O que significa édipo?

Perguntado por: Mariana Vieira de Teixeira  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (27 avaliações)

1. [Figurado] Decifrador de enigmas. 2.

Como explicar o complexo de Édipo?

Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna.

Como o complexo de Édipo é resolvido?

O Complexo de Édipo mal resolvido se inicia na fase fálica.

É quando aparece o Complexo de Castração. O menino acha que será castrado pelo pai por desejar a mãe. ... Dessa forma, o menino se volta para o pai, se aliando à ele e entendendo que esta é a única forma de ultrapassar este conflito.

Em qual obra Freud fala do complexo de Édipo?

Complexo de Édipo: Resumo da História

O Complexo de Édipo foi proposto pela primeira vez por Freud em seu livro A Interpretação dos Sonhos.

O que é Édipo e Electra?

Na sua base, o complexo de Electra e de Édipo são semelhantes. Enquanto o complexo de Electra acontece na menina em relação aos sentimentos de afeto pelo pai, o complexo de Édipo acontece no menino em relação à sua mãe. ... Veja mais sobre o complexo de Édipo e como se manifesta nos meninos.

O que é COMPLEXO DE ÉDIPO?

29 questões relacionadas encontradas

Quando a filha se apaixona pela mãe?

O que é o Complexo de Electra:

Consiste na etapa em que a filha passa a se sentir atraída pelo próprio pai, disputando com a mãe a atenção deste homem. A expressão “Complexo de Electra” foi criada pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung, em referência ao mito grego de Electra.

O que é complexo de Édipo negativo?

Pressupõe-se a ansiedade como mais presente nos homens, e enquanto originada por sexualidade interiorizada na relação com o pai, ou seja, no Édipo negativo. Tem-se, desde o início, o Édipo positivo, com agressividade em relação ao pai, e, depois, o Édipo negativo, com sexualidade em relação ao pai.

O que é complexo de Édipo invertido?

Complexo de Electra (ou complexo de Édipo invertido)

O conceito segue o mesmo parâmetro usado por Freud no complexo de Édipo feminino, no qual as meninas desenvolvem uma identificação com a mãe desejando, inconscientemente, eliminá-la para possuir o pai.

Qual a relação direta do complexo de Édipo e a histeria?

Freud proporia, então, que a relação de caráter sexual entre a criança e o seu pai/mãe ocorreria no plano do fantasma, na cena que ele viria a denominar Complexo de Édipo. ... A partir de então, Freud não se cansa de repetir que o núcleo das neuroses, e entre elas está obviamente a histeria, é o complexo de Édipo.

Quais são os dois interditos Proibicoes apontados por Freud frutos do complexo de Édipo?

Segundo Freud (1913/2006, p. 49), as mais antigas e importantes proibições ligadas aos tabus são as duas Leis básicas do totemismo: não matar o animal totêmico e evitar relações sexuais com membros do clã totêmico do sexo oposto.

O que pode ocorrer se o complexo de Édipo for mal resolvido?

Premido pelo escolha entre as exigências impostas pelas forças exógenas da Família, sociedade, religião, leis, etc…, de continência ao prazer individal, e o desejo do indivíduo pelo prazer sem limites; o conflito do Édipo mal resolvido pode ser fonte de angustias, neuroses, perversões e outras formas de distúrbios ...

Como resolver o complexo de Édipo?

Complexo de Édipo: como lidar na prática

“Mostrar à criança, durante sua criação, qual é seu papel na família, com seus limites claros e bem estabelecidos pelos pais, a ajuda a assegurar-lhe seus afetos com a família e de seu lugar ao mundo”, orienta o psicólogo.

Quanto tempo dura o complexo de Édipo?

Complexo de Édipo: idade

Cada tempo do mito edipiano tem idades diferentes que representam a maturidade da criança, tanto cognitiva quanto emocional. Via de regra, o período completo dura dos três aos cinco anos.

Qual é a importância do complexo de Édipo?

