O que significa equidade exemplo?

Perguntado por: Luís Barbosa de Brito  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade pode ser definida como uma justiça natural; disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um. ... Um exemplo prático de aplicação da equidade ocorre em atendimentos de urgência em hospitais.

O que é que significa equidade?

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade é definida como uma disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.

Como diferenciar igualdade de equidade?

Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.

Que significa equidade na Bíblia?

Equidade é o substantivo feminino com origem no latim aequitas, que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade, conformidade.

Qual é o princípio da equidade?

A justiça como equidade (fairness) busca estabelecer um critério normativo para determinar aquilo que é o justo, isto é, para aquilo que seria o correto de um ponto de vista público, uma vez que sua aplicação recai sobre a estrutura básica da sociedade, o que inclui as principais instituições políticas e econômicas.

O que é EQUIDADE? | 2 Minutos de filosofia nas SEGUNDAS-feiras

41 questões relacionadas encontradas

Como se aplica a equidade?

A equidade é prevista pelo legislador como critério utilizado pelo magistrado para execução de uma lei. Essa previsão também justifica-se pela própria sociedade, em que a velocidade das mudanças superam a das leis.

Quando surgiu o conceito de equidade?

O conceito de equidade em saúde começou a ser debatido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1986, aparecendo na Carta de Ottawa - documento resultado da Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde - como um de oito pré-requisitos para a saúde (OMS, 1986.

Quem tem equidade e?

substantivo feminino Característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, que julga de maneira imparcial, isenta e neutra, sem tomar partidos; imparcialidade: duvidou da equidade das eleições. Correção no modo de agir ou de opinar; em que há lisura, honestidade; igualdade: tratou-a com equidade.

Como conjugar a palavra equidade?

A palavra eqüidade está errada porque está em desuso, tendo sido modificada pelo mais recente acordo ortográfico. Devemos utilizar o substantivo comum feminino equidade sempre que quisermos referir igualdade, imparcialidade, justiça. Exemplos: Lutamos pela equidade de gênero na sociedade.

Qual o adjetivo de equidade?

Do latim aequanimus (aequi – igual, anime - ânimo). Equânime é um adjetivo de dois gêneros, que se refere àquilo que tem ou em que há equanimidade, ou seja, que tem igualdade de ânimo diante da adversidade ou da prosperidade, da boa ou da má circunstância, que tem serenidade de espírito e equidade em julgar.

Qual a diferença em se falar de igualdade e equidade no contexto jurídico e sua aplicação no contexto escolar?

De acordo com o dicionário online Michaelis, a palavra equidade significa “consideração em relação ao direito de cada um independentemente da lei positiva, levando em conta o que se considera justo”, enquanto igualdade significa “qualidade daquilo que é igual ou que não apresen- ta diferenças; identidade”.

Qual a diferença entre isonomia e equidade?

De acordo com a visão do Direito, isonomia e igualdade, embora possam parecer sinônimos, são termos com significados diferentes. Enquanto isonomia significa equidade perante as normas como uma ação concreta, a igualdade pode ser considerada uma expressão mais subjetiva.

O que é igualdade e equidade na educação?

Igualdade: consiste em tratar as pessoas como iguais, independentemente de quão diferentes elas sejam. Equidade: consiste em tratar de forma diferente aqueles que não se encontram em situação de igualdade.

O que causa a equidade?

Pelo princípio da eqüidade, mais deve ser atendida a razão, que a impõe, vista pela boa-fé, do que a própria regra do Direito. Sendo assim, a eqüidade é a que se funda na circunstância especial de cada caso concreto, concernente ao que for justo e razoável.

Como se escreve equidade?

Grafia no Brasil: eqüidade. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: equidade. Grafia em Portugal: equidade.
...
e·qui·da·de |qüi|
  1. Igualdade.
  2. Rectidão na maneira de agir. =
  3. Reconhecimento dos direitos de cada um.
  4. Justiça recta e natural.

Qual é o antônimo de equidade?

O contrário de equidade é: Contrário de igualdade: 1. desigualdade, diversidade, diferença, diferenciação, distinção, discrepância, discriminação, discernimento, dessemelhança, diferencial, separação.

O que é equidade e iniquidade?

Em grande parte dos estudos revisados, a eqüidade tem sido utilizada como sinônimo de igualdade, e seu oposto, a iniqüidade, como sinônimo de desigualdade.

Qual a diferença entre equidade e inclusão?

A inclusão é algo que passa por cultura organizacional, comportamento dos colaboradores e segurança para todos compartilharem (e serem apreciados por) suas ideias. Equidade - é busca por igualdade através de processos e práticas que entendam que cada jornada é individual.

Quem desenvolveu o conceito de equidade?

Na Idade Média prevaleceram-se as idéias de São Tomás de Aquino. Ele, baseado em Aristóteles, desenvolveu o conceito de equidade aplicado ao contexto cristão. O pensamento de São Tomás de Aquino ligou a equidade a algo útil para a aplicação do direito.

O que é equidade filosofia?

Em suma, a equidade pode ser compreendia na filosofia aristotélica como um instrumento de justiça formal, voltada a solucionar conflitos entre disposições normativas conflitantes, mas a sua concretização dependerá da existência de uma disposição de caráter no indivíduo que deve realizar o ato.

Quando que um juiz pode se valer da equidade?

“(…)a equidade distingue-se em equidade judicial e equidade legal. O primeiro caso seria aquele em que o juiz, na hipótese de haver permissão legal (expressa ou implícita), aplica a melhor solução ao caso concreto, resultando numa “justiça perfeita”.

Quando o juiz pode usar a equidade?

O novo CPC não foge à tradição e estabelece que “[o] juiz não se exime de decidir sob a alegação de lacuna ou obscuridade do ordenamento jurídico” e “só decidirá por equidade nos casos previstos em lei” (art. 140, parágrafo único).

O que é equidade e quando pode ser aplicada em matéria de jurisdição?

O julgamento por equidade surge quando regra de direito positivado específica não é aplicada, e nem se utiliza o julgador de elementos para suprimento da lacuna legal. Por outras palavras, é um julgamento feito a partir de um paradigma pessoal de justiça.

Quem pode promover a equidade na sociedade contemporânea?

Assim, o fundo público pode promover a igualdade entre os desiguais por intermédio, por exemplo, de políticas públicas que visam à promoção da equidade.

Qual a diferença entre a equidade e a igualdade como princípio no acesso à saúde Cite um exemplo?

Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. ... Por esse princípio, uma vítima de acidente grave passará na frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

Artigo anterior
Quanto custa Uber do aeroporto de Recife a Porto de Galinhas?
Artigo seguinte
Qual altura instalar suporte de TV no quarto?