O que significa gânglios inchados?

Perguntado por: Manuel Costa de Soares  |  Última atualização: 27. April 2025
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

Os gânglios linfáticos podem ficar inchados por vários motivos. As causas mais comuns são infecções respiratórias superiores e infecções em partes do corpo perto dos gânglios linfáticos. Às vezes podem ser um sinal de algo menos comum. Por exemplo, podem ser um sintoma de câncer, HIV ou tuberculose.

Quais os sintomas de gânglios inflamados?

Cansaço, febre, marcas roxas na pele ou sangramento fácil. Pode ainda haver dor nos ossos, nas articulações, palidez e sonolência. Hemograma e/ou exame de medula óssea. Gânglios inflamados que surgem após uma infecção em que foi utilizado algum tipo de antibiótico.

O que causa gânglios no pescoço?

Às vezes, os gânglios podem inchar em resposta a uma infecção próxima, como um resfriado ou uma infecção na garganta. No entanto, também podem indicar problemas de saúde mais graves, como infecções crônicas, doenças autoimunes, como o lúpus, ou até mesmo câncer.

Onde ficam os gânglios no corpo humano?

Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenos nódulos existentes no nosso corpo, que têm como cuja principal função filtrar substâncias nocivas. Esses gânglios linfáticos estão presentes principalmente no pescoço, axilas e virilhas.

Quanto tempo leva para um gânglio desinchar?

Na maioria das vezes, este inchaço é passageiro e não há necessidade de preocupação. Isso porque o inchaço tende a desaparecer em cerca de duas semanas, juntamente com os sintomas da doença.

Gânglios Linfáticos Inchados: Saiba tudo sobre essa condição | Dr. Rafael De Cicco

24 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando os gânglios estão inchados?

Se o linfonodo estiver dolorido ou expelindo pus ou outra substância, deve-se consultar um médico imediatamente. Alguém deve telefonar para o médico da pessoa. O médico decidirá sobre a urgência da consulta com base na presença de sinais de alerta e de outros sintomas.

O que é bom para desinflamar os gânglios linfáticos?

Alguns remédios caseiros para íngua, como as compressas de argila, o chá de gengibre ou o chá de eucalipto, possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e imunomoduladora, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico a combater infecções, e assim, diminuir a inflamação dos gânglios linfáticos, o que ...

Quais doenças incham os gânglios?

O inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço pode ser causado por uma série de fatores, incluindo:
  • Infecções de vias respiratórias superiores, como resfriados, gripes, sinusites, faringites e amigdalites;
  • Infecções na pele, como celulite, furúnculos e impetigo;

O que causa inflamação dos gânglios?

Linfonodos inchados: características

Conforme explicado anteriormente, processos infecciosos ou inflamatórios (como gripes, resfriados e viroses) são causas muito comuns de aumento dos linfonodos. Sendo assim, o inchaço dessas estruturas pode ser acompanhado por dor de garganta, tosse, febre ou coriza, por exemplo.

É normal ter gânglios no pescoço?

Na grande maioria dos casos, os nódulos no pescoço surgem porque o organismo do paciente está combatendo algum tipo de doença, inflamação ou infecção. Quando os nódulos no pescoço são causados por esse motivo, eles geralmente desaparecem após 3 ou 4 semanas, sem que seja necessária qualquer intervenção médica.

Quando se preocupar com gânglios?

Quando vários gânglios linfáticos estão inchados, isso sugere que o problema está em todo o corpo. Pode ser algo como varicela, HIV ou um câncer como leucemia ou linfoma.

É normal ter gânglios?

Os gânglios linfáticos, linfonodos ou ínguas, são partes do sistema de defesa do organismo. Então eles aumentam em vários casos como infecções, inflamações, câncer e Às vezes eles podem ser sentidos na palpação porém não tem alteração nenhuma.

O que pode aumentar os gânglios?

Aumento de tamanho dos linfonodos

Quando existe um problema perto de um nódulo linfático, por exemplo, uma infecção, feridas ou câncer, o gânglio ou o grupo de gânglios linfáticos nessa área pode inchar e aumentar de tamanho à medida que se encarrega de filtrar as células "ruins". Isso é denominado linfonodomegalia.

Quanto tempo leva um gânglio a desaparecer?

Ela se manifesta através de um ou mais carocinhos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos, e costumam durar entre 3 e 30 dias. Qualquer tipo de inflamação pode causar esse carocinho, pois os gânglios funcionam como filtro contra possíveis ameaças ao corpo.

Como tratar gânglios?

Os gânglios geralmente não provocam sintomas. Os médicos baseiam o diagnóstico em um exame. Se causarem sintomas, o líquido é removido com uma agulha ou o gânglio é removido cirurgicamente.

Quando o linfonodo é perigoso?

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

Onde ficam os gânglios do pescoço?

Na raiz do pescoço existe um grupo de linfonodos conhecidos como linfonodos supraclaviculares. Esse grupo recebe a drenagem linfática de estruturas da cabeça e do pescoço através dos vasos aferentes dos vasos linfáticos cervicais laterais profundos.

Como reduzir os gânglios no pescoço?

Em casos de doenças infecciosas e virais, o tratamento para linfonodos cervicais é feito com o uso de medicamentos sintomáticos e anti-inflamatórios. Às vezes, o uso de antivirais ou de antibióticos, em caso de doenças infecciosas bacterianas, pode ser necessário.

Qual a doença que provoca inchaço e dor no pescoço?

Doenças que causam caroços no pescoço incluem doenças de pele, como cisto sebáceo, alterações congênitas, alterações na tireoide ou mesmo doenças autoimunes, como a sarcoidose. Outras infecções, como a mononucleose, HIV ou tuberculose também podem causar aumento de linfonodos.

Quando um linfonodo pode ser câncer?

Quando atinge um linfonodo, o tumor ocasiona o aumento dos gânglios e alguns podem até ser palpados. Mas, se há apenas algumas células cancerígenas em um linfonodo, fica impossível detectá-lo. Nesse caso, o médico confirma a metástase pela remoção de todo ou parte do linfonodo.

O que pode ser inchaço no pescoço abaixo da orelha?

Algumas infecções bacterianas, como otite, amigdalite, sinusite ou faringite, por exemplo, podem levar o surgimento de ínguas no pescoço, atrás da orelha, mandíbula ou nuca, resultando em inchaço no pescoço.

Qual médico cuida dos gânglios linfáticos?

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

Quando o linfonodo dói?

Na região do pescoço, isso costuma acontecer, por exemplo, em quadros de infecções respiratórias altas ou de amigdalite. Essas inflamações e infecções que atingem tais estruturas da cabeça e do pescoço levam a um trabalho mais intenso por parte dos linfonodos e, dessa forma, eles ficam inchados.

Como saber se o linfonodo é maligno ou benigno?

O linfonodo que sofre transformação maligna tende, no início, a apresentar morfologia arredondada, mantendo seus limites com os planos adjacentes. Com a evolução da doença, pode passar a ter bordas boceladas ou espiculadas, perdendo seus limites com os tecidos ao redor.

Quanto tempo dura um linfonodo no pescoço?

Caso demorem mais de 10, 15 ou 20 dias para os sintomas desaparecerem, podemos entender que os linfonodos continuarão persistindo.

Artigo anterior
Como passar uma frase para a forma negativa?
Artigo seguinte
O que diz EF35LP28?