O que significa dort?

Perguntado por: Vera Camila Lima Guerreiro Henriques  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Tra- balho (DORT) são agravos que afetam, em geral, os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro) relacionados às exigências das tarefas, ambientes físicos e organiza- ção do trabalho.

O que significa a sigla DORT?

Lesões por Esforços Repetitivos (LER)/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT): termo abrangente que se refere aos distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético, principalmente de pescoço e membros superiores, relacionados, comprovadamente ou não, ao trabalho10.

O que causa a doença DORT?

LER e DORT basicamente podem ser considerados a mesma coisa. Isso porque, as duas são lesões causadas no sistema osteomuscular por fatores normais no mundo corporativo. Ou seja, elas são causadas por local de trabalho inadequado, movimentos repetitivos como o da digitação, pressões etc.

O que significa DORT em segurança do trabalho?

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros.

O que é DORT e como tratar e prevenir?

LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) são distúrbios causados principalmente pela repetição exagerada ou inadequada de movimentos. Por exemplo: a digitação por longos períodos, sem pausas e com posicionamento inadequado dos punhos.

LER E DORT | O QUE SÃO? O QUE CAUSAM? QUAIS OS SINTOMAS E TRATAMENTO? Fisioterapia Avançada

34 questões relacionadas encontradas

Quais são sintomas mais comuns das doenças LER DORT?

As LER/DORT podem provocar desconforto, dificuldade ao uso do membro afetado, fadiga, do- lorimento, dor, formigamento, sensação de peso no membro afetado. Também podem ocorrer inchaços, alteração na coloração da pele e/ou na temperatura do membro afetado, limitação dos movimentos, que devem ser atentamente observados.

Quais as doenças que são consideradas DORT?

Tenossinovite e tendinite: inflamação de tendões. Epicondilite: inflamação de músculos e tendões do cotovelo. Bursite: inflamação das bursas (pequenas bolsas de líquido localizadas em pontos em que os músculos ou tendões encostam em umo osso).

Para que serve o DORT?

A DORT, assim como indicado pelo nome, está obrigatoriamente relacionado às atividades repetitivas no ambiente de trabalho. Seu diagnóstico só é comprovado quando há confirmação de que o trabalho executado pelo paciente, sendo devidamente regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foi o causador da lesão.

Quais são as dorts mais comuns?

Sendo assim, quando se fala em DORT, os distúrbios mais comuns relacionados ao trabalho são: dores na região lombar, dores musculares e tendinites — particularmente no ombro, punho e cotovelo.

Quais são os DORT mais comuns?

Entre os tipos de LER/DORT ais comuns temos as Tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, miosites, Sindromes do túnel do carpo, cervicobraquial, do desfiladeiro toráxico, etc. Embora seja frequente o diagnóstico desses transtornos, nem sempre são caracterizados como relacionados ao trabalho.

Quais as principais Lesões provocadas pela DORT?

Alguns especialistas e entidades preferem atualmente denominar essas doenças por DORT - Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Atingem principalmente os membros superiores (mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical), mas apesar disso, podem afetar o homem como um todo.

Quais partes do corpo são mais afetadas pelos esforços repetitivos?

Quais partes do corpo são mais afetadas pelos esforços repetitivos?
  • Ombros;
  • Cotovelos;
  • Punhos;
  • Mãos;
  • Região da Cervical;
  • Região da Lombar;
  • Joelhos.

Como é feito o diagnóstico de DORT?

O diagnóstico das LER/Dort é basicamente clínico e é feito através de estudo da vida profissional pregressa, da história da doença e de exame físico minucioso.

O que acontece quando se constata que um trabalhador está com LER ou DORT?

O que acontece quando se constata que um trabalhador está com LER ou DORT? A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) pode afetar os ossos, músculos e tendões, devido à realização de movimentos repetidos diversas vezes seguidas.

Quais os sintomas de movimentos repetitivos?

Sintomas de Lesão por esforço repetitivo
  • Dor, especialmente nos membros superiores e dificuldade de movimentar os dedos.
  • Sensibilidade ao toque.
  • Sensação de queimação.
  • Formigamento nas extremidades.
  • Inflamação.
  • Inchaço local.
  • Fadiga muscular.

Quais são os direitos do trabalhador em caso de doença?

Aposentadoria Integral: no caso de uma incapacidade permanente em decorrência da doença ocupacional, o trabalhador tem direito a uma aposentadoria no valor integral da média dos salários de contribuição.

Qual o tratamento recomendado para os pacientes com DORT?

O tratamento para LER/ DORT normalmente envolve a realização de sessões de fisioterapia, podendo também ser indicado o uso de medicamentos ou a cirurgia, em casos mais graves. Além disso, de acordo com a LER/ DORT e a gravidade, pode ser também necessário o afastamento do posto de trabalho.

Quais dos sintomas abaixo podem indicar LER DORT?

Os principais sintomas relacionados a LER/DORT são:
  • Dor localizada;
  • Dor generalizada ou que irradia;
  • Desconforto;
  • Fadiga ou sensação de peso;
  • Formigamento;
  • Dormência;
  • Redução da força muscular.

Como se adquire DORT?

Diversas variações congênitas do aparelho locomotor, enfermidades associadas, estresse, distúrbios psicológicos, estilo de vida, entre outros fatores, podem todos contribuir para o aparecimento desses distúrbios.

O que pode ser feito para prevenir DORT?

Manter o monitor na altura dos olhos para não ter que forçar o pescoço para baixo; Utilizar cintas e outros acessórios de proteção fornecidos pela empresa ao executar tarefas que exigem força física; Praticar exercícios físicos regularmente; Manter um estilo de vida saudável.

Quais são os trabalhos mais vulneráveis PARA LER e DORT?

A categoria bancária está entre as mais afetadas por Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Como identificar LER DORT?

Sintomas. Os principais sintomas de LER são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

Qual exame detecta a LER?

A Eletroneuromiografia é constituída de duas análises. A primeira é a investigação da condução nervosa periférica, onde são feitos pequenos estímulos elétricos no trajeto dos nervos. É nessa primeira análise que é detectada a lesão do nervo mediano em punhos (síndrome do túnel do carpo).

Como é a dor de LER?

A dor geralmente piora com o uso das mãos e braços, tornando as atividades diárias, como escrever, digitar, levantar objetos ou até mesmo segurar uma xícara, extremamente desafiadoras. A dor da LER pode ser persistente e interferir significativamente na qualidade de vida das pessoas afetadas.

Qual a diferença entre LER e DORT quais os principais sinais e sintomas?

Na hora de identificar e tratar, não há diferença entre LER e DORT. É preciso ficar atento a sintomas. Primeiramente, eles parecem normais, como dores nas mãos após passar o dia digitando. Ou mesmo torcicolo depois de longas horas de trabalho, em frente ao computador.

Artigo anterior
O que acontece se o cisto do pulso estourar?
Artigo seguinte
Como conseguir um empréstimo com nome sujo?