O Complexo de Édipo é de extrema importância para a formação da personalidade da criança. ... A primeira definição feita por Freud era o fato de o filho apaixonar-se pela mãe e ter ciúmes do pai, conferindo ao Complexo de Édipo um caráter de universalidade. Assim para Freud (1924, apud GOMES, 1998 p.

Por que na fase fálica o menino configura o seu pai como um rival?

Esse amor, segundo a teoria psicanalítica, traduz um desejo incestuoso da criança com a mãe, numa fase denominada fálica, ou seja, dos 3 aos 6 anos. ... Nesse sentido, ele começa a ver seu pai como rival, ao mesmo tempo que pretende obter seu amor e sua atenção.

Como se chama quando a mãe é apaixonada pelo filho?

Em psicanálise, o Complexo de Jocasta é o desejo sexual incestuoso de uma mãe para com o seu filho.

Qual é a primeira noção da origem da histeria?

Hipócrates, médico renomado da Grécia Antiga (460-377 a.C) entendia a histeria como sendo uma doença orgânica de origem uterina e, portanto, especificamente feminina que afetava todo o corpo por sufocações da matriz.

São efeitos do complexo de Édipo na neurose?

1 COMPLEXO DE ÉDIPO

O Édipo é um complexo considerado núcleo das neuroses, ponto crítico para a constituição do sujeito e é a partir dele que vemos como o sujeito se posiciona frente à angústia de castração. Freud relata sobre a diferença do Édipo na menina e no menino.

Porque podemos considerar que Freud considera que o complexo de castração insere o menino no complexo de Édipo?

Freud conclui, então, que na relação mãe-filho, o complexo de Édipo faz intervir um terceiro termo, que ele denomina de função paterna. Esta está intimamente relacionada à lei. Logo, perceber a mãe como castrada significa reconhecer a castração do outro. ... Assim, poder-se-á afirmar que só há desejo se houver castração.

Qual a consequência da demolição do complexo de Édipo?

Em extensão sempre crescente, o complexo de Édipo revela sua importância como o fenômeno central do período sexual da primeira infância. Após isso, se efetua sua dissolução, ele sucumbe à regressão, como dizemos, e é seguido pelo período de latência.

O que é amor edipiano?

Significado de Edipiano

Psicanálise Complexo edipiano ou de Édipo, apego sexual que liga o filho ao pai ou à mãe (sempre ao sexo oposto). (Postulado pela psicanálise freudiana, esse complexo, tido como fundamental, é frequentemente utilizado para o diagnóstico de neuroses e recalques.).

O que é a fase fálica?

Na fase fálica que ocorre dos três aos cinco anos, a área erógena fundamental do corpo é a zona genital. Freud sustenta que nessa fase o pênis é o órgão mais importante para o desenvolvimento, tanto dos homens quanto das mulheres, por isso Freud é fortemente criticado e acusado de ser falocêntrico.

Como saber se tenho complexo de Édipo?

Como identificar o complexo de Édipo
  1. Sentimento de grande afeto à mãe;
  2. Sentimentos negativos em relação ao pai, podendo haver sentimento de ódio;
  3. Maior interesse pelo órgão sexual;
  4. Ciúme excessivo quando os pais estão juntos;
  5. Atitudes agressivas em relação ao pai, já que o enxerga como rival;

O que é complexo de Édipo social?

Sigmund Freud cunhou o termo Complexo de Édipo para descrever a rivalidade que uma criança desenvolve com seu pai do mesmo sexo pelas atenções sexuais de seu pai do sexo oposto. É uma das ideias mais conhecidas, mas controversas, de Freud.

O que é uma pessoa que tem complexo de Deus?

Complexo de Deus é um comportamento social cujas características são o excesso de arrogância e/ou apatia dos indivíduos que o apresentam para com uma sociedade, círculo ou pirâmide social. Embora existam semelhanças, não se deve confundir com transtorno de personalidade narcisista (TPN).

Artigo anterior
O que é a proteção civil?
Artigo seguinte
Quanto de agua tem no mundo?