ser impetrado o habeas corpus?

O habeas corpus pode ser preventivo, quando existe uma ameaça ilegal à liberdade de um indivídio; ou repressivo, quando já foi concretizada uma ordem de prisão ilegal contra uma pessoa.

Onde pode ser impetrado o habeas corpus?

Para impetrar um Habeas Corpus (HC), você deve levar ou enviar a petição impressa ou escrita à mão, nos moldes do modelo abaixo ao Tribunal de Justiça. ... Se a pessoa está presa, pode enviar o HC como carta ao Tribunal de Justiça.

Quanto tempo leva para um juiz julgar um habeas corpus?

A média de espera é de 439 dias até o julgamento do mérito do Habeas Corpus. E esse tempo tem irritado advogados e partes. Muitos advogados têm recorrido ao Supremo para reclamar da demora no julgamento de Habeas Corpus pelo STJ. Geralmente, o tempo de espera nesses casos é de menos de um ano.

Quem é o requerente e quem é o requerido?

Requerente é o indivíduo que faz um requerimento, ou seja, solicita algo a alguém. O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado. ... Já o réu é a pessoa que deverá responder por um crime ou delito, sendo o polo passivo do processo judicial.

O que é necessário para impetrar mandado de segurança?

O principal requisito para se aferir o cabimento do mandado de segurança, sem dúvidas, é a existência de um direito líquido e certo que esteja sendo alvo de ameaça ou que já tenha sido violado por ação ou omissão de autoridade pública.

Qual o prazo para impetrar o mandado de segurança?

Embora a Constituição não tenha fixado um prazo para que o Mandado de Segurança possa ser impetrado, historicamente, a legislação sempre fixou o prazo de 120 (cento e vinte) dias “contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado” (art. 23 da Lei 12.016/09, atual lei do Mandado de Segurança).

Onde impetrar o habeas data?

Para ingressar com um habeas data na Justiça, é necessária a atuação de um advogado ou defensor público.
  • Veja o que diz a lei:
  • Constituição Da Republica Federativa do Brasil de 1988.
  • Lei nº 9.507, DE 12 de novembro de 1997.
  • VETADO)

É possível o habeas corpus ser impetrado pelo Ministério Público?

o Ministério Público somente pode impetrar habeas corpus em favor do réu, nunca para satisfazer os interesses, ainda que legítimos, da acusação (grifou-se).

Quem pode impetrar um habeas corpus?

Nesse caso, qualquer pessoa física que se achar ameaçada de sofrer lesão a seu direito de locomoção tem direito de fazer um pedido de habeas corpus. Essa pessoa é chamada de “paciente” no processo. O acusado de ferir seu direito é denominado “coator”.

Quais os requisitos do habeas corpus?

Os requisitos do habeas corpus são dois, dessa maneira: a ameaça ou a violação à liberdade de locomoção; que a coação seja realizada em ilegalidade ou abuso de poder.

Quem pode impetrar?

Impetrar é a mesma coisa que acionar o direito de pedir um mandado de segurança. Qualquer pessoa física ou jurídica que sinta que um direito seu não está podendo ser exercido corretamente devido a um ato irregular de uma autoridade ou órgão que exerce poder público pode impetrar o mandado de segurança.

O que significa quem interpôs?

Fazer com que (algo ou alguém) seja colocado entre outras coisas ou pessoas: ele interpôs os livros na prateleira entre os televisores; interpôs-se entre o presidente e o governador para acalmá-los.

Quem interpor recurso é?

Interposição de Recurso é um direito que serve para garantir a parte sua ampla defesa e duplo grau de jurisdição. ... É neste momento que o réu poderá recorrer dessa decisão através do pedido de recurso. Sendo que este não será julgado pelo mesmo juiz da sentença, mas sim por um desembargador.

O que é o ajuizamento da ação?

Ajuizamento é o ato ou efeito de ajuizar, ou seja, de formar juízo ou conceito acerca de alguma coisa. ... No âmbito do Direito, fazer ajuizamento é levar a juízo, é submeter uma ação a um juiz, é o ato de protocolar uma ação na justiça para que seja apreciada e julgada por um juiz.

De quem é a competência para julgar mandado de segurança?

1. A competência para julgar mandado de segurança se define pela categoria da autoridade coatora e sua sede funcional, sendo, portanto, absoluta. O primeiro aspecto a provocar questionamentos quanto a competência no mandado de segurança refere-se ao ato advindo de dirigente de entidade de ensino superior.

Quem é a autoridade coatora em mandado de segurança?

Em sede de mandado de segurança, é a pessoa a que se atribui a violação do direito, e no âmbito do habeas corpus, é a pessoa responsável pela violência ou coação ilegal à liberdade de locomoção do paciente.

Qual é o procedimento do mandado de segurança?

O procedimento da lei do mandado de segurança é de ação constitucional, civil e de rito sumaríssimo, onde a pessoa pode buscar reparação jurisdicional ao sofrer lesão ou ameaça de lesão a direito líquido e certo.

Quando é cabível mandado de segurança na Justiça do Trabalho?

conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Artigo anterior
Quais são os ciclos do nitrogênio?
Artigo seguinte
Como calcular o valor da UCO?