O que significa gestão de pessoas?

Perguntado por: Alexandre João Jesus Tavares Assunção  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.6/5 (64 avaliações)

Gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de RH que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano nas organizações. Ou seja, a gestão de pessoas é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

Qual é a função de gestão de pessoas?

O que é Gestão de Pessoas e qual sua função? ... É o RH que garante que todos estão trabalhando de acordo com a legislação e a cultura adotada pela organização. Também está entre as suas atribuições a prospecção de novos talentos e ações para manter um ambiente saudável, positivo e motivador para todos os trabalhadores.

O que é gestão de pessoas e seus objetivos?

Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa).

Quais são os principais objetivos da área de gestão de pessoas?

Principais objetivos da gestão de pessoas
  • Resolução de conflitos. ...
  • Motivação e engajamento. ...
  • Treinamento e desenvolvimento. ...
  • Cuidar do interesse dos colaboradores. ...
  • Comunicação transparente. ...
  • Aprimore os processos de recrutamento e seleção. ...
  • Faça uso da tecnologia. ...
  • Promova um bom clima organizacional.

Quais são os processos de gestão de pessoas?

Conheça os 6 processos da gestão de pessoas
  • Agregar pessoas. Agregar é fazer com que novos profissionais façam parte da empresa, contribuindo com suas competências, para que as tarefas diárias sejam executadas com maestria. ...
  • Aplicar pessoas. ...
  • Recompensar pessoas. ...
  • Desenvolver pessoas. ...
  • Manter pessoas. ...
  • Monitorar os resultados.

O que é gestão de pessoas?

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as áreas e processos da gestão de pessoas?

Conceito de Gestão de pessoas

Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

Quais são as principais especialidades da moderna gestão de pessoas?

A Gestão de Pessoas está dividida em subsistemas responsáveis pela descrição, desenho e análise de cargos, recrutamento e seleção, implementação de procedimentos legais, treinamento e desenvolvimento, orientação à empregados, administração de cargos e salários, administração de benefícios, gestão de desempenho e ...

São objetivos da função de recursos humanos ou da gestão de pessoas?

Dessa forma, os objetivos da gestão de RH são selecionar, gerenciar e guiar os funcionários no sentido que a empresa quer caminhar. As funções de adquirir, desenvolver e reter talentos podem ser realizadas por uma pessoa só ou um departamento especializado. Isso vai depender do porte e do setor financeiro do negócio.

Quais são os objetivos da gestão estratégica de pessoas?

Gestão estratégica de pessoas é a abordagem usada pela área de Recursos Humanos e lideranças para analisar e definir as ações necessárias para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Essa gestão estratégica visa melhorar os resultados individuais e da organização.

Quais principais processos objetivos e importância da gestão de pessoas numa empresa?

Gestão de Pessoas: o que é, principais processos, objetivos e seus pilares. Gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de RH que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano nas organizações. Ou seja, a gestão de pessoas é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

O que não é gestão de pessoas?

Presidentes e gestores têm papel fundamental na atração, retenção e na administração de pessoas; a área de RH é estratégica e atua como parceiro de negócios. Ao contrário: defendo-a como maior do que isso, uma área estratégica que deve ser parceira de negócios dentro da organização. ...

Quais os pilares da gestão estratégica de pessoas?

7 pilares da gestão de pessoas que toda empresa deve implementar
  1. Engajamento. ...
  2. Comunicação. ...
  3. Desenvolvimento de talentos. ...
  4. Aquisição e retenção de talentos. ...
  5. Avaliação de desempenho. ...
  6. Recompensa e Reconhecimento. ...
  7. Liderança.

Quais são os objetivos organizacionais e quais são os objetivos individuais?

- OBJETIVOS INDIVIDUAIS: São situações desejadas que cada pessoa pretende alcançar. ... - OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS: São estados desejados que a organização pretende alcançar e que orientam seu comportamento em relação ao futuro e ao ambiente externo e interno.

Quais as etapas fundamentais da gestão estratégica de pessoas?

Conheça 4 etapas da gestão estratégica de pessoas
  1. Faça um diagnóstico. Não é possível avançar em uma estratégia de gestão de pessoas sem antes parar por um momento e avaliar a situação atual das coisas. ...
  2. Defina metas, objetivos e estratégias. ...
  3. Invista em qualificação. ...
  4. Adote métodos de avaliação.

Quais os objetivos da área de recursos humanos?

A função do RH é realizar o gerenciamento dos recursos humanos, ou seja, a conciliação entre os interesses dos funcionários e os da empresa. Por isso, esse profissional é responsável por gerir os relacionamentos internos, realizar processos de recrutamento e seleção para encontrar mão de obra qualificada no mercado.

Qual é a finalidade da gestão de pessoas em uma cooperativa?

Na visão de Gil (2006), a gestão de pessoas deve contribuir para que as organizações sejam eficazes por meio das pessoas, e assim buscar a cooperação dos indivíduos que atuam nas mesmas, tanto para o alcance de seus objetivos individuais quanto para o alcance dos objetivos organizacionais.

São objetivos da gestão do conhecimento?

Objetivos da Gestão do Conhecimento

Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional); Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.

Quais são as dimensões da moderna gestão de pessoas?

Os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas
  1. Treinamento e desenvolvimento. O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional tem ganhado cada vez destaque nas organizações. ...
  2. Comunicação. ...
  3. Liderança. ...
  4. Processos. ...
  5. Trabalho em equipe.

Quais são os conceitos fundamentais da moderna gestão de pessoas?

Aspectos fundamentais da moderna gestão do talento humano
  1. Pessoas como seres humanos. ...
  2. Pessoas como ativadoras de recursos organizacionais. ...
  3. Pessoas como parceiras da organização. ...
  4. Pessoas como talentos fornecedores de competências. ...
  5. Pessoas como o capital humano do negócio.

Quais são os três aspectos fundamentais da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas baseia-se em três aspectos fundamentais. As pessoas como seres humanos; como atividades inteligentes de recursos organizacionais e:
  • Como gerentes.
  • Como empregados individuais.
  • Como parceiros da organização.
  • Como mão-de-obra fundamentais.

São atividades relacionadas com a área funcional de gestão de pessoas?

As áreas podem e devem atuar em conjunto em diversas situações dentro de uma empresa. Isso vale, por exemplo, para a contratação de pessoal, avaliação de desempenho, desenvolvimento de talentos, aumento do engajamento, realocação de pessoal, políticas de promoção e gestão de crises.

Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?

Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?
  • Motivação. A motivação surge como primeiro pilar para uma gestão de pessoas eficiente. ...
  • Comunicação. Todo gestor reconhece a importância da comunicação. ...
  • Trabalho em equipe. É preciso ter em mente que a empresa é uma só célula. ...
  • Competências. ...
  • Desenvolvimento.

Quais são os cinco processos básicos na gestão de pessoas?

Os principais processos de gestão de pessoas são:
  • agregar pessoas;
  • aplicar pessoas;
  • recompensar pessoas;
  • desenvolver pessoas;
  • manter pessoas;
  • monitorar pessoas.

O que são os objetivos organizacionais?

Para Chiavenato, objetivos organizacionais são o fim desejado que a organização pretende atingir e que orientam o seu comportamento em relação ao futuro e ao ambiente interno e externo. Neste sentido os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações, que necessitam de um fim objetivo.

O que são objetivos organizacionais exemplos?

Objetivo é um resultado desejado que se pretenda alcançar dentro de um determinado período. ... Exemplo de objetivos organizacionais: servir ao cliente, retorno sobre o investimento, sobrevivência, crescimento e inovação.

Artigo anterior
O que significa mac os x?
Artigo seguinte
Como pagar irs por multibanco